Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Combate ao desperdício

No description
by

carolina saes

on 31 January 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Combate ao desperdício

A crise da água tem solução?
Karina Rodrigues França
Coletores de ar que condensam água
Máquinas que condensam a umidade da atmosfera em água potável já existem no mercado. O conceito por trás dos chamados “geradores atmosféricos de água” não é nada novo: o ciclo das chuvas ocorre de forma similar, com a condensação e precipitação de massas de ar quentes e úmidas. As máquinas que existem usam basicamente duas técnicas diferentes. A primeira é parecida com a de um ar condicionado: resfriamento do ar e a conseqüente condensação da água, que depois é filtrada e armazenada em pequenos tanques. A outra envolve um processo químico: uma solução concentrada de sal absorve a umidade do ambiente, de onde é extraída a água, que também passa por filtração.
Despoluição de rios
Crescimento da população nas cidades, falta de planejamento no saneamento urbano, conexões clandestinas com a rede de esgoto e indústrias que despejam resíduos indevidos. São várias as razões para a poluição de grandes rios ao redor do mundo.
O primeiro passo para a despoluição de um rio é localizar as fontes poluidoras e interromper esse processo. A partir daí, começa a faxina para retirar os resíduos acumulados ao longo do tempo. Em muitos casos, é preciso retirar moradores irregulares em áreas de mananciais e recompor a vegetação natural das margens do rio.
Combate ao desperdício
O investimento em técnicas mais eficientes de irrigação e o desenvolvimento de sistemas sanitários mais modernos, como descargas mais econômicas, são etapas importantes no combate ao desperdício. Mas um dos primeiros passos é fiscalizar melhor o sistema de coleta e distribuição de água. No Brasil, cerca de 40% da água tratada por esse sistema acaba perdida antes de chegar à população por vazamentos nos canos, ligações clandestinas e redes com defeitos por falta de manutenção.
Aproveitamento da água da chuva
A água captada da chuva e armazenada pode ser usada para fins domésticos e industriais. Dá pra regar jardins, lavar calçadas e carros, limpar a casa, usar na irrigação, na pecuária, no controle de temperatura de ambientes e até para beber. Em países com altos índices pluviométricos, a ideia é quase óbvia. Mas em locais em que a chuva aparece de vez em quando, como nas regiões áridas, essa solução pode ser ainda mais importante
Reúso da água
A ideia de reutilizar a água pode parecer nojenta à primeira vista, mas é uma das soluções mais sustentáveis para resolver a falta de água no mundo. De certa forma, ela reproduz a ideia do próprio ciclo da água na Terra – afinal, a água disponível no planeta é limitada e está sempre sendo “reutilizada”. O reúso funciona assim: a água do esgoto de casas e indústrias é levada por tubulações específicas até estações de tratamento, onde impurezas e partículas sólidas são removidas. A água reciclada pode ser usada nas indústrias e na irrigação
Full transcript