Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

Este trabalho foi concebido no âmbito da disciplina de ciências no ano lectivo 2013/2014. Este trabalho fala sobre uma reserva natural portuguesa ao pé de Espanha.
by

Cláudia Chenque

on 4 June 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

Tejo Internacional
Atividades da Quercus no Tejo Internacional
Tejo Internacional
Tejo Internacional
Tejo Internacional
Levantamentos e monitorização de fauna, acções de divulgação e educação ambiental , recepção de grupos escolares e outros grupos informais, edição de publicações, criação de percursos e actividades práticas de conservação são algumas das actividades que decorrem em toda a região mas que têm especial ênfase nas áreas que gerimos.
trabalho de: Cláudiia Chenque Pimenta
8A N4
Ciências
Tejo Internacional
O Parque Natural do Tejo Internacional desenvolve-se a sul de Castelo Branco, durante uma extensão de várias dezenas de quilómetros de rio. Apresenta uma extraordinária riqueza botânica, com a presença de várias espécies naturais, assim como grande variedade de aves migratórias e de rapina, que encontram aqui reunidas excelentes condições de nidificação.
No total, foram identificadas nesta área cerca de 150 espécies de aves, 31 de mamíferos, 13 de anfíbios, 14 de répteis e inúmeras de insectos e peixes. Além da beleza e riqueza natural.
É o caso do abutre do Egipto, águia-cobreira, águia Bonelli, grifo e cegonha-negra, e também alguns mamíferos raros (lontra e geneta). O veado, o lobo, o javali, a águia e o falcão são outras espécies que podem ser observadas.
O Parque é também marcado pelos valores do património histórico e cultural, em que ressaltam os vestígios do neolítico e sepulturas romanas, assim como interessantes edificações da arquitectura popular perfeitamente integradas na envolvente paisagística.
Conhecer o Tejo Internacional
Desde meados dos anos oitenta que várioselementos da Quercus começaram a percorrer a área do rio Tejo Internacional em busca dos veados e das grandes aves de rapina que aqui ocorrem. Em 1987, a Quercus em conjunto com a sua congénere ADENEX da
A Quercus tem desenvolvido actividades diversas nesta região desde 1987, mantendo uma campanha constante que culminou com a criação no ano 2000 do Parque Natural do Tejo Internacional, que esperamos possa ser um ponto de partida para a preservação dos valores em presença neste região.
No território português, corresponde a uma faixa de aproximadamente 40 Km confinante com o rio Tejo, que serve aqui de fronteira física e administrativa entre os dois países ibéricos, vindo daí a designação de Tejo Internacional. Esta área integra os troços finais dos rios Erges e Ponsul e da ribeira do Aravil, as escarpas e encostas fluviais sobranceiras ao Tejo, assim como a zona planáltica circunvizinha mais ou menos acidentada.

Com efeito a Quercus possui quase 600 ha nesta região, parte dos quais na freguesia do Rosmaninhal no concelho de Idanha–a–Nova e outra parte correspondente ao Monte Barata, herdade localizada nas freguesias de Malpica do Tejo e Monforte da Beira no concelho de Castelo Branco.
Extremadura espanhola, lançou a campanha para a criação de uma zona protegida ao longo deste troço fronteiriço do rio Tejo. Treze anos depois, parte dessa área foi finalmente classificada como Parque Natural do Tejo Internacional. É esta região percorrida pelo Tejo ao entrar no território nacional que o convidamos a conhecer nas páginas que se seguem.
A área habitualmente designada por Tejo Internacional fica situada na província da Beira Baixa, distrito de Castelo Branco, no extremo Sul do concelho de Castelo Branco (freguesias de Malpica do Tejo e Monforte da Beira) e no extremo sul e leste do concelho de Idanha-a-Nova (freguesias do Rosmaninhal, Salvaterra do Extremo e Segura).
Ao longo dos anos, a Quercus adquiriu diversas parcelas de terreno num total que ronda os 600 ha, criou estruturas de acolhimento e dinamizou uma série de actividades ligadas à conservação da Natureza, à educação ambiental e ao turismo natureza, contribuindo por um lado para o melhor conhecimento e divulgação desta região raiana e por outro para que se preserve o seu rico património natural.
Full transcript