Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Ética e Modernidade, Profa. Maristhela

Aula da Pós_LABORO
by

Mari Rodrigues

on 10 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Ética e Modernidade, Profa. Maristhela

Profa. Ma. Maristhela Rodrigues Ética e Modernidade Estrutura da Disciplina Ética versus Moral Ementa:
Introdução e Contextualização da saúde. Conceituação de ética, moral e normas jurídicas. Saúde e doença – hierarquia e poder. Os domínios da ética – A Bioética. Aspectos éticos na área da saúde. Aspectos éticos na pesquisa.

Conteúdos
1. Conceituação: Diferenciação de ética, moral e normas jurídicas. O campo da ética. Ética e ciências humanas e da saúde.
2. Principais problemas sociais, políticos e econômicos. O cuidado com o paciente e a humanização na saúde. Direito à saúde enquanto um direito de cidadania social.
3. Ética Prática e Conceito de Bioética. Principais Teorias de tomada de decisão. Origens da Bioética. Ética na Pesquisa na área da saúde. Metodologia
Procedimentos: aulas expositivas dialógicas, debates, trabalho em equipe, leitura e interpretação de textos, exposição e análise de filmes.

Recursos Didáticos
Textos de estilos diversificados, notebook, papel sulfite, pincéis atômicos, quadro branco, jornais, revistas, Data show, caixa de som.

Avaliação
Individualmente (Avaliação Escrita); Em Equipe (Seminários Temáticos) Estrutura da Disciplina A palavra Ética vem do grego “ethos”;

Ethos: significa morada, habitat, toca de animais, refúgio, estábulo ou costume, normas, etc.

O estudo da Ética é dividido em dois campos:

1. Problemas gerais e fundamentais, como liberdade, consciência, bem, valor, lei, outros.
2. Problemas específicos ou concretos, como ética profissional, ética na política, ética sexual, ética matrimonial, bioética, etc. (Ética Prática ou Deontologia) O que é ética? A palavra moral, do latim: moris, quer dizer: “o conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa sociedade dada” .

Prática, comportamento propriamente dito da pessoa em suas relações no cotidiano.

A moral define o que é permitido e proibido, justo e injusto, lícito e ilícito, certo e errado. O que é Moral? Enquanto a moral tem uma base histórica, o estatuto da ética é teórico, corresponde a uma generalidade abstrata e formal.

A ética estuda a moral e as moralidades, analisa as escolhas que os agentes fazem em situações concretas, verifica se as opções conformam-se aos padrões sociais. Histórico das Concepções Éticas Antiguidade (Platão e Aristóteles)
Idade Média (Ética Cristã)
Renascimento (Separação entre Ética e Vida Pública)
Modernidade (Racionalidade como fundamento da Ética)

Contemporaneidade (Ética Aplicada) Metaética (Ética pensando sobre si)
Ética Normativa (Fundamentação
das ações morais)
Ética Aplicada (Aplicação da É.
Normativa em questões cotidianas) Concepções Contemporâneas de Ética Peter Singer (1946), Filósofo Australiano, diretor do Institut of Ethics and Public Affairs e do Centre of Human Bioethics.
Entre suas principais obras destacam-se “Ética Prática” e “Animal Liberation”. O Que a Ética não é? 1. Uma série de proibições ligadas ao sexo
2. Um sistema ideal de grande nobreza na teoria, mas inapropriado na prática
3. Algo inteligível somente no contexto religioso
4. Ética relativa e subjetiva (relativa à sociedade em que vive / relativo a cada indivíduo) O que a Ética é: Uma Concepção:

“O que significa emitir um juízo moral, discutir uma questão ética, ou viver de acordo com padrões éticos? De que modo os juízos morais diferem de outros juízos práticos? Porque achamos que uma mulher ao resolver abortar está tomando uma decisão que coloca uma questão ética, mas não pensamos o mesmo quando ela resolve mudar de emprego?” (Singer, 2002, p.17) O que a Ética é: A ideia de viver de acordo com padrões éticos está ligada a ideia de defender o modo como se vive, de dar-lhe uma razão de ser, de justificá-lo.

Justificativas puramente em termos individuais não podem ser aceitas;

Para serem eticamente defensáveis as justificativas precisam demonstrar algo maior que o individual. Os interesses pessoais devem ser compatíveis com princípios éticos de bases mais amplas. O que a Ética é: Por hoje é só! Continua...

Profa. Maristhela A Ética se fundamenta em um ponto de vista universal.
- Isso quer dizer que a ética pretende que seus princípios possam ser aplicáveis universalmente.
- É um "ir além dos interesses pessoas" elevado a máxima potência.
- Ao longo da história do ocidente filósofos e pensadores aplicaram-se em definir o que seria esse "elemento universal" que fundamenta a ética, e mesmo quando diferenciaram-se quanto às formulações de teorias morais, todos concordam com a universalidade da Ética. Pensar Eticamente Justificativa para a ação
+
Levar em conta os interesses de TODOS os envolvidos
=

Utilitarismo
(Singer difere do U. Clássico) Referencias SINGER, Peter. Ética Prática. São Paulo: Martins Fontes, 2006. Profa. Maristhela Rodrigues Divisão da Ética
Full transcript