Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Ensino da Fotografia na sala de aula: história e termos técnicos.

No description
by

Alex S. Steinheuser Vilvert

on 2 August 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Ensino da Fotografia na sala de aula: história e termos técnicos.

Etimologia
Diafragma
O diafragma é um conjunto de finas lâminas que se localiza entre a lente e o sensor fotográfico (ou filme), capaz de abrir e fechar, permitindo alterar a intensidade da entrada de luz e, portanto, o registro final no material fotossensível.
A medição da abertura do diafragma é denominada pela letra
f
, que é inversamente proporcional à quantidade da entrada de luz: quanto maior o f, menor a abertura; e quanto menor o f, maior ela será.

Obturador
É um dispositivo mecânico que regula o tempo de exposição à luz do sensor ou filme, medido em segundos ou frações de segundos e chamado de velocidade de obturação. Quanto mais tempo ele permanece aberto, mais luz entra, e quanto menos tempo, menor a exposição. Pode-se dizer que ele funciona como uma espécie de cortina, que se abre pelo tempo determinado pelo fotógrafo, de acordo com a necessidade de mais ou menos luz, e se fecha para proteger o sensor ou filme.
Foco
O foco pode ser considerado, basicamente, como nitidez. Se o motivo estiver focado, ele estará nítido, diferente do restante da cena. O foco é definido pela distância focal – se dois objetos na cena estão à mesma distância do fotógrafo, então ambos estão focados.

Na câmera, o foco é definido no anel na frente da lente. Em algumas câmeras mais antigas, o foco ainda se mantém no modo manual. Mas, atualmente, na maioria das câmeras, o foco foi substituído por sistemas eletrônicos de focalização automática, mais rápidos e eficientes que contam com uma avançada tecnologia de medição de distância, como a emissão de raios infravermelhos, por exemplo.

A palavra
Fotografia
deriva do idioma grego, e é nada mais do que a junção de
Photos
(luz) e
Graphos
(escrita, desenho). Não é difícil percebermos aí a idéia básica do ato de fotografar: registrar através da luz. Ao longo do material, esse conceito ficará mais claro e fácil de se compreender.
A primeira experiência fotográfica aconteceu em 1826, mas a atividade tornou-se acessível de fato apenas no século XX. Em meados deste, popularizou-se a fotografia em cores, de revelação cada vez mais rápida. Até que, nos anos 2000, 160 anos após o seu surgimento, nasce a
fotografia digital
, caracterizando uma das mais importantes e profundas revoluções tecnológicas.


Vale lembrar de um efeito denominado
profundidade de campo
, que significa até que ponto os motivos fotográficos que estão perto do plano de foco aparentam estar nítidos ou desfocados. Isso acontece devido à maior ou menor abertura do diafragma.
ISO
Balanço de Brancos
O balanço de brancos, também bastante conhecido como
white balance
, é simplesmente a temperatura da cor, resultante do tipo de luz a que a fotografia é submetida – alguns exemplos são: nublado, flash, fluorescente, tungstênio. Nas câmeras e equipamentos digitais em geral, pode-se selecionar a luz desejada previamente à fotografia.
Primeira fotografia do mundo - Joseph Nicéphore Nièpce, 1826, França
Diafragma de uma câmera
O ISO pode ser definido como a sensibilidade à luz do sensor (ajustável nas configurações das câmeras digitais) ou filme (cada filme possui um determinado valor). Quanto maior o valor do ISO, maior a sensibilidade e, portanto, menor a necessidade de exposição à luz no momento da fotografia e vice-versa.
Procedimentos
técnicos
Introdução á Fotografia
http://www.niepce.com/home-us.html

Compactas
Câmera compacta

Por serem leves e baratas, são as mais populares câmeras do mercado. Existem inúmeros modelos, de várias marcas e todas tem muitas funções, sendo bem fáceis de manusear. No entanto, não tem regulagem de abertura e velocidade, e seus sensores são pequenos e pouco potentes, produzindo fotografias de menor qualidade.

Câmeras Fotográficas Digitais:
Existem vários modelos de Câmeras Digitais, que são classificadas em dois principais tipos: Compactas e Profissionais (Reflex).
Reflex
As câmeras Reflex (
Digital Single Lens Reflex
) são mais conhecidas como
Profissionais
. Nelas é possível ajustar todos os fatores essenciais para uma boa foto: ISO, diafragma e velocidade. São câmeras maiores e pesadas, possuem sensores digitais super potentes, grandes lentes intercambiáveis e produzem imagens de alta qualidade, sendo usadas por fotógrafos profissionais.
Existem duas marcas principais de câmeras Profissionais: Nikon e Canon

Instagram
Analógica x Digital
As primeiras câmeras fotográficas precisavam de um filme fotossensível para gravar suas imagens. Esse filme depois seria revelado, a partir de um processo químico, para surgirem as fotografias em papel. Essas câmeras são chamadas
Analógicas
. Hoje são menos comuns, mas ainda são usadas por fotógrafos profissionais e amadores.
Com o advento tecnológico surgiram as câmeras fotográficas
Digitais
, onde o filme é substituido por um sensor. São as câmeras mais usadas atualmente.

Instagram é um aplicativo de fotografia para usuários de Android e IOS. Com ele é possível tirar fotografias com o celular, editá-las com uma boa variedade de filtros e postar em redes sociais!
Usando conceitos como
enquadramento
e
composição
, suas fotos podem ficar incríveis!
UM POUCO DE PRÁTICA
Alguns dos filtros do aplicativo Instagram
Composição
Pensar na composição de uma fotografia é analisar a cena a ser registrada e fazer uma série de escolhas: qual será o destaque? Onde será o destaque? Quais os elementos que precisam aparecer na foto? A cena está muito carregada? O que eu quero mostrar?
Respondendo essas perguntas e fazendo suas escolhas, você pode transformar a sua imagem!
Enquadramento
Toda boa composição está ligada a um bom enquadramento, que é o posicionamento dos elementos da cena fotografada: vertical ou horizontal? No centro ou mais à esquerda?
Com o enquadramento, você seleciona os "recortes" que quer fazer na cena para transformar em uma imagem!
Full transcript