Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Planejamento Fiat 500

description
by

Felipe Schuvartt

on 19 November 2009

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Planejamento Fiat 500

Planejamento de mídia
índice segmento Mercado Concorrência Produto Target Objetivos de MKT e Comunicação Verba e flight Objetivos de Mídia Estratégias e táticas de mídia Cronograma Comunicação Social - Publicidade e Propaganda Depois de passar por um susto na segunda metade de 2008, quando as vendas despencaram e as montadoras acumulavam estoques,o mercado automobilística nacional está crescendo cada vez mais. O mercado de automóveis continua batendo recordes, apesar da diminuição do desconto dado sobre o IPI. Faltando um dia para o fechamento do mês de outubro , a indústria já havia vendido 278 523 unidades. Só no ultimo dia do mês de outubro foram 18 400 veículos, o que mostra que no mês fechado devem ser vendidos cerca de 300 000 carros comerciais leves e caminhões. Em setembro foram vendidas 308 713 unidades. O resultado é 14% melhor do que o de outubro de 2007 e 16,5% melhor do que o mesmo mês do ano passado, já afetado pela crise mundial.
A Fiat manteve a liderança nas vendas com 23,2% de participação. Volkswagen segue em segundo, com 21,3%, General Motors com 18,5% é a terceira e a Ford aparece em quarto com 10,2%.
Junto com a Índia, China e Rússia, o Brasil é considerado um dos mercados com maior taxa de crescimento e por isso ocupa no momento o sexto lugar entre os mercados mundiais. Para o segundo semestre foi previsto um leve calo no crescimento e as estimativas contam um total de 3 milhões de carros (+24% a respeito 2008) no final desse ano. A tendência do mercado é priorizar veículos mais econômicos e menos agressivos ao meio ambiente. Os carros que ganharão espaço nos próximos anos devem ser econômicos em termos de combustível, ter durabilidade, poder rodar com biocombustíveis no nosso caso o etanol. A Fiat se apresenta no Brasil como líder no mercado automobilístico, e atualmente possui cerca de 25 por cento de market share.Com um total de 58.226 veículos registrados em abril, a Fiat Automóveis foi mais uma vez líder no mercado brasileiro, ampliando sua vantagem no acumulado de vendas do ano. A participação da Fiat no mercado de automóveis e veículos comerciais leves correspondeu a 25,9% em abril.
No acumulado de vendas em 2009, a vantagem da Fiat subiu para mais de 6,5 mil veículos, com um total de 210.987 unidades, ou 24,3% do mercado sobre a segunda colocada, a Volkswagen que segue em segundo, com 21,3%.
No momento a economia brasileira tem refletido diretamente no mercado de carros de luxo, conhecido como "premium". No primeiro bimestre deste ano as vendas das 4 marcas mais representativas do segmento Aldi, BMW,Mercedes Benz e VOLVO cresceram 31 % na comparação com os dois primeiros meses de 2008. O Fiat 500 chega ao Brasil para disputar um seleto mercado que escolhe o carro muito mais pelo que ele representa do que pelo custo-benefício.
500 marca o retorno da Fiat ao segmento de alto luxo. Em termos de valores, o sub compacto vale o quanto pesa. Ou seja, apesar de ser um veículo mínimo, ele traz todos os itens de segurança, conforto e conveniência contidos nos sedãs mais sofisticados. Sua performance não empolga, mas, em tempos de sustentabilidade, ele é econômico o bastante para ser considerado politicamente correto.
“homens e mulheres com mais de 30 anos, das classes A e B, que buscam status e exclusividade." “trata-se, obviamente, de um veículo de imagem, que não terá os mesmos volumes de “nossos compactos”, ou seja, um carro para um publico de alto poder aquisitivo, que deseja um carro design. ESTIMATIVA: espera-se que a venda em Belo Horizonte atinja a meta de vendas com 15 unidades por mês. Verba e período
•Delimitação dos mercados a serem atingidos:
Campanha será veiculada somente em Belo Horizonte
•Definição do período de tempo que a campanha será veiculada:
Período de 45 dias
•Verba necessária
500 mil reais.
O objetivo da comunicação é apresentar o Fiat 500 ao cliente propondo o conceito de carro retro com design sofisticado com um toque de personalização, apresentando os atributos do carro e valorizando os seus benefícios. televisão, internet, cinema, jornal, front light, rádio, mídia out of home e ação promocional de acordo com a classe AB de Belo Horizonte. •TELEVISÃO
É meio com maior penetração em qualquer faixa etária, sexo ou classe social;
Permite a segmentação do sinal, por regiões econômicas ou geográficas;
É o principal meio de venda de produtos e serviços no Brasil;

Emissora: Rede Globo, por se tratar da maior emissora de canal aberto.
Programa: Auto Esporte, veiculado nas manhã dos domingos, contém um conteúdo exclusivo sobre automóveis e possui uma grande cobertura do nosso público.

Jornal MGTV 2º Edição, veiculado de segunda à sábado o jornal possui uma grande audiência na região de Belo Horizonte. Período de veiculação: 15/11 a 27/12.
•CINEMA
Grande Impactação;
Fidelidade de Público;
Permite a segmentação de público, através da determinação dos filmes/salas
É um dos meios com maior retenção de mensagem;
É um meio altamente formador de opinião;

Escolhemos os principais cinemas de Belo Horizonte, nos shoppings freqüentados por pessoas de maior poder aquisitivo, Diamond Mall, Bh Shopping. Período de veiculação: 15/11 a 28/11 e 06/12 a 19/12
•INTERNET
É interativo: permite uma comunicação personalizada para os produtos;
É moderna e dinâmica: agrega valor às marcas junto aos consumidores;
Estimula a fidelidade dos clientes às marcas;
É utilizada como gerenciadora do relacionamento dos clientes com a empresa;
Tem grande penetração no público de maior poder aquisitivo;
Criação do pré-hotsite em teasing e lançamento hotsite com principais informações do carro. •JORNAL
Seletividade e segmentação
Credibilidade: devido ao seu papel informativo, o leitor acredita no que está escrito no jornal;
Cardenização: a divisão do jornal em cadernos ajuda muito na segmentação;

Escolhemos o Estado de Minas,pela grande influência e credibilidade do jornal em Belo Horizonte e por atingir o público da classe AB. Período de veiculação: 15/11 a 27/12 no caderno de veículos.
•RÁDIO
Audiência Seletiva: através da estratificação das audiências conseguimos sempre definir públicos prioritários;
Fonte de entretenimento: é um meio de diversão que podemos ter a mão a qualquer hora;
Impacto: a sonoplastia dos comerciais é uma importante fonte de impactação;
Tem um custo baixo, permitindo freqüência de exposição elevada;

Optamos pelas rádios CBN (16/11 a 28/12), Guarani FM (16/11 a 29/12) e Alvorada FM (16/11 a 29/12), ambas por acreditarmos serem ouvidas por pessoas mais velhas e bem sucedidas financeiramente.
•MÍDIA EXTERIOR
Excelentes para conceituação de marcas e produtos;
Permite uma grande adequação ao produto anunciado;
Permitem uma extrema segmentação da mensagem;
Apresentam grande impacto visual;

Optamos por duas formas diferentes: Front Light e Mídia Out of Home.
Front Light: próximo ao aeroporto de Confins, onde existe grande fluxo pessoas com o perfil desejado pelo campanha. Período de veiculação: 30/11 a 29/12
Optamos por duas formas diferentes: Front Light e Mídia Out of Home.
Front Light: próximo ao aeroporto de Confins, onde existe grande fluxo pessoas com o perfil desejado pelo campanha. Período de veiculação: 30/11 a 29/12
Mídia Out of Home:escolhemos essa mídia por se localizar em alguns dos principais edifícios de Belo Horizonte e possui aproximadamente 100% de atenção dos usuários de elevadores por estarem num período de espera forçada. Além disso serão colocados nestes edifícios um carro disponível para test drive e informação extra que será veiculado nos monitores. Edifícios escolhidos: Asteca, Tiradentes Tower e Amadeus.
Período de veiculação: 16/11 a 29/12
É hora de abrir o avi pra galera! Bárbara Brito
Fabiana Freitas
Felipe Souza
Gabriela Merley
Kenia Roberta
Marina Parreiras

obrigado! A festa de lançamento do 500 ocorrerá no dia 04/12 no Clube do Automóvel, em BH. Serão convidados cerca de 500 pessoas entre jornalistas, donos de revendedoras, publicitários, estilistas e colecionadores de automóveis, selecionados pela assessoria de imprensa.
O evento seguirá o estilo prêt-à-porter/vernisage, para demonstrar o estilo retrô e sofisticado do 500.
Na festa serão distribuídos press kits para os convidados com informações relevantes sobre o carro.
Disponibilizaremos vários carros para demonstração e também para test drive na Av. Afonso Pena e Praça da Liberdade.
Convidaremos o repórter Felipe Andreolli, do CQC, para cobrir o evento.
Distribuição de custos •REVISTA
Grande vida útil da mensagem;
Baixo índice de dispersão da mensagem por ser um veículo que o leitor possui grande interesse;
Reprodução fiel das cores garante a impactação do meio;
Atinge um público altamente selecionado e de grande poder aquisitivo.
Escolhemos a revista Viver Brasil por impactar mais BH, economizando verba e atingindo o público correto. Além disso, a revista Viver atinge um público satisfatório de adultos maiores de 30 anos de classe A e B.
Período de veiculação: do último período de novembro de 2009 ao primeiro período do mês de dezembro de 2009.
•AÇÃO PROMOCIONAL EM SHOPPING

Serão colocados nos principais Shoppings de BH, que cobrem nosso público alvo, carros para demonstração do produto
Os Shoppings escolhidos foram Diamond Mall, BH Shopping, Pátio Savassi.
Obs: Neste caso incluímos o Pátio Savassi, apesar de não ser um representante de peso do público acima de 30 anos, pelo custo ser relativamente baixo e por alcançarmos parte do nosso público.
Período: de 06/12 a 26/12, sendo 21 de exposição em cada Shopping
Full transcript