Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

black bloc

No description
by

josiane brito

on 3 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of black bloc

MOVIMENTOS SOCIAIS
E
CRIMINALIZAÇÃO

Movimento no Brasil
O primeiro Dia de Ação Global que contou com ações no Brasil foi 26 de setembro de 2000, marcado contra a reunião do FMI em Praga
O segundo Dia de Ação Global que contou com atos no Brasil foi 20 de abril de 2001.
Em São Paulo, um grupo entre os manifestantes adotou a mesma tática do black bloc de Seattle, em 1999, e atacou símbolos capitalistas na Avenida Paulista, como uma loja do McDonald´s. Mais uma vez, a imprensa nacional não fez referência ao termo “black bloc”, mas a tática utilizada na Paulista foi claramente a dos blocos negros.
Black Bloc
O "Black bloc" é uma tática que reúne grupos formados, em sua maioria, por jovens estudantes, com afinidades anarquistas, que se unem para uma ação direta. A substância do Black Bloc muda de ação para ação, mas o objetivo principal é o mesmo: protestar contra o governo, desafiando as forças da ordem.


América do Norte surgiram na época da guerra do golfo(1991). Foram inspirados pelo movimento autonomista alemão da década de 80.

1992- Washington D.C., Black Bloc no protesto anti-guerra do golfo. Janelas do Banco Mundial destruídas

*1992- San Francisco, Black Bloc protesta contra os 500 anos de exploração e genocídio promovidos pelo primeiro mundo

*1999- Philadelphia, 24 de abril, 1500-2000 anarquistas marcham no Black Bloc durante o Millions For Mumia1999- Seattle, 30 de novembro, Black Bloc se engendra na destruição do distrito financeiro central







O movimento surgiu :
video
uso da força
Não seguem líderes;
Não agem com disciplina;
Não têm estrutura única;
Não são ligados a partidos políticos;
Têm inclinações anarquistas; e Visam a combater o capitalismo e a globalização.

Principais
Características:
Desobedecer;
Autonomia;
Ação direta;
Rejeição à autoridade;
Não doutrinação;
Apoio mútuo.
MANUAL PRÁTICO DE DESOBEDIÊNCIA CIVIl:
Táticas utilizadas pelo grupo:
Uso de máscaras
Corrente de força
Violência
Vídeo
Black Block no mundo:
1980: O termo BlackBloc é usado pela primeira vez pela polícia alemã, como forma de identificar grupos de esquerda na época denominados “autônomos, ou autonomistas”, que lutavam contra a repressão policial

1987: Anarquistas vestidos com roupas pretas protestam em Berlim Ocidental, por ocasião da presença de Ronald Reagan, então presidente dos EUA, na cidade.

1992: Em São Francisco (EUA), na ocasião do 500º aniversário da descoberta da América por Cristóvão Colombo, o Black Bloc manifesta-se contra o genocídio de povos nativos das Américas.

2000: Em Washington, durante reunião do FMI e Banco Mundial, cerca de mil black blockers anticapitalistas saíram às ruas e enfrentaram a polícia.

2000: Em Praga (República Tcheca), forma-se um dos maiores Black Blocs que se tem notícia, durante a reunião do FMI. Cerca de 3 mil anarquistas lutam contra a polícia tcheca.

2001: Quebec (Canadá). Membros do Black Bloc são acusados de agredir um policial durante uma marcha pela paz nas ruas de Quebec. Após esse evento, a população local e vários manifestantes de esquerda distanciaram-se da tática Black Bloc e de seus métodos extremos.

2001: A cidade de Gênova (Itália), ao mesmo tempo, recebeu a cúpula do G8 e realizou o Fórum Social de Gênova, com um grande número de Black blockers, além de aproximadamente de 200 mil ativistas. A ação ficou marcada pela violenta morte do jovem Carlo Giuliani, de 23 anos.

.
2007: Em Heiligendamm (Alemanha), reunião do G8 foi alvo de uma ação com a participação de cerca de 5 mil blackblockers . Mobilização Black Bloc de cerca de 5.000 pessoas

2010: Toronto (Canadá), na reunião do G20. Neste confronto, mais de 500 manifestantes foram presos e dezenas de outros ativistas foram parar em hospitais com inúmeras fraturas.

2013: Cairo (Egito). O Black Bloc aparece com forte atuação nos protestos da Praça Tahir, no combate e resistência ao exército do então presidente Hosni Mubarak.”

Black block no Brasil:
Surgiu no Brasil, 20 de abril de 2013

O movimento ganhou força em Junho de 2013

Facebook: Black Bloc Brasil

Ações de vandalismo e depredação

Alvos
A tática black bloc tem instigado importantes discussões sobre a violência nas manifestações que vêm correndo no Brasil. De acordo com Marilena Chaui, o black bloc não se enquadraria no que chama de violência revolucionária.







Luiz Eduardo Soares, no vídeo mensagem para o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, aponta que as explosões de ódio são legítimas, são fruto do que vem acontecendo na sociedade brasileira. Além do mais, as pessoas responsáveis por praticar os ditos ‘atos de vandalismo’ estariam, apenas, utilizando-se dos instrumentos que estão no seu repertório.





“essa violência faz parte da expressão desse repúdio, é uma reação mais do que natural”.

O antropólogo sustenta que o “vandalismo” não é o melhor meio de manifestar politicamente a indignação, que não é a metodologia apropriada para gerar as condições de transformação necessárias; no entanto, argumenta que não se pode deixar de reconhecer a legitimidade (não legalidade) das demandas dessas vozes
Reflexões Críticas
Opiniões:
Vídeo:
Vídeo:
Vídeo:
Full transcript