Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Tipos de Conhecimento

No description
by

André Felipe

on 27 March 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Tipos de Conhecimento

TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Popular TIPOS DE CONHECIMENTO CONHECIMENTO POPULAR
CONHECIMENTO RELIGIOSO
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
CONHECIMENTO CIENTÍFICO CONHECIMENTO O conhecimento é uma capacidade (e uma necessidade) inerente ao ser humano. Uma relação que supõe 3 elementos:
a)O sujeito
b)O objeto
c)A imagem da realidade. Este tipo de conhecimento é baseado no senso comum, tem como base o empirismo e é de origem vulgar. Se caracteriza a partir da vivência de mundo, das experiências. Superficial: não há aprofundamento nas observações, a verdade é provada pelo que foi visto; Sensitivo:
Contenta com as aparências e emoções do cotidiano; Subjetivo: É organizado pela própria pessoa que aplica determinada metodologia; Assistemático:
Não há uma sistematizaçãodas idéias ou experiências, nem tão pouco busca a validação das hipóteses; Acrítico:
Sempre falível e passível de críticas. Conhecimento Religioso Este tipo de conhecimento é direcionado no sentido de compreender a realidade do homem, e do universo. Tudo que é acreditado é baseado na fé e na revelação divina, não pode ser testado ou experimentado. O método é reflexivo-lógico. Normalmente este tipo de conhecimento se apóia em doutrinas Bíblicas. A verdade não é questionada, as evidências são advindas da fé. Valorativo e Inspiracional: Se crê e é transmitido por revelação sobrenatural; Falível: Não é provado ou questionado; Sistemático: Explica o surgimento de tudo de forma ordenada; Não é Verificável: O acreditar ou não acreditar encerra-se de forma compulsória e absoluta. Conhecimento Filosófico Este tipo de conhecimento surgiu no momento em que houve vontade de separar as explicações místicas e religiosas das explicações pela razão intelectual pura. Visa explicar o mundo, as relações em sociedade e a percepção humana dos fatos. Busca a faculdade de discernir entre o certo e o errado apenas pela razão e pela inteligência. Valorativo: As experiências se baseiam em hipóteses que não permitem ser comprovadas. Surge da experiência e não da experimentação Não Verificável: As hipóteses filosóficas não podem ser confirmadas ou refutadas; C) Infalível e Exato: Não podem ser submetidos atestes de laboratórios, os enunciados propostos são trabalhados; Sistemático: Os estudos são elaborados de forma organizada e as realidades são explicadas de maneira coerente; Racional: Os fatos são logicamente correlacionados, trabalha a razão pura para questionar e explicar os problemas da vida e do homem. Conhecimento Científico Nem todo conhecimento pode ser considerado científico. Antes de ser considerado como tal é necessário: Uma delimitação do campo do conhecimento, a partir da formulação dos assuntos que se deseja investigar;
A adoção de métodos sólidos e adequados de pesquisa. O conhecimento científico se encarrega de cuidar de fenômenos regulares onde as causas e efeitos são testados e se sucedem. Este tipo de conhecimento só atinge grau de cientificidade se forem registradas as semelhanças entre fenômenos e se forem classificados de conformidade com as propriedades comuns. Ele deve ser expresso através de teorias, leis, formando um corpo de saber solidificado. A produção do saber científico não se dá de forma isolada.
Em qualquer uma das ciências, há necessidade de uma interação para que as mesmas possam existir. Este tipo de conhecimento se diferencia por características específicas e pelos objetos de estudo. Há uma certa categorização dos assuntos que podem ser divididos em áreas tais como: a)Ciências Físicas: incluem a Física, a Astronomia,Geologia, Química, entre outras;
b)Ciências da Vida: que incluem a Filosofia, a Biologia, Botânica, entre outros;
c) Ciências Humanas: tais como a Sociologia, Psicologia, História entre outras. André Anderson Cavalcante Felipe Obrigado!
Full transcript