Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Caminhada

No description
by

Rafael Zanellato

on 24 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Caminhada

Companheiro
Aprendiz
Mestre
Esquadro
Pedra bruta
Martelo Pontiagudo
Régua Graduada
Teorema de Pitágoras
Nível
Prumo
Pedra Polida
Trolha
Portas
Nuvens
Tijolos
Friedrich Ludwig Schröder
1782
A idéia de um novo ritual surgiu no Congresso de Wilhelmsbad em 1782, quando se procurou eliminar muitas futilidades, erros e dúvidas decorrentes do conteúdo do ritual em uso.

Por isto, no ano de 1783, foi constituída uma Comissão para reerguer a Maçonaria Inglesa original. Em 1788, Friedrich Ludwig Schröder foi convidado para integrar esta comissão. Ele iniciou reunindo os rituais antigos.
1790
Como na Inglaterra não existiam rituais escritos, foi solicitado ao Irmão August von Gräfe para que, de memória, escrevesse os seus textos.

Em agosto de 1790, uma comissão de doze Irmãos, entre os quais figurava Schröder, reuniu todos os usos e costumes em vigor.

Um ano após o novo ritual foi apresentado ao Irmão Von Exter, que ocupava o cargo de Grão-Mestre Provincial.
1801
Como o Irmão Von Exter tinha idéia própria sobre o ritual, o que foi apresentado em 1791 não correspondeu a sua opinião e por isto não foi levado em consideração.

Em abril de 1799, faleceu o Irmão Von Exter, ficando então livre o caminho para introdução de um novo ritual, que aconteceu no Congresso de Hamburgo em 1801.
1816
Por 15 anos Schröder se dedicou ao aperfeiçoamento do novo ritual e a sua expansão pelos povos de língua alemã. Após, incessantes trabalhos foi feita no outono de 1816 a sua redação final.
08 de outubro de 1816
Em 08 de Outubro de 1816, o Grão-Mestre sucessor de Schröder, informou através de Carta à Londres que “Schröder considerava a Constituição Inglesa e o velho Ritual Inglês, como as únicas fontes das finalidades e da essência da Maçonaria, e conscientizou as Lojas da Jurisdição da Grande Loja de Hamburgo e muitas outras sobre este entendimento, levando-as, em 1801, a adotarem o velho Ritual”.
1853
Em 1853, após estudos e revisão do Ir. Grapengießer, Grão-Mestre Adjunto, a Grande Loja de Hamburgo liberou este ritual para uso oficial.

Estes rituais estiveram em uso até 1933, quando a Maçonaria adormeceu na Alemanha.
1960
Em 1960, a Comissão Ritualística da Loja Absalom, atendendo a solicitação da Grande Loja, revisou o ritual, surgindo assim uma nova edição.

Também em 1992, a Comissão de Ritualística da Grande Loja dos Maçons Antigos, Livres e Aceitos, apresentou uma nova edição que não foi aceita pela maioria das Lojas
2005
Em 2005 aconteceu a aprovação de uma nova edição com o objetivo de solucionar as diferenças existentes.

Este ritual serviu de base para a Comissão do Colégio de Estudos do Rito Schröder elaborar este que está sendo apresentado, por se adaptar aos que estão em uso na grande maioria das Lojas brasileiras e, por manter a tradição do uso do ritual adotado pela Grande Loja de Hamburgo.

Na tradução e compilação deste ritual, procurou-se manter dentro do pensamento de Friedrich Ludwig Schröder, que no início do Século XIX trouxe à Maçonaria este novo caminho para a perfeição humana.
Full transcript