Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Modelagem 3D

No description
by

Maco Souza

on 3 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Modelagem 3D

Modelagem 3D
é o processo de desenvolvimento de uma representação matemática de qualquer superfície tridimensional de um objeto (seja inanimado ou vivo), através de software especializado. O produto é chamado de modelo tridimensional.
É basicamente a criação de formas, objetos, personagens, cenários. Para elaboração são utilizadas ferramentas computacionais avançadas e direcionadas para este tipo de tarefa. Existem diversos profissionais habilitados na área. Atualmente os programas mais utilizados são: SketchUp, 3ds Max, Blender, Cinema 4D, Maya, ZBrush, entre outros.
A modelagem em três dimensões conta com uma enorme variedade de ferramentas genéricas, permitindo uma comunicação mais fácil entre dois programas diferentes e usuários iguais, são as mais conhecidas: técnica por polígonos, técnica por vértices e técnica por bordas
Para a geração de modelagem tridimensional são necessários recursos de software e hardware adequados. O processo é usualmente dividido em três fases. Sendo que cada uma destas fases possui etapas mais específicas:

* Modelagem
Configuração do layout da cena
Mapeamento
* Iluminação
Geração de câmeras
Geração de cena
Renderização (still images)
* Animação
Prototipagem de produtos
3ds MAX
Zbrush
3ds Max (anteriormente conhecido como 3D Studio Max) é um programa de modelagem tridimensional que permite renderização de imagens e animações. Sendo usado em produção de filmes de animação, criação de personagens de jogos em 3D, vinhetas e comerciais para TV, maquetes eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.
Se o Photoshop é referência em tratamento e edição de imagens, o Zbrush é um dos grandes nomes na modelagem 3D em altíssima resolução. Com ele, é possível criar mundos que pareçam totalmente reais em um sistema de usabilidade simples, como poucos programas de modelagem conseguem.

O software já foi usado em games da Electronic Arts e grandes títulos do cinema, como “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, mas, ao contrário do que você possa pensar, o Zbrush não é um sistema que exige técnicas avançadas. O software trabalha com ferramentas descomplicadas, por isso ele é conhecido por ser direto e eficaz.
Level Design
O Level Designer é o profissional que projeta e desenvolve as fases e cenários do jogo, utilizando o trabalho de todos os outros envolvidos no processo de desenvolvimento (sons, modelos 3D, texturas, mecânicas, etc.), para traduzir em forma de jogo a experiência projetada pelo Game Designer.
O Level Designer pode ser considerado um artista e um cientista, pois ambos são observadores. A observação é a característica mais importante de um Level Designer, pois é daí que ele retira seu repertório principal de referências para o seu trabalho.
Como artista, ele trabalha com o Level Art, que nada mais é que a composição estética do cenário. Como um pintor, ele deve se preocupar com a composição, contraste e combinação de cores e das silhuetas dos modelos. Como músico, deve estar atento à trilha sonora e aos sons de efeitos, e como esses sons se mesclam entre si.
Enquanto cientista, logicamente, o Level Designer não precisa ser expert em nenhuma ciência aplicada específica, mas ele pode extrair conhecimentos muito uteis delas. Pode-se utilizar conceitos, mesmo que básicos, de astronomia, geologia, biologia, antropologia, sociologia e ate mesmo da psicologia, entre várias outras ciências, para usar como base para criar ambientes muito mais verossímeis e com um apelo muito maior e mais coeso para o jogador.

Esse é o papel do Level Designer: Unir Ciência e Arte em um ambiente coeso e divertido.
Full transcript