Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Bullying & Terrorismo

2° Dia Regional da Juventude, SEAK - Capão da Canoa. 17/05/2015 - Por Franciele e Iasmin!!!
by

Franciele Santos

on 3 October 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Bullying & Terrorismo

Será que o terrorismo está distante de nós, ou, se bem analisado, poderíamos dizer que faz parte do nosso dia-a-dia mais do que imaginamos?
QUAL NOSSO PAPEL?
Porque um indivíduo realiza tais atos de crueldade?
Mas afinal, o que é Terrorismo?
Terrorismo físico
Terrorismo psicológico
Terrorismo de Estado
Terrorismo econômico
Terrorismo religioso
Ciberterrorismo
Classificação
É um fenômeno que começou a ocorrer na atualidade?
Qual objetivo?
A intenção mais comum do terrorismo é causar um estado de medo na população ou em setores específicos da população, com o objetivo de provocar num inimigo uma mudança de comportamento.
O terrorismo passou a ser sustentado pelo fanatismo, os inocentes devem pagar pelos inimigos; a destruição deve ser a única linguagem possível. O fanatismo parece surgir de uma estrutura psicótica.
Por tudo isso vale a pena meditar sobre esses outros terrorismos que passam despercebidos a muitos olhares. São tantos os terrores domésticos que infelicitam os seres, porta adentra dos lares, onde deveriam reinar o amor e a fraternidade.
Será que poderíamos dizer que muitos de nós, de uma forma ou de outra, espalhamos o terror?
Não imaginemos que o terrorismo está no seio deste ou daquele povo, desta ou daquela raça, pois ele está na alma humana, independente de nacionalidade ou religião.
Ele se encontra em cada coração capaz de promover o terror, seja em que nível for. O preconceito de toda ordem também é uma forma de terror, e vamos encontrá-lo em todas as esferas sociais.
A Doutrina Espírita nos faz entender quem somos, nos traz a compreensão e a vivência de uma vida social, moralmente correta...
A vitória do Bem reclama espíritos fortalecidos de Coragem e Fé, acima de tudo. O mundo cheio de sombras do mal não oferece lugar a espectadores.
Em nosso orbe, a tranquilidade social é relativa. A Terra é um mundo de expiações e provas, razão pela qual a paz absoluta ainda não se encontra aqui no Planeta, só em mundos mais evoluídos.
A violência, problemática grave da sociedade contemporânea, é mais evidente na fase juvenil (American Academy of Pediatrics; American Medical Association citado por LOPES, 2005, pg. S164)
Verbal
Físico
Emocional
Racista
Cyberbullying
Classificação
É um fenômeno que começou a ocorrer na atualidade?
Qual o objetivo?
É um fenômeno antigo, tanto quanto a própria instituição escola. No entanto, seus efeitos ao longo do tempo foram ignorados, por ser interpretado como brincadeiras da idade.
Bullying & Terrorismo
“Nenhuma definição pode abarcar todas as variedades de terrorismo que existiram ao longo da história”.
Walter Laqueur
A ausência dos sentimentos que engrandecem o indivíduo, o desvio para as estruturas esquizofrênicas, liberam as forças hediondas do primitivismo que se impõe pela tirania, abraçando o fanatismo;

Ocultando o vazio existencial na exorbitância dos instintos agressivos nos quais se compraz;
O terrorista é um psicopata congênito;

Assinalado pela covardia e desespero íntimo de saber-se não aceito, que é o resultado do conflito de inferioridade;
Atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully, ou valentão) ou grupo de indivíduos

A forma de execução do bullying acontece de muitas maneiras, sendo frequente entre os rapazes o uso da força física ou psicológica e da intimidação, e entre as moças a mentira, a fofoca, a maledicência, e a difamação; muitas vezes ignorando a vítima nos ambientes que ela frequenta levando essa vítima a um stress com os sintomas relacionados, demonstrando a que nível de perversão alguns adolescentes estão chegando.
Como ocorre?
Lembrando a pergunta 754 de “O Livro dos Espíritos” A crueldade não derivará da carência de senso moral? “
Dize – da falta de desenvolvimento do senso moral; não digas da carência, porquanto o senso moral existe, como princípio, em todos os homens. É esse senso moral que dos seres cruéis fará mais tarde seres bons e humanos. Ele, pois, existe no selvagem, mas como o princípio do perfume no gérmen da flor que ainda não desabrochou”.
O bullying, ao contrário do que muitos pensam, não é a perda de valores, e sim a inversão deles;
O autor de bullying é movido pelo desejo de popularidade, aceitação, status de poder no grupo social. Julga-se inferiorizado e empreende frenética competição onde a violência física e moral irá lhe trazer a autoafirmação
Qual a causa?
Observa-se, na sociedade atual, as crianças tem sido criadas dentro de padrões de liberalidade excessiva, sem limites, sem noções de responsabilidade, sem disciplina, sem religião e muitas vezes sem amor; estas serão aquelas com maior tendência aos comportamentos agressivos, tais como o bullying.
Desde desmotivação, culpa, baixa produtividade intelectual, tristeza, estresse, doenças como a depressão e até mesmo o chamado bulicídio. Todos esses reflexos poderão acompanhar o sujeito por toda a vida e influenciar vez por outra em seu desempenho profissional e afetivo.
Um componente sozinho não é capaz de produzir tanto efeito, mas a junção de fatores, emocionais, familiares, econômicos, sociais, laborais, associada ao bullying é.
CONSEQUÊNCIAS
Mas qual o limite entre brincadeira e terrorismo?
Brincar é direito de crianças e adolescentes que deve ser preservado;
O bullying é literalmente agressivo nas palavras e nas ações;
Nem tudo o que acontece na escola é bullying;
Mais do que ser apenas cidadãos da sociedade, é preciso agir como filhos de Deus. Pois filhos de Deus respeitam tudo que é criação de Deus, são, portanto, éticos e ecologicamente corretos, pois são incapazes de destruir o que Deus criou, respeitando assim a natureza e os seus semelhantes
A violência, de gênese multifatorial, rodeia o jovem carente da atenção familiar, que está exposto aos filmes violentos, aos jogos violentos, aos esportes violentos... E que acaba por manifestar tal comportamento forjado na sua intimidade por um largo período.
Nestes dias, em que os olhares do mundo inteiro se voltam contra o terrorismo, vale meditar sobre nossos terrorismos particulares que tantas desgraças têm promovido.

Optemos por construir um mundo de paz, mesmo que seja apenas o nosso próprio mundo que, em última análise, seria o início de tudo (o Céu e o Inferno).
Reportagens!
O bulinado, o bulinador, o que coloca fogo no circo, os que assistem ao circo pegando fogo e aqueles que não estão nem aí para o que vai acontecer.
O sexto tipo é você, que vai em busca de uma solução.
Full transcript