Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Iluminismo

No description
by

Leonardo Ramos

on 6 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Iluminismo

Leonardo Ramos
7ªA
História Iluminismo O que foi iluminismo? O Apogeu do Iluminismo O iluminismo foi um movimento intelectual, social, economico e politico (envolvia tudo)... Surgiu na França no século XVII. Este movimento defendia a ideia antropocêntrica (o homem no centro de tudo). Ele predominou na Europa, na Idade Média e o seu objetivo era iluminar as trevas em que a sociedade vivia. A principal ideia do iluminismo era que o pensamento racional deveria substituir crenças religiosas. Eles achavam que o homem deveria buscar respostas para as questões ao inves de usar a fé para justifica-las. Isso comprova o pensamento antropocêntrico da sociedade iluminista. O lema do iluminismo era: Liberdade, igualdade e fraternidade. Para os filósofos iluminista o homem era naturalmente bom, mas, era corrompido pela sociedade. Ideias Iluministas Os principais filósofos iluministas foram: John Locke, que acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo (Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas, e são essas experiências que formam idéias.); Montesquieu, que defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário; Voltaire, que defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa e Rosseau, que defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos. E dizia que ninguem nascia ruim, mas, ao longo do tempo era corrompido pela sociedade. Filósofos Iluministas O apogeu do Iluminismo aconteceu no século XVIII, foi nomeado de Século das Luzes,pois foi um período de muita luz para os iluministas e que dava ideia contraria da Idade Média, que era conhecida como Idade das Trevas. Voltaire Montesquieu Rousseau John Locke Déspotas esclarecidos O iluministas e o absolutismo tem ideias opostas, e o depotismo esclarecido é conhecido por conciliar as ideias absolutistas e iluministas. Os déspotas eram reis que mantinham o poder centralizado (característica absolutista), porém incentivavam a redução de poder da igreja e o pensamento racional (característica do iluminismo). "As ações dos seres humanos são as melhores intérpretes de seus pensamentos"

John Locke "O maior passo em direção ao bem é não fazer o mal."

Rousseau "Quanto menos os homens pensam, mais eles falam"

Montesquieu "Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas."

Voltaire Pricipais Característica - Liberalismo, que defendia uma diminuição do poder dos reis
- Racionalismo, que dizia que a razão era a verdadeira fonte explicadora das coisas
-Cientificisco, que era a crença no progreço humano

-Deismo, acreditavam em algo divino, mas, não se apegavam a nenhum tipo de religiosidade Enciclopédia A enciclopédia foi criada pelo filosofo francês Diderot, com a ajuda do matemático D'Alambert. Segundo eles a enciclopédia sistematizaria todo o conhecimento produzido pela humanidade. Seu objetivo era divulgar o saber, o conhecimento, para facilitar a criação de uma sociedade livre baseada na razão. Em 1759 a igreja colocou a enciclopédia como livro proibido, pois ela desafiava os dogmas da igreja. O iluminismo nos dias de hoje As ideias iluministas podem ser percebidas hoje em dia nos diversos pontos:


Na divisão dos poderes Lesgilativo, Executivo e Judiciário.

Na liberdade de expressão e liberdade religiosa.

A democratização do conhecimento Fontes: http://www.suapesquisa.com/historia/iluminismo/
http://www.suapesquisa.com/biografias/rousseau.htm
http://www.suapesquisa.com/biografias/montesquieu.htm
http://www.suapesquisa.com/biografias/john_locke.htm
http://www.suapesquisa.com/biografias/voltaire.htm
Livro de história: Estudar História Alguns déspotas esclarecidos Catarina II Marques de Pombal Diderot D'Alambert Déspotismo esclarecido em Portugal O iluminismo chegou em Portugal junto com Sebastião José de Carvalho e Melo, que foi o primeiro ministro quando a forte crise se agravou depois do terremoto em Lisboa. Ele ganhou confiança quando organizou a distribuição de alimento, criou abrigos para as vitimas e projetou a reconstrução da cidade. Com essa confiança ele reformou o tipo de governo, visando NÃO combater o absolutismo português, e sim fortalecê-lo e torna-lo o estado mais eficiente. Consequências do Iluminismo O iluminismo influênciou a revolução francesa

As ideias iluministas mudaram a forma de pensar de alguns reis europeus (déspotismo esclarecido)

Ruptura do pensamento absolutista René Descartes e Isaac Newton O francêsn René Descartes afirmava que a verdade poderia ser alcançada pela duvida e reflezão. Com isso o homem poderia julgar corretamente e distinguir o verdadeiro do falso. Descartes deu o nome de razão a essas duas habilidades do ser humano.
Poucas décadas depois o inglês Isaac Newton concluiu que a dúvida, o experimento e a observação eram os instrumentos do intelecto humano capazes de decifrar o mundo. Baruch de Espinosa Esse holandês de família portuguesa demonstrou que o unirveso pode ser conhecido pelo intelecto humano. Ele mostrou que mistérios e milagres são frutos da nossa imaginação. O pensamento de Espinosa é uma critica radical a todas as formas de irracionalismo ou superstição, seja na religião, na politica ou na filosofia. Adam Smith O escocês Adam Smith dizia que a produção de riqueza se devia ao trabalho humano, discordando com os fisocratas, uma nação rica que dizia que a riqueza provinha dos recursos naturais. Adam criticava o mercantilismo e a política econômica dos governos absolutistas, pois achava que os paises deveriam ser livres para estabeler suas relações comerciais. Por isso Adam Smith é considerado pai do liberalismo econômico. Adam Smith René Descartes Isaac Newton Baruch de Espinosa
Full transcript