Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

INTERNET (hipertexto e privacidade)

Mini-aula para Ensino Médio sobre o tema (15 minutos)
by

Carlos Leite

on 7 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of INTERNET (hipertexto e privacidade)

Proposta de Redação Team 0 + - = 9 8 7 1 2 3 4 5 6 c Não fique tempo demais
na internet!

Converse pessoalmente com seus amigos! O ser humano não conversa somente com palavras. Fique atento aos pequenos sinais! Não fique tempo demais na internet!

Ela ainda não pode te dar a luz e o cheiro exatos dos lugares! Ela não pode ainda prever as pessoas que você vai encontrar dando uma volta. MUDANÇAS As mudanças provocadas pela internet são drásticas e ano após ano ocupam um papel mais relevante no mundo cotidiano. O descentramento original das informações provocou a multiplicação de autorias, uma disponibilidade muito maior de dados a quem quiser consultá-los, uma velocidade de comunicação impressionante entre as pessoas e reflete em sua natureza um mundo que não dorme e que não para. BREVE HISTÓRICO Surgida nos anos 60, no auge da Guerra Fria, como um meio de comunicação inovador, mas limitado àquela altura, a internet foi pensada como uma forma de descentralizar a informação, deixando os dados menos suscetíveis a ataques. Com o arrefecimento da Guerra Fria e o desenvolvimento dos computadores, a internet deixou o ambiente militar para o ambiente comum, tendo a World Wide Web sido criada em 1992. Novo modo de pensar? Alguns teóricos defendem que a internet mudou o modo de se relacionar com o conhecimento. Saem de cena as grandes bibliotecas e enciclopédias, entra em cena o conhecimento dinâmico e pragmático (objetivo). A longo prazo isso tem alterado a maneira como o cérebro processa o conhecimento. Gêneros da net Uma série de gêneros discursivos surgiram com a difusão da rede virtual de computadores, como e-mail, scrap, twitter, blogs, entre outros.
Você sabe quais sites você mais visita? PROPOSTA DE ATIVIDADE: por um dia (ou por uma semana...), tome nota dos sites que você visitou e quanto tempo permaneceu neles. Se houver curiosidade, faça uma breve pesquisas com seus familiares e amigos.

Os sites refletem o que você esperava que fosse o seu gosto? E o gosto dos seus pais e amigos? É POSSÍVEL MEDIR O GOSTO PELOS SITES VISITADOS? VOCÊ SE SENTIU INVADINDO A PRIVACIDADE DOS ENTREVISTADOS? LIMITES Mas a internet não trouxe só vantagens. Já é possível notar alguns de seus limites:
* as informações estão disponíveis, mas são pouco confiáveis - armazenar informações não é mais um mérito, mas qualificá-las e reuni-las de maneira útil sim.
* muitos dos relacionamentos reais têm migrado para o mundo virtual - ainda se mede o impacto disso para a formação dos sujeitos (se você pode ser sempre alguém que não é, por que encarar os desafios de ser quem é?)
* os relacionamentos virtuais e o número incontável de autores aumentou a exposição do mundo particular dos indivíduos - gerando danos à privacidade das pessoas e até mesmo crimes por meio de dados obtidos em redes sociais. INTERNET QUESTÃO 103 (ENEM 2012)

O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos po um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertextooferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.(MARCUSCHI, L. A. Disponível em www.pucsp.br)
O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto:

A) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.

B) é uma forma artifial de produção de escrita, que, ao desviar o foco da leitura, pode ter comoconsequência o menosprezo pela escrita tradicional.

C) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantesnas suas pesquisas escolares.

D) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira, em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.

E) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa. (hipertexto e privacidade) Em 2010, Eric Schimdt disse ao Washignton Post: "Eu acho que a maioria das pessoas não quer o Google pra responder às suas perguntas, mas querem o Google pra dizer o que elas devem fazer em seguida".

PERGUNTA: Você acha que o Google deixa as pessoas mais parecidas umas com as outras quanto a seu modo de pensar? Assista ao filme "A rede social" (2012), de David Fincher para saber mais! Qual o nome desta atriz? Em que recente polêmica ela foi envolvida em função da falta de privacidade da internet? Investigue! Embora não seja possível medir a capacidade
do cérebro humano por computadores, estima-se que fossem necessários 24 mil unidades
somadas de uma CPU Pentium 700 MHz.

A que você acha que se deve tamanha capacidade de processamento de dados do cérebro humano?
Proposta da redação: escreva um e-mail de dez linhas para uma empresa que te vendeu um produto ou que está prestando um serviço com o qual não está satisfeito.
* Atente-se para a utilização de um registro formal, mesmo sendo por e-mail! "Cérebro eletrônico" (Gilberto Gil) (1969)
Full transcript