Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Conceitos Iniciais de WebDesign

Portal Luciano Augusto
by

Mari Rodrigues

on 20 October 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Conceitos Iniciais de WebDesign

O Começo
É importante sempre lembrar!
Geração de Alternativas
Emotion Design
Comunicação Estética
Criatividade
Nossa criatividade precisa ser despertada.

Mas como?
Através de várias técnicas, basta que aprendamos a identificar o problema com o qual vamos lidar e solucionar.

Precisamos sempre pensar bilateralmente. O que nos satisfaz? E o que espera de nós o nosso cliente? Como o público irá receber nossos produtos?

Por isso, devemos procurar produzir algo invador, com o qual o usuário se sinta surpreendido, pois isso o motivará a utilizar o produto.


O que é design?
Os elementos visuais devem ser utilizados de modo a estruturar melhor suas peças de design.

A comunicação passa por vários estágios de entendimento que vão do nível mais superficial e direto até o mais profundo e objetivo.

Os elementos devem se adaptar às caracteristicas do publico a que suas peças serão direcionadas.

Saber como utilizá-los corretamente trará mais técnica aos seus trabalhos, diminuindo os erros e estruturando-os melhor.

A linguagem visual está sempre passando por evoluções, que seguem as tendências comportamentais de cada época.

Conceitos de Web Design
Metodologia de Design: percurso que precisamos seguir para chegar à solução de um problema.

Processos de Design (Löbach): devemos analisar o problema de design, gerar várias alternativas para a solução (brainstorming), avaliar todas as alternativas, levando em questão a rentabilidade, a criatividade, e etc.

Procure sempre alternativas criativas, e que sejam inovadoras. Realização de Soluções: colocar em prática a melhor alternativas, realizando a solução do problema encontrado.

Uma poderosa ferramenta!
Estética: envolve todos os elementos que farão parte do seu produto visual. A estética precisa prezar pela harmonia e ser concisa, de forma a passar para o usuário a idéia que queremos e ao mesmo tempo, ser atraente para o mesmo.

O Design se sustenta sob o tripé projeto-conceito-estética. O projeto permite a produção em escala industrial; o conceito explica a intenção do objeto, o significado, a escolha dos materiais, formas e cores, o ciclo de vida; a estética é o que o torna atraente, o que faz vender.

Conceitos básicos
"O web design é um fragmento do design. Não existe webdesigner. Existe o designer que faz web, e este profissional tem que aprender tudo, tipografia, fotografia, semiótica, gestalt, matemática, ótica, percepção, comportamento humano, etc. Senão, ele não consegue fazer web."

(Alexandre Wollner)
Denomina-se Design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um produto. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.
Lembrando!
Este produto pode ser virtual ou físico. Pode ser ou não interativo. O produto é o resultado do seu trabalho.

E o web design?
O tal do Brainstorming...
Brainstorming é uma técnica na qual você terá uma tempestade de idéias. Coloque em jogo tudo o que vier a sua mente. Para isso, existem algumas técnicas:
•Tente pensar no nome da empresa. Que conceitos ela traz? Qual o tipo de projeto que você deve fazer para mostrar o conceito da corporação? Como é a identidade visual da empresa? O que ela quer passar com o site? Que público ela quer atingir?

•Enumere palavras que tenham a ver com o nome da marca, ou com o conceito que ela quer passar. Isso ajudará a criaro layout, a desenvolver as paletas de cores, a escolher a tipografia.

•Procure imagens na internet: veja claramente o que tem a ver com o que você quer criar.

•Tente ligar as possibilidades. Escreva todas as ideias. Veja quais elementos podem ter a ver entre si. Faça linhas ligando as palavras para conseguir encontrar considerações. Vá ligando várias possibilidades e tente perceber quais ficam mais harmonicas.

•Por fim, escolha quais são as melhores ligações, a fim de que faça as combinações e consiga encontrar posibilidades inteligentes e inovadoras para criar layouts e estruturar o site que será apresentado ao cliente.

A estética do objeto provoca um efeito emocional no usuário que pode se exteriorizar em forma de aceitação, rejeição ou neutralidade - Löbach (2001).

Se algo é ruim ou perigoso, os músculos ficam tensos em preparação para correr ou atacar. Se algo é bom ou desejável,pode-se relaxar e aproveitar a situação. - Norman (2004)

Com essas duas frases, podemos concluir que o emotion design é o design concentrado nas emoções causadas pelos produtos criados, de modo a priorizar a criação de vínculos positivos entre consumidor e criador.
Full transcript