Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

No description
by

Ana Beatriz Costa

on 13 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Pré - História
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Período da caça
Desde a pré-história os seres humanos já treinavam suas habilidades.
A caça e a pesca eram aprendidas e repassadas aos mais novos e se desenvolviam como forma de manter a sobrevivência
EVOLUÇÃO MANUAL
Finalidade de capacitar a mão-de-obra e era o meio utilizado pelos antigos artesãos para passar seus conhecimentos para os aprendizes. A partir da Revolução Industrial o treinamento transformou-se em um meio de adaptação, dos operários para a utilização de máquinas para a produção em massa, isso se comprova, pois o treinamento passa a ser necessário para o desenvolvimento de tarefas mais especializadas.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Com a maquino fatura, a divisão do trabalho funcionava na base do parcelamento de tarefas, da fragmentação de operações. Não se precisava mais de trabalhadores altamente qualificados, por esse motivo apenas um treinamento rápido capacitava um substituto a ocupar um posto de trabalho. Nesta época os treinamentos eram mais específicos em áreas Técnicas. Hoje os treinamentos em áreas comportamentais são mais abrangentes.

Treinamento x Recursos Humanos

A partir 1880 destacou-se dos demais produtos de RH nas organizações. Tal crescimento favoreceu a sistematização garantindo a diminuição dos erros operacionais da mão de obra gerando condições para conseguir o perfil ocupacional desejado.
A partir de 1930 o treinamento ganhou novo status como atividade administrativa ao se tornar parte integral da estratégia empresarial.

Treinamento nos dias de hoje

Hoje em dia T&D possui outro foco e deixaram de ser apenas capacitação de mão de obra e assumiram papel fundamental na busca de vantagens competitivas. Entendemos que desevolver pessoas tem um papel crucial nesse sentido, pela própria natureza de crescimento, uma vez que nossas pessoas contribuíam para eficiência do serviço e podem impulsionar a empresa.

TREINAMENTOS MOTIVACIONAIS
Os Treinamentos Motivacionais surgiram a partir da necessidade das pessoas inseridas no mercado de trabalho se conscientizarem que ou mudam de comportamento ou não conseguirão acompanhar as mudanças do mundo globalizado e competitivo.
Também vem sendo uma saída muito procurada por empresas que buscam melhorar o ambiente de trabalho. A ideia é estimular o crescimento do potencial humano, visando à melhoria de todo o rendimento da equipe. Para esse fim, o processo de coaching se encaixa perfeitamente.
FINALIZAÇÃO
A conclusão do grupo, que todo desenvolvimento de uma atividade tem um histórico de treinamento, para se desenvolver e que cada dia que se passa aumenta a necessidade de treinamento com o aumento de capacitação de pessoas.

“Desenvolva as pessoas e elas desenvolverão a organização.”

(CHIAVENATO, 2009)

Este processo (de desenvolvimento das habilidades) passou por diversas transformações, à medida que o homem foi descobrindo novas técnicas para a sobrevivência e novos processos de transformações e manufatura. Num salto no tempo, vamos à época da administração taylorista, importante período de produção em série, cujas tarefas requerem um novo gerenciamento de recursos humanos a até a visão atual sobre a área de treinamento e desenvolvimento de pessoas
ANOS 50 E 60


Necessidade de treinamento
Desenvolvimento e ampliação de conhecimento (atualização)

ANOS 70
ANOS 80
A empresa sabe até onde pode ir e o que tem haver com ela

ANOS 90
Indispensável
ISO 10015
"A função desta Norma é fornecer diretrizes que possam auxiliar uma organização a identificar e analisar as necessidades de treinamento, projetar o treinamento, executar o treinamento, avaliar os resultados do treinamento, monitorar e melhorar o processo de treinamento, de modo a atingir seus objetivos Esta Norma enfatiza a contribuição do treinamento para a melhoria contínua e tem como objetivo ajudar as organizações a tornar seu treinamento um investimento mais eficiente e eficaz."

Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas
ABNT
Full transcript