Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

Thiago Silva

on 23 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

O poder em ação.
Como funciona o poder dentro dos grupos
que compoem uma sociedade.
1.
Como vimos, poder se resume ao ato de uma pessoa ou grupo de pessoas impor a sua vontade sobre outra pessoa ou outro grupo de pessoas, sem que essas percebam que exista uma imposição.
2.
Para facilitar o processo de Dominação de um
grupo ou pessoas sobre outros, existem os chamados recursos sociais de poder, ou seja, bens escassos que existem em uma sociedade que facilitam a vida das pessoas que a possuem.
Entre eles destacamos:
3.
Poder Político.
Prestígio:
Poder:
Recursos sociais que afetam
a dinâmica do poder.
Riqueza:
O querer bem das pessoas, ser bem visto por todos, e todos acreditarem em sua competência.
ser filho de alguem famoso ajuda muito nisso.
Aqui trata-se da quantidade dinheiro, ser rico no Brasil é sinônimo de ser honesto e talentoso:

"ele é rico, não vai roubar".
Corresponde a capacidade de impor sua vontade sobre as demais pessoas em diferentes esferas da vida social.
Capacidade de exercer de fato o poder político sobre toda a comunidade, elaborar as decições que devem ser seguidas por todos de maneira legitima. ESTAR ACIMA DA ÉTICA E DA MORAL.
De acordo com o sociólogo americano Charles Wright Mills, cada um desses itens é acumulativo, ou seja, sempre pode-se ter mais, de forma que esses valores são tratuzidos uns nos outros. O prestigio cria riqueza que por sua vez se transforma em poder.
4.
Os diferentes fundamentos do poder
político:
Fundamentos econômicos do poder político:
Questão: política e econômia devem ser separadas uma das outras?
Empresários, donos de multi ou transnacionais devem interferir na esfera política? A interferência dessas pessoas é produtiva para a política do país e, sobre tudo, para as pessoas?
Exemplo 1:

1 familia de baixa renda

e

1 familia de classe média alta.
Exemplo 2:

1 associação de bairros (comunidade)

e

Associação de empresários de determinado setor.
O filho de qual das familias vai ter melhor condição de entender o sistema político, e maior acesso as informações e mesmo para participar da política?
Qual desses dois grupos vai ter acesso privilegiado ao poder execultivo ou legislativo, quem vai ser convidado a sentar na messa do prefeito?
Fundamentos organizacionais do poder político.
Qualquer que seja a estratégia utilizada por um grupo social, ele terá de se organizar politicamente para presionar o governo e atingir seus objetivos.
Assim sendo a organização é um fato político básico, sem organizar o coletivo (construir um grupo) para uma briga (política) ninguém consegue nada.
Um grupo social, pode ser definido como um número de pessoas com interesses comuns, esse grupo dá origem a uma organização quando passa a produzir beneficios coletivos.
Cada indivíduo dentro de um grupo, age por meio de uma RACIONALIDADE ESTRATÉGICA, ou seja, vão tentar sempre maximizar seus interesses diante do grupo.
Veja o exemplo:
Imagine um operário pensando se deve ou não participar de uma greve, afim de obter aumento salarial. Esse operário vai realizar dois calculos para decidir se participa ou não:
1º A greve feita pelos colegas trará beneficios para todos, inclusive para quem não particiar da greve. (fura-greves pode ser uma vantagem).
2º Se todos os operários participarem, a participação de um não fara diferencia, por isso, ele pode se abster da greve.
Problema: Como todos os operários são racionais, todos podem decidir não cooperar. Ponto para o dono da fábrica.
Fundamentos informacionais do poder político
Aqui podemos inverter a famosa frase: "conhecimento é poder"por uma mais adequada,
"informação é poder".
O acesso a informação é essencial para qualquer grupo que queira fazer as melhores decições políticas, ou simplesmente conquistar alguma vantagem sobre outro grupo que não tenha a devida informação.
Esconder ou manipular irnformações, lançar informações falsas na midea fazem parte da estratégia política de diferentes grupos que tentam conquistar o poder. Fazem ao seguinte exemplo:
Em 1972, o presidente Médici chegou a dizer: “Fico feliz todas as noites quando assisto ao noticiário. Porque, no noticiário da Globo, o mundo está um caos, mas o Brasil está em paz”.
Entre os anos de 1978 e 1980 greves realizadas no ABC paulista movimentaram mais de 10 mil trabalhadores, isso nunca passou na Globo.
Em 25 de janeiro de 1984 milhares de paulistanos foram as ruas pedir pelo fim da ditadura e pelas diretas já, a globo noticiou como sendo comemoração do aniversário da cidade.
Em 2012 os jornais de maior audiencia da Rede Globo transmitiu um reportagem de 20 minutos detonando os acusados (condenados) do mensalão, mas apenas os do PT. De outros partidos não foram mencionados, tão pouco o projetos aprovados pelo esquema.
O mensalão do PSDB em Minas gerais, nunca foi mencionado pela editora. A revista época paga um colonista para que quinzenalmente escreva criticando o PT e o ex-presidente Lula.
Informações e ameaças sobre descontos de salário em greves.
A desigualdade de informação ou simplesmente a falta de capacidade de interprtar as informações é uma das maiores causas de corrupção no Brasil e no mundo.

A fortuna de homens como Eike Batista está diretamente relacionada ao acesso a informações privilegiadas.
Fundamentos culturais do poder político
Na grécia antiga, política era considerada uma atividade nobre, pura. Hoje não é bem assim, a maioria das pessoas (não todas) possuem aversão a política. Contudo, muitas pessoas gostam e são atraidas pela política. Como se explica isso?
De acordo com José Álvao (sociólogo) a curiosidade das pessoas pela política está de certa forma ligada ao grau de escolaridade e a situação social do indíviduo e da familia.
Gostar mais ou menos de política tem a ver com a posição social e acesso à educação. Isso quer dizer que alguns grupos sociais se interessam mais por políticas do que outros, sendo assim, participam mais e mantem seu poder sobre os demais.
Tradicional.
Carismático.
Legal.
Full transcript