Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ORIGEM DAS ARTES VISUAIS

No description
by

Altemar Solon

on 24 August 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ORIGEM DAS ARTES VISUAIS

ORIGEM DAS ARTES VISUAIS
Desde a pré-história já se percebe o uso de técnicas bidimensionais e tridimensionais, comuns até hoje, e diferentes formas de usar os elementos visuais, que geram efeitos diversos.
O que as imagens possuem em comum e o que as diferenciam? Como os elementos visuais foram usados e como isto influencia na percepção das imagens?
Nas pinturas rupestres, as cores eram conseguidas com o uso de pigmentos naturais. Em cada lugar as pinturas apresentam o uso de materiais diferentes, disponíveis no ambiente.
Em Altamira, na Espanha, a cor preta era conseguida com o uso de carvão, e os tons avermelhados e amarelados eram feitos com uso de pó de óxido de ferro, puro ou misturado em água. Também eram usados para tingir as vestimentas. A caverna de Altamira foi o primeiro conjunto pré-histórico de grandes dimensões a ser descoberto, em 1878.
Muitas vezes, as saliências das paredes das cavernas eram aproveitadas para dar volume às figuras, ou seja, impressão de tridimensionalidade.
Também é comum a presença de gravuras.
Enquanto a pintura é feita com o uso de algum pigmento sobre a superfície, a gravura é feita por meio de incisões, entalhes nas rochas, que criam relevos.
Observe a imagem.

- Como você acha que essa imagem foi feita?

-Procure descrevê-la. Que significado você acha que esta imagem poderia ter?
As imagens conhecidas da pré-história representam, em sua maioria, animais. Acredita-se que eles eram admirados e respeitados por possuirem atributos que o ser humano não possui. Além disso, a caça era uma fonte importante de alimento e recursos materias para a sobrevivência: pele, ossos e chifres eram utilizados.
O animal possivelmente era visto como fundamental para a manutenção da existência humana. Assim, acredita-se que o ser humano associava-se de forma ritualística aos animais e espíritos da natureza. Servindo de adoração e como parte de rituais para garantir a caça.
As divindades poderiam assumir a forma de animais e os xamãs podiam buscar nos espíritos dos animais, orientação e atributos considerados importantes como força, agilidade e coragem.
Essa é a escultura zoomorfa mais antiga conhecida e uma das esculturas mais antigas em geral. Encontrada em uma caverna da Alemanha e é datada de aproximadamente de 40 mil anos e é feita de marfim de mamute, animal já extinto.
As imagens tridimensionais da pré-história existem em menor quantidade que as bidimensionais, provavelmente por terem se perdido ou quebrado com o tempo, sendo as mais antigas feitas em osso e pedra.
Existem duas formas de imagens de imagens tridimensionais, a escultura e a modelagem.

Pequenas esculturas femininas são comuns no Paleolítico Superior, encontradas em diversas regiões, em número muito maior que as representações masculinas.
Vênus Lespugue (21000 a.C)
França.
Vênus de Willendorf (24000 a.C)
Áustria.
Vênus de Savignano (20000 a 25000 a.C)
Itália.
Vênus de Hohle Fels (35000 a 40000a.C)
Alemanha.
Que significados você acha poderiam ser atribuídos à ideia de feminino?
Vênus de Dolní Věstonice (25000 a 29000 a.C)
República Tcheca
Essas imagens são chamadas de Vênus numa associação anacrônica com a deusa da beleza, da sexualidade e do amor romana da antiguidade, por acreditar que representam algum tipo de divindade feminina, para a época.
Embora existam representações com formas esbeltas, muitas são representadas com formas grandes e arredondadas, com seios, ventre e nádegas bastante salientes.
A ideia mais aceita é que essas formas simbolizavam a ideia de sexualidade e fertilidade, por ser uma mulher generosa e nutridora da vida, acreditando-se que essas sociedades eram matriarcais.
Existe também a associação de possíveis cultos a divindades femininas com os mitos da Deusa Mãe ou Mãe Terra, personificação da Terra enquanto geradora da vida e da natureza, comum em várias culturas.
ATIVIDADE PRÁTICA INDIVIDUAL (EXTRA)
A atividade prática está orientada na página 51 do livro de Artes (Arte em interação).
Consta da criação de uma escultura através de uma barra de sabão, sendo representada com características humanas e animais.

Data máxima de entrega: 4 de setembro de 2015
Pontuação: 2,0 (dois) pontos extras.
Full transcript