Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Gráfico

No description
by

Jé Souza

on 10 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Gráfico

Gráficos Representações Gráficas Os vários tipos de representação gráfica constituem numa ferramenta importante, pois facilitam a análise e a interpretação de um conjunto de dados.
Os gráficos estão presentes em diversos meios de comunicação (jornais, revistas, internet) e estão ligados aos mais variados assuntos do nosso cotidiano.
O recurso gráfico possibilita a elaboração de inúmeras ilustrações, tornando a leitura mais agradável.
Sua importância está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva. a) Simplicidade: o gráfico deve conter apenas informações necessárias , traços desnecessários podem fazer com que o observador tenha uma análise errada;

b) Clareza: o gráfico deve possibilitar uma interpretação correta dos valores representativos;

c.)Veracidade: o gráfico deve expressar a verdade sobre o fenômeno em estudo, ou seja, cálculos devem coincidir com as marcações. * Aspectos básicos •Gráfico de Barras O gráfico de barras (ou de colunas) é utilizado, em geral, para representar dados de uma tabela de frequências associadas a uma variável qualitativa. Nesse tipo de gráfico, cada barra retangular representa a frequência ou a frequência relativa da respectiva opção da variável.
Veja a seguir um exemplo de gráfico de barras: Desmatamento na Amazônia cresce 3,8%

Em 28/11, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informou que o desmatamento na região da Amazônia, medido entre agosto de 2007 e julho de 2008, foi de 11.968 km, de acordo com o resultado do Projeto de monitoramento na Amazônia Legal (Prodes). A taxa 2007-2008 é 3,8% maior que o desmatamento medido no período anterior. O gráfico de linhas (ou de segmentos) é utilizado, em geral, para representar a evolução dos valores de uma variável no decorrer do tempo.
Veja alguns exemplos de gráficos de linhas a seguir: •Gráfico de Linhas •Gráfico de Setores O gráfico de setores, também conhecido como “gráfico de pizza”, é utilizado, em geral, para representar partes de um todo.
Veja a seguir uma tabela e um gráfico de setores indicando os setores que produzem os gases que intensificam o efeito estufa. •Gráfico Histograma As frequências absolutas e as relativas de dados agrupados em intervalos de classes podem ser representadas por meio de um tipo de gráfico denominado histograma, o qual é composto de retângulos justapostos cujas bases são apoiadas em um eixo horizontal. Observe a seguinte situação: Em um concurso público realizado pela prefeitura de certo município, 200 candidatos foram submetidos a uma prova escrita. A distribuição de frequências segundo as notas obtidas pelos candidatos está representada na tabela. Veja a seguir um histograma referente à frequência absoluta e outro referente à frequência relativa. •Gráfico Pictograma A fim de tornar os gráficos mais atraentes, os meios de comunicação, como revistas, jornais, entre outros, costumam ilustrá-los com imagens relacionadas ao contexto do qual as informações fazem parte. Essa forma de representação é denominada pictograma ou gráfico pictórico.
Nesse tipo de representação, assim como nos gráficos tradicionais, as dimensões das imagens devem ser proporcionais aos dados apresentados.
Veja alguns exemplos de gráficos pictóricos: FUNÇÃO DE 1º GRAU Toda função definida por f(x) = ax + b (com a e b pertencentes aos reais) é considerada uma função do 1º grau e possui representação gráfica no plano cartesiano.
O gráfico de uma função do 1º grau é uma reta podendo ser crescente ou decrescente. Exemplo: Construa uma tabela com duas colunas, na primeira coloque valores de x (domínio) e na segunda os valores de f(x) (imagem da função). Marque no plano cartesiano os pares ordenados (x,y), depois trace a reta da função. Traçando o gráfico de uma função do 1º grau crescente. (a > 0) Traçando o gráfico de uma função do 1º grau decrescente. (a < 0) Alunas Andressa Freitas
Jéssica Souza
Luciane Fernandes
Full transcript