Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

J.R DURAN

No description
by

João Medeiros

on 31 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of J.R DURAN

J.R DURAN
VIDA
O fotógrafo J.R Duran que tem verdadeiro nome de Josep Ruaix Duran, é brasileiro, porém nasceu na Espanha em Barcelona dia 22 de Julho de 1952 . Esta no Brasil desde 1970 e em 1979 abriu seu primeiro estúdio montado em São Paulo. Em São Paulo J.R Duran estudou na Faculdade de Comunicação Anhembi, antes de trabalhar como assistente de vários fotógrafos na década de setenta.
Entre os anos de 1989 e 1994 morou em Nova York onde conseguiu aumentar seus clientes no mercado europeu e também norte-americano. No ano de 1995 retornou ao Brasil, e voltou a morar em São Paulo onde passou a dirigir comerciais para a televisão.

Artistas com quem já trabalhou:
Carreira na Playboy
O fotógrafo J.R. Duran, famoso por fotografar famosas em ensaios para a "Playboy", revelou já ter ficado excitado durante sessão de fotos. "Sim, sou homem", disse Duran em entrevista ao programa "Gabi Quase Proibida”. O fotógrafo relembrou ainda que quando iniciou na carreira, fotografar nus não era tido como sério. "Achei que se eu fizesse direito poderia ser", explicou. Dentre os burburinhos que agitam os bastidores do ensaio, ele chegou a afirmar que já aconteceu de não ter vontade de fotografar uma modelo e o que "sexy" não está "no peito caído ou levantado".
Onde trabalhou
J.R Duran começou a fotografar no Brasil para revistas em 1979, começando pela Elle Brasil e Vogue. Passou a trabalhar em agências de publicidade, para clientes como Johnson & Johnson, General Motors, Volkswagen, Souza Cruz, British American Tobacco, entre outras. Quando se mudou para os EUA, fotografou para as revistas Harper's Bazaar USA, Elle (edições francesa, inglesa, italiana e espanhola), Mademoiselle, Glamour, Tatler, Vogue (alemã) De volta ao Brasil, realizou fotos para campanhas publicitarias da Intelig, cigarro Charm, cerveja Kaiser, Embratel, Telesp, Banco do Brasil, cigarro Free, Antarctica, Martini, Motorola, Lojas Riachuelo, Credicard, Hering, Banco, Banco do Brasil, Banco Itaú, Telefônica, Sadia, McCafé.
Equipamentos
Alinne Moraes
Marina Ruy Barbosa
Meyrielle Abrantes
Adriane Galisteu
Ísis Valverde
Leandra Leal
Karolina Kurkova
Cássia Ávila
Até julho de 1978 a revista playboy, tinha o nome de “homem”, e em nesta data o nome ‘homem” foi trocado por “playboy”. J.R. Duran fotografou muitas modelos, entre elas estão Betty Faria (1978), Darine Stern (1979), Simone Carvalho (1980), Vera Fischer (1982), Christiane Torloni (1983), Cláudia Raia (1984), Luiza Brunet (1986), Mara Maravilha (1990), Adriane Galisteu (1995),
J.R. Duran fotografa somente com uma Pentax 6x7, grande e pesada. Ele possuí quatro exemplares dela. Durante uma viagem para a Etiópia, Duran levou somente sua Pentax. Com essa viagem, ele fez um livro com todas as fotos feitas.
Todos seus trabalhos foram realizados com ela. Em uma entrevista, Duran disse que gosta da 6x7 por ser uma de médio formato, o que o possibilita a fazer fotos de modo mais fixo ou como snapshot, algo que segundo ele, não é possível ser feito em outros formatos.
Duran também completa a entrevista dizendo que não gosta de usar filtros, ele simplesmente mede luz, ajusta a câmera, e fotografa.
Duran possui mais de 10 tipos de lentes, que variam de 55mm a 400mm.


Além de fotografo J R Duran também é escritor, autor de vários títulos como, por exemplo: Cadernos de Viagem, que ele descreve os lugares por onde passou os quartos nos quais se hospedou, com anotações e ilustrações.
Esse é um dos títulos publicados por ele, existem outros como Cadernos Etíopes, em que o autor explora o país Africano, destacando o que chamou atenção dele ne sse país estrangeiro, composto por 84 fotos em preto e branco, além de desvendar a cultura exótica do país, mostrando as tribos da Etiópia, e seus costumes, como os mestres na body painting, os Karo, ou os rituais dos Hamar, entre outros.
O fotografo escritor escreveu além de livros que contam .

Livros
Full transcript