Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

COLÉGIO GERARDO MOLINA

No description
by

Isla Orenellas

on 23 March 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of COLÉGIO GERARDO MOLINA

Giancarlo Mazzanti
Giancarlo Mazzanti
Gerardo Molina nasceu em  6 de agosto de 1906, Gómez Plata, Colômbia.

Desde a infância, Gerardo Molina testemunhou a injustiça social. Foi uma personalidade extraordinária, que destacou um grande culto da liberdade e da justiça social. Sua caminhada foi destacada com as grandes lutas políticas e sociais do século XX Colômbia.

Ideólogo, político, pesquisador e intelectual sensibilizado para a realidade do país, Molina foi um grande ensaísta, com grande capacidade de síntese. Fiel ao seu propósito e leal a suas idéias, atuou como porta-voz para as classes colombianas.

COLÉGIO GERARDO MOLINA
Um Colégio Sem Muros
Obra:
Colégio Gerardo Molina
Localidade:
Bogotá, Colômbia
Arquiteto:
Giancarlo Mazzanti
Projeto:
2004
Inauguração:
2008

Video - Maquete Virtual
Sistema Construtivo
Estrutura metálica;
Pórticos de alvenaria estrutural de concreto;
Painéis feitos com aglomerados;
Pedras de diferentes tonalidades;
Piso vinílico;
Painéis de vidro.

Sistema Construtivo
As fachadas que correspondem às salas de aula, no segundo pavimento, foram revestidas com pedras de diferentes tonalidades. Na área pedagógica, as cores também estão presentes no piso vinílico e nos painéis de vidro laminado laranja que compõem os caixilhos.

Escola Gerardo Molina
O Colégio público Gerardo Molina se localiza no bairro de Suba, periferia de Bogotá, na Colômbia, e surge de uma proposta arquitetônica ousada e contemporânea. O grande diferencial deste projeto está na relação amigável da integração do edifício com o seu meio urbano, o projeto foi elaborado abolindo cercas e muros, ou seja toda a comunidade ao redor tem acesso livre a área. Para isto foi preciso executar um versátil sistema modular.

Giancarlo Mazzanti é um arquiteto colombiano, nasceu em Barranquilla , na Colômbia, em 1963. Ele formou-se em arquitetura pela Universidade Pontifícia Javeriana em, Bogotá ( Pontificia Universidad Javeriana ) em 1987 . Ele recebeu um diploma de pós-graduação em história e teoria da arquitetura e desenho industrial da Universidade de Florença , Itália, em 1991. 


“Elaboramos um projeto urbano com centralidades setoriais aonde os equipamentos também podem ser usados pelas pessoas do bairro sem afetar o funcionamento da escola” diz o Arquiteto.

Volumetria
A volumetria simples e variada deriva da composição de peças modulares distintas, mas que eventualmente se repetem de acordo com as circunstâncias topográficas, urbanas ou de programa.

"Em vez de um colégio isolado, elaboramos um projeto urbano com centralidades setoriais. Equipamentos como biblioteca, auditório, cafeteria e sala de computadores também são utilizados pelas pessoas do bairro, sem que isso afete o funcionamento da escola", afirma o arquiteto.

Volumetria
Sistema Adaptativo – Sistema de Agrupamento

Composição de peças modulares

Acesso aos edifícios – “Módulos de Arremate”

O projeto é composto pelos blocos “aulas” e “conectores”

Os módulos agrupados formam o pátio central, com quadra poliesportiva e áreas para lazer e descanso.

Acessibilidade e Iluminação
O acesso dos edifícios são caracterizados por áreas verdes, definidas pelos “módulos de arremate”. O Projeto é composto pelos blocos “aulas”, de dois pavimentos, e “conectores”, onde cada bloco está conectado ao outro. Os módulos agrupados formam o pátio central, com quadra poliesportiva e áreas para lazer e descanso. Unidos, os módulos criam espaços externos que são usados também para a população, assim como alguns espaços internos.

Plantas Arquitetônicas
Inspiração Arquitetônica da Construção
O autor do projeto diz que se inspirou nos relógios Swatch e no carro Twingo para desenvolver a linguagem arquitetônica da construção, definida por ele como suave e híbrida - termo que usa para caracterizar uma arquitetura feita para jovens e adultos. Já a produção dos arquitetos Georges Candilis e de Peter e Alison Smithson, membros do antigo Team X, serviu de referência para Mazzanti na elaboração do conceito arquitetônico que privilegia a integração do edifício com a comunidade e seu meio urbano.
Interação com o Exterior
Pouco contraste com o meio inserido;
Promove novas centralidades urbanas;
Edifício Comunitário;
Disponibilidade de vias.
Croquis
Referências
GERARDO MOLINA . Disponível em: www.gerardomolina.com/biography.htm.Acesso em: 18/03/2015

ARCH DAILY – GERARDO MOLINA SCHOOL. Disponível em: http://www.archdaily.com/8660/gerardo-molina-school-giancarlo-mazzanti/ .Acesso em: 18/03/2015

SEM MUROS NEM CERCAS. Disponível em: http://www.ufjf.br/projeto3/files/2011/03/Gerardo-Molina-_-AU.pdf.Acesso em: 18/03/2015

Todo o edifício tem uma função pedagógica, além das salas de aula, o modelo visa potenciar o aparecimento de espaços intersticiais ou vácuos entre as salas de aula que expandem ou contraem para definir espaços como o prolongamento das salas de aula. 

Acessibilidade e Iluminação
Internamente foi priorizado a acessibilidade diminuindo o número de escadas e substituindo as mesmas por grandes rampas. No colégio utiliza muito a iluminação natural através de dutos de luz, estruturas de madeira, e o uso de grandes painéis de vidro, evitando assim maiores gastos com energia elétrica, que por ser um colégio necessitada de uma boa iluminação o dia todo.

Colégio Público Gerardo Molina, Bogotá – Colômbia
Setorização
Full transcript