Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Mesclando cultura e ideologia

No description
by

Alielson Santos

on 19 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Mesclando cultura e ideologia

Imagem
Imagem
O mundo sem diferenças está presente na televisão, mostrando o que acontece com outros povos principalmente o que acontece de ruim, mas nunca com a gente, e que não é preciso melhorar o que está acontecendo com os outros.
Os meios de comunicação e a vida cotidiana
Dominação e controle
O poder coercitivo e policial, utiliza a persuasão, o consenso, que é desenvolvido a serviço mediante um sistema de idéias muito bem elaboradas por intelectuais a serviço do poder, para conversar a maioria das pessoas. E também os modos de transmitir e expandir o controle sobre determinado região com os meios de comunicação.
RESSUMO
Vivemos num mundo de comunicações, uma realidade que faz parte da nossa vida desde pequenos: cotidiamente, entre outras atividades, vemos televisão, fazemos pesquisas na internet, contatamos amigos por e-mail, etc. Estamos mergulhados tanto na cultura como na ideologia.
Mesclando cultura e ideologia
O pensador italiano Antonio Gramsci analisa essa questão com base no conceito de hegemonia, que se entende o processo pelo qual uma classe dominante consegue fazer que o seu projeto seja aceito pelos dominados, desarticulando a visão de mundo autônoma de cada grupo potencialmente adversário.

Já que sempre foi assim. Giovanni Sartori, escreveu um livro, preocupado com o que a ação da televisão em termos culturais destacando o fato de que a evolução se deu quando aprenderam a escrever ao invés de só falar.
O surgimento da imprensa permitiu maior amplitude da cultura escrita. No Século XX apareceu o cinema, e com isso destacando ainda mais a preocupação com a televisão. “As imagens contam mais do que as palavras Nisso o indivíduo volta à sua condição animal”.
Para Sartori, a televisão, além de um meio de comunicação, é um elemento que participa da formação das pessoas, antes mesmo de aprenderem a ler e escrever, já passam horas em frente a televisão, assim dando uma centralização na capacidade de ver.
Já o sociólogo Pierre Bourdieu desenvolveu o conceito de violência simbólica para identificar formas culturais que impõem e fazem que aceitemos como normal, como verdade que existiu e não pode ser questionada.
Nos mais diversos filmes de ação, somos tranquilizados com a promessa de que o vilão terá um castigo merecido. Dessa forma, sentimos integrados numa sociedade imaginária, sem conflitos e sem desigualdade.
Está tudo dominado?
Segundo Water Benjamin a resposta é não, ele assume que o sistema capitalista utiliza os meios de comunicação, mas a população não fica o dia inteiro em frente a TV.
Temos uma vida social, vamos aos trabalho, escola, nos relacionamos com amigos. Com essas relações sociais existem trocas de informações e opiniões de outras fontes.
Com isso, as pessoas desenvolvem um sentido crítico e passam a formular suas próprias opiniões ao invés de receberem já formuladas.
Por isso a escola é importante a escola na formação do ser humano, pois faz ele criticar e ver de outra forma o mundo no qual ele vive, criando assim uma contra hegemonia e valorizando a ideologia de cada um.
Imagem
O universo da internet
A internet originou-se na década de 60, de um projeto militar dos E.U.A, no qual foi criado em caso de guerra pudesse haver várias fontes de informações, caso uma ou outra fosse destruída.
Atualmente a internet é um dos meios de comunicações mais utilizados, onde se encontra diversas informações, entretenimento, entre outras coisas, podendo até tornar nossa comunicação mais rápida e infelizmente mais pobre.
Essa tecnologia obtem tanta informação que a mente humana não seria capaz de absorver tudo, mas se o indivíduo souber utiliza-la poderá obter excelentes informações e bons conhecimentos.
Imagem
Video...
Escola:
Turma:
FAETEC de Santa Cruz\ ETESC
1201
Nomes:
Ana Beatriz Coelho
João Victor Motta
Julia Vieira
Larissa Farias
Luan Bernardo
Marcus Paulo
Full transcript