Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Teste de Torrance do pensamento criativo

No description
by

ALINE MACHADO DA SILVA

on 28 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Teste de Torrance do pensamento criativo

Teste de Torrance do pensamento criativo
É uma avaliação da criatividade que possibilita identificar o potencial do indivíduo de se expressar e exercer liderança nas mais diferentes áreas. As treze características avaliadas nos desenhos representam os elementos cognitivos e afetivos relacionados com a criatividade e revelam formas diversas de expressar o potencial criador.
Os Testes de Pensamento Criativo de Torrance são os instrumentos mais utilizados, em nível internacional, em suas formas figural e verbal, para a descoberta e estimulação de talentos criativos, sendo indicados para seleção e treinamento de pessoal, para orientação vocacional, para identificação de liderança e avaliação de programas destinados ao desenvolvimento de potencial criativo nas mais diversas áreas. Tal fato se deve à necessidade de ser adicionada maior quantidade de informações sobre a classificação e interpretação dos resultados. Entretanto, recomendam-se as duas formas de avaliação da Criatividade para que seja feita uma investigação mais completa. Podendo ser aplicado na forma individual ou coletiva, em adolescentes e adultos a partir do ensino médio, com tempos de 25 (figuras) e 40 (palavras) minutos.
Teste Criatividade por Figuras
O teste de pensamento criativo de Torrance, na sua versão figural, é composto por três atividades contendo rabiscos a serem completados. Na versão verbal existem seis atividades, para as quais são solicitadas perguntas, causas, consequências ou ideias para melhoria de produtos. Estes dois testes são corrigidos de acordo com características ou indicadores cognitivos e emocionais relacionados com a criatividade, identificados nas pesquisas relacionadas com a pessoa criativa, em estudos internacionais e nacionais (Torrance & Safter, 1999; Wechsler, 2004a, 2004b).




Porque é útil e estratégico?

Ele é necessário na apresentação do perfil do colaborador da agência, pois define a personalidade e seus potenciais.




Aplicação na agencia de turismo cultural.

Sendo usado para adequação do colaborador em um cargo, definindo em qual setor ele se destacará e se manterá motivado.


Os indicadores cognitivos, relacionados ao pensamento divergente, são os seguintes: Fluência (capacidade de produzir grande número de ideias), Flexibilidade (propostas de diferentes formas ou pontos de vistas), Elaboração (detalhamento ou enriquecimento da ideias para torná-las mais vívidas), e Originalidade (soluções incomuns ou fora dos padrões). Os indicadores emocionais que podem ser identificados na criatividade são: Emoção (expressão de sentimentos), Fantasia (representação de mundos imaginários), Movimento (dinâmica nas ações), Perspectiva Incomum (visão sob diferentes perspectivas), Perspectiva Interna (representação de partes de algo oculto); Uso de Contextos (preocupações com o ambiente); Combinação (síntese de ideias), Extensão de Limites (quebra de restrições); Títulos Expressivos (ir além da descrição). Estes 13 indicadores, cognitivos e emocionais, podem ser encontrados na criatividade figurativa (Torrance et al., 1990). Na criatividade verbal, oito indicadores podem ser encontrados: Fluência, Flexibilidade, Elaboração, Originalidade, Emoção, Fantasia, Perspectiva Incomum e Analogias/Metáforas (Wechsler, 2006). Uma medida mais completa para avaliação da criatividade pode ser obtida a partir da composição das características, tendo-se assim um Índice criativo I (composto por Fluência, Flexibilidade, Originalidade e Elaboração) e um Índice Criativo II (adicionando todas as características cognitivas e emocionais).
Full transcript