Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Identidade Visual - TGI

Trabalho sobre Identidade Visual, terceiro capitulo do TGI
by

Erika Leme

on 10 May 2010

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Identidade Visual - TGI

Identidade Visual - Terceiro capítulo do TGI Erika Leme
RA:5077831
DESIGN GRÁFICO Desde o inicio dos tempos, existiu a necessidade de o individuo expressar a sua individualidade através da sua identidade. Exprimindo a sua personalidade, o orgulho, a fidelidade e a sua família. Assim surgiram sinais e símbolos que identificavam seus pertences, distinguindo determinado grupo ou família. identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que identificam e diferenciam um elemento visual dos demais. Elementos gráficos esses que irão formar a personalidade de um nome, idéia, produto ou serviço; que tem como dever informar e estabelecer um nível de comunicação com aqueles que o vêem. Possui quatro funções importantes:

Identifica: através da atração visual pela associação entre a marca e o consumidor.
Diferencia: possibilita a diferenciação da concorrência, permitindo a facilitação da localização da marca no momento da compra.
Associa: é o carimbo da marca no produto, associa a relação do produto a marca.
Reforça: reforça a imagem da empresa em relação a concorrência perante o consumidor Através dos melhores sistemas de identidade visual, as marcas são autênticas, memoráveis, significativas, diferenciadas, sustentáveis, flexíveis e agregam valores. Além disso, o seu reconhecimento é imediato.
simbolos O símbolo é aquilo que representa alguma coisa. É um conteúdo concreto apreendido pelos sentidos, pela imaginação, pela memória e pelo pensamento. Em outras palavras, podemos dizer que símbolo é a forma ou semelhança que nos traz a lembrança do objeto representado. Possibilita a lembrança através dos sentidos e da imaginação com a utilização de linguagens visuais como: cores, linhas, formas, texturas, brilho, volumes, movimento, etc.
Na identidade visual, o símbolo é um sinal gráfico que facilita a identificação de um nome, idéia, produto ou serviço. Também é conhecido como signo.
Assim, os símbolos são classificados como tipográficos ou fonogramas, figurativos, abstratos e ideogramas.
Os tipográficos ou fonogramas são aqueles que derivam das inicias do nome da instituição representada. Se distiguindo logotipo por representar apenas uma letra ou se as inicias representadas não denominam a empresa.
Os símbolos figurativos são aqueles definidos por ícones, ou seja desenhos que são fiéis ao que pretendem representar.
Ao contrário dos figurativos, os abstratos não representam nada a primeira vista, mas os seus significados devem ser aprendidos. Para serem memorizados deve-se ter um sistema de veiculação permanente junto ao seu publico alvo.
Ideograma é um tipo de símbolo baseado em idéias ou conceitos. São desenhos que transmitem a idéia desejada mesmo na tendo nada da aparência do produto ou serviço prestado pela empresa.
LOGOTIPO Do grego, logos significa palavra falada ou discurso. Na tipografia, logo é um conjunto de signos tipográficos em um bloco indissociável, e do termo type, do inglês é o conjunto de caracteres tipográficos.
O objetivo do logotipo é que ele possa ser lido, representando ao mesmo tempo, os fonemas pelos quais a instituição é referida.
Logotipo é uma representação pictórica, parte da marca que não pode ser vocalizada. É toda forma de expressão seja gráfica, tipográfica, plástica ou áudio visual, que pode servir de suporte para a construção de um logo. Pode ser um número, um símbolo, uma palavra ou grupo de palavras, uma arquitetura, uma cor, etc. Assim eles podem ser classificados em:

Existentes: onde a identidade é posição dos caracteres ou a singularidade da família escolhida.
Modificadas: onde os caracteres ou um deles é desenhado para dar singularidade ao logotipo.
Desenhados: onde os caracteres são todos desenhados, há maior singularidade não impedindo o reconhecimento de cada carácter possibilitando a legibilidade requerida.
E os principais critérios de qualidade de um logo são:

Originalidade para se distinguir
Capacidade, reconhecimento e memorização
Flexibilidade e versatilidade para se reproduzir em qualquer meio
Coerência com o discurso global da organização
Encarnação da imagem na empresa
Resistência a fragmentação

O logotipo, por tanto deve apresentar relevância cultural, conexão entre o referente e o publico e impacto social.
MARCAS A origem da marca esta vinculada a identidade, autoria, distintividade e propriedade. Muito antes da escrita, os homens eram identificados por seu nomes. Para identificação de seus pertences, criaram as assinaturas. Marcavam seus produtos para facilitar a identificação.
Para se avaliar o valor de uma marca, deve-se considerar quatro qualidades principais:

Diferenciação, a percepção de inovação ou qualidades únicas de uma marca;
Relevância, a importância atribuída à marca;
Estima, o nível de relação afetiva entre consumidores e a marca;
Conhecimento, conhecer a marca profundamente.
Marcas que podem ser:

De Produtos ou Serviços;
De Certificação;
Coletivas;
Figurativas;
Nominativas;
Mistas;
Tridimensionais.
Para a constituição lógica fundamental da forma da marca, que envolve a
construção de um sistema de representação, através do estabelecimento de uma relação de valores, é criado então, um sistema de visibilidade capaz de concentrar o conteúdo simbólico da marca, onde o princípio da legitimidade está dentro de uma gestalt simples e fácil de se memorizar, o sistema de Identidade Visual. A matriz de instrumentos de comunicação e identificação para a marca. É o suporte pelo qual se constrói a marca, dá direção, propósito e significado a marca; e por meio dos seus símbolos, transmite um sentido, um conceito.
Full transcript