Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Região Norte

love norte
by

Alice Abreu

on 11 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Região Norte

Escola Parque
Turma 704
Estados e capitais
A Região Norte é a mais extensa do Brasil, com
3 853 327 km2. Ocupa cerca de 45% do território nacional e concentra apenas 8% da população brasileira, aproximadamente 16 milhões de habitantes.
A REGIÃO NORTE É FORMADA POR SETE ESTADOS
. Acre- capital Rio Branco
. Amapá- capital Macapá
.Amazonas- capital Manaus
.Pará- capital Belém
.Rondônia- capital Porto Velho
.Roraima- capital Boa Vista
.Tocantins- capital Palmas
Clima
O clima que prevalece na Região Norte é o equatorial úmido, caracterizado por elevadas temperaturas e grandes quantidades de chuva. A região tem temperaturas elevadas o ano todo (médias de 24°C a 26°C).
São características da Região Norte as chuvas de convecção ou de " hora certa", que ocorre no final da tarde. Com o nascer do sol, a temperatura sobe e provoca a evaporação das águas.
Vegetação
Na Região Norte está localizado um grande ecossistema do planeta: a Amazônia, que ocupa quase todo o território da região. Além da Amazônia, há uma pequena faixa de mangue (no litoral de Amapá e Pará)
e alguns pontos de cerrado no extremo sul de Amazonas, Pará,Tocantins e Rondônia.
floresta Amazônica
mangue
cerrado
Rios
A Região Norte abriga a maior rede hidrográfica do mundo: a bacia Amazônica, nome dado ao seu principal rio, o Amazonas.Este rio é o maior do mundo em volume.


Quais são os rios de maior destaque?
Os rios da Amazônia são recursos valiosos para a economia da região. Neles se desenvolvem atividades importantes,como a pesca, a navegação, além da geração de energia elétrica a partir da força da água nas usinas hidrelétricas.
Relevo
Existem diferentes relevos na Região Norte, entretanto, o que predomina é uma superfície bastante plana, ou seja, planícies.Em toda extensão são indentificados cinco planaltos, cinco depressões e quatro planícies, além de tres picos elevados.
obs:

Algumas das principais hidrelétricas são Tucuruí, Samuel e Balbino. Está em construção a usina de Belo Monte, no rio Xingu, que será a quarta maior hidrelétrica do mundo.
Principais impactos ambientais
Os impactos ambientais são desequilibrios no meio ambiente causados pela ação do homem.
A floresta é derrubada de maneira descontrolada por novos fazendeiros e pelas fábricas instaladas, seja para extração e venda da madeira, seja para a pecuária.
É comum a utilização de queimadas para abertura de pastos. Os focos de incêndios na Amazonia aumentam crescentemente.
Os índios só provocam desmatamento em áreas necessárias para a sua alimentação, não removendo os tocos das árvores ou danificando o solo.
A instalação das indústrias e o crescimento das cidades exigem a geração de energia elétrica e é grande o impacto da construção de usinas hidrelétricas da região, que requerem a formação de grandes reservatórios (represas), diminuindo a área de floresta.

Os primeiros habitantes da Região Norte, como no resto do país, foram os indígenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade de tribos e aldeias.

Durante a segunda metade do século XVII, no período colonial, o povoamento da Amazonia ocorreu em razão da exploração das riquezas naturais da floresta:
o cravo, a canela, a castanha, outras plantas medicinais, o tabaco, o algodão e principalmente o cacau. São as chamadas " drogas do sertão", isto é, todos os produtos da flora amazônica.

No fim do século XIX e início do século XX, muitos nordestinos migraram para a Região Norte em razão do ciclo da borracha (extração do látex).

Além do aproveitamento dos recursos naturais, como a extração do látex da seringueira para a produção da borracha e extração de plantas medicinais e frutas da floresta, a Região Norte possui um polo industrial importante de produção de aparelhos eletrônicos , chamado Zona Franca de Manaus, uma área livre dos impostos que são cobrados nas demais regiões do Brasil. A extração da madeira é outra atividade econômica importante, assim como a mineração. Em Carajás são produzidas muitas toneladas de minério de ferro.

A cultura indígena da Região Norte é muito rica. São diversas línguas divididas em 6 troncos linguísticos principais: tupi, aroaque, tukano, jê, carib e pano.

A utilização de plantas medicinais pelos índios influenciou muito a medicina atual.

O boi-bumbá é uma dança do folclore com personagens humanos e animais fantásticos, a partir de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. É uma figura popular do norte brasileiro.

Os objetos feitos de palha e argila e as construções das moradias ilustram a grandeza da cultura indígena.

A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte divide opiniões. Enquanto o governo defende o projeto, sinalizando que se trata da geração de energia elétrica por uma fonte limpa, alguns ambientalistas condenam o alagamento de grandes áreas de floresta e prejuízo para as populações indígenas.

Breve histórico da região
O Amapá também é a origem do Açaí, fruto do qual é extraído o famoso suco, apreciado por muitos no Brasil e no exterior. O açaí também é consumido com carnes, peixes e frutos do mar. O peixe mais apreciado no estado é o Gurijuba.
Economia da região
cultura
Curiosidades
Açaí
ALICE, BERNARD, CECILIA, ANA LUA E GABRIEL N.
FONTES
http://www.sua pesquisa.com/geografia/região_norte.htm
GEOGRAFIA, ESPAÇO E VIVENCIA-EDITORA ATUAL




http://florestaamazonica.info/mos/view/impactos_ambientais


httpp://www.brasilescola.com/brasil/região-norte.htm

Quais são eles?
Full transcript