Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of PEPSI

Composto de Marketing - ESPM
by

Juliana Calazans

on 19 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of PEPSI

Concorrentes
Direto: Coca-Cola é a líder de mercado no Brasil entre refrigerantes em geral e também de tipo Cola. Aposta desde sempre em sua marca como sendo de tradição, voltada para a família, apesar de tentar aproximar-se também dos jovens.
Posicionamento
A marca líder de mercado no Brasil no quesito refrigerante de Cola é a Coca-Cola. Devido ao seu maior tempo no mercado, a marca conseguiu ganhar a preferência da maioria dos consumidores.

Pensando nisso, a Pepsi apostou em uma campanha chamada “Pode ser?”, onde assume seu segundo lugar e busca a característica de ser uma marca jovem e atual, diferenciando-se da sua rival que aposta em sua tradição. Feito isso, a Pepsi conseguiu “um espaço na mente do consumidor”, como afirma Al Ries e Jack Trout em “Posicionamento – a batalha por sua mente”. Sua aposta nos jovens pode ser vista tanto em sua embalagem quanto em suas propagandas pelo mundo.

Microambiente
Variável sociocultural: Ao final desse ano de 2013, a Pepsi irá lançar uma bebida com fibras solúveis para evitar o ganho de peso dos consumidores em épocas festivas, como o natal. Estas fibras absorvem a gordura consumida nos alimentos, já que houve um aumento significativo no número de pessoas que prezam por um cardápio balanceado e saudável. A empresa investiu nessa variável para lucrar com as preferências e os gostos dos clientes de sua marca.
Macroambiente
Variável demográfica: De acordo com Kotler (2012), a principal força demográfica que os profissionais de Marketing monitoram, é a população. Isso foi observado pela CO da Pepsi, que com isso adotou a medida de criar um novo refrigerante. Tal esse o qual possui 60 calorias e com 60% menos açúcar, pois população tornou-se mais exigente e desejam produtos com menos açúcar, pois é prejudicial à saúde.
Grupo:
Juliana Calazans
Lioneide Carneiro
Mariana Martins
Thereza Teófilo

Resumo Produto e Preço

Breve história da Pepsi
É um refrigerante da companhia PepsiCo, que possui mais de 100 anos de história. A marca está presente em 75 países nos cinco continentes. Oficialmente, o refrigerante Pepsi Cola foi lançado no Brasil em 1953 através de uma das divisões da PepsiCo, a Pepsi Beverage International (PBI).

Conhecida como o refrigerante de cola atual e descolado, a Pepsi foca no público jovem, fazendo propagandas e promoções que atinjam diretamente esta fatia da população.

Variável econômica: Visando sempre o custo benefício do consumidor, a Pepsi fez uma garrafa de 237ml com um preço sugerido expresso na tampa de R$ 0,99 que será distribuída em todo o país. Esta iniciativa tráz uma nova forma de consumo imediato, com uma embalagem prática, de baixo desembolso.
O microambiente de uma organização é aquele que engloba todas as outras organizações e indivíduos que, direta ou indiretamente, afetam as atividades dessa organização.
Indireto:
→ Dolly Cola: É mais um dos produtos da linha Dolly, que concentra 10% do mercado de refrigerantes nacional. Apesar de ser conhecida por ser a primeira a disponibilizar produto diet, a marca ainda busca maior espaço no mercado brasileiro;
→ Schin Cola: Um refrigerante de cola da marca Schincariol, que pertence agora a Kirin Holdings, chamada de Brasil Kirin aqui no Brasil. O refrigerante atinge as classes mais baixas devido ao preço.

O produto é sazonal, pois tem venda durante todo o ano, com alguns picos de vendas em datas comemorativas em que se passa mais tempo com grupos de pessoas, ex: aniversários, estudos em grupo, etc.

O produto é elástico, pois como há muitos substitutos, qualquer alteração de preço é muito considerável na escolha da compra deste.

A categoria “carbonatado” também é de venda sazonal porque, assim como a Pepsi, tem venda constante durante o ano todo, mas em datas comemorativas, onde há a reunião de várias pessoas, criam-se picos de consumo.
Análise da demanda do produto (elástica, inelástica, sazonal, etc.) e da categoria
Para a formação do preço é necessário levar em conta o quanto se gasta para produzir o produto e o quanto será acrescentado para obter algum ganho, logo, Preço = Custo + Marke up.

O preço da Pepsi foi formado com base nos concorrentes, como é mostrado na indexação de preços.
Análise de como o preco do produto deve ter sido formado (custo, valor, concorrência)

Verificacão de possível estratégia de precificacão

O produto é de Estratégia Flat, pois por ser muito elástico e assim possuir muitos substitutos, qualquer alteração no posicionamento de preço implicaria diretamente no aumento ou diminuição da demanda.
Índice de preço
Praça e Promoção
Análise da estrutura de distribuição
Por ser um sistema híbrido de canal, os intermediários não são mensurados sem a documentação necessária (que somente pertence à Pepsi), mas pode-se supor que sejam muitos. Como são bens de compra comparada e precisam de abrangência para não perder espaço no mercado, precisa estar presente em PDC's que não podem comprar pedido mínimo, ratificando sua utilização de muitos e incontáveis intermediários.
Níveis de canal
A análise se baseia em quantos níveis de canal intermediário entre a fábrica e o consumidor existem. A PEPSI trabalha com mais de um nível de canal, ou seja, tem uma estratégia multicanal (ou sistema híbrido de distribuição) e alcancando um ou mais segmentos de Mercado.
Por possuir um sistema de distribuição amplo, há uma grande oferta de varejo e, sendo assim, uma maior facilidade de o consumidor ter acesso ao produto.

Presença de possíveis conflitos entre canais
Como sabemos, o objetivo do profissional de Marketing é maximizar as oportunidades de distribuição, estando atento à questões de penetração, logística, custo, preço e, possíveis conflitos entre canais.

Canal vertical: Não foi encontrado.
Canal horizontal: Um possível conflito seria se a empresa oferecesse algum tipo de vantagem a um supermercado sem oferecer aos outros conveniados.
Análise de tipo de loja (ACNilsen) e de distribuição numérica e ponderada
A análise do tipo de loja segundo a ACNielsen, o Guanabara se classifica como Alimentar que é pontos de venda que vendem alimentos e é um Hipermercado porque possui mais de 50 CK’S (possuindo ao todo 70 máquinas registradoras).

Já o Carrefour também é Alimentar e é um Supermercado porque possui entre 20 CK’S a 49 CK’S (possuindo ao todo 37 márquinas registradoras).

Avaliação de estratégia de distribuição
A estratégia de distribuição usada para o produto Pepsi é a distribuição intensiva, pois, por ser um bem de conveniência e o consumidor geralmente comprar com frequência, é necessário que o produto esteja com facilidade de acesso para não perder share para seu concorrente.

Esta estratégia consiste em disponibilizar o produto num maior número de pontos de compra equivalente à oferta do mesmo.

Como a quantidade de varejistas é alta, o controle de canal é baixo.

Análise de Trade MKT
Planograma:
Share of space:
Cross merchandising:
Análise da estratégia Push e Pull
Ponto natural

A Pepsi utiliza da estratégia Pull (selling out) para a venda de seu produto. Com esta estratégia, a empresa usa de ações promocionais e publicidade para que o consumidor procure por livre e espontânea vontade o produto, pois já o conhece e se identifica.

Com isso, a Pepsi faz com o que o seu produto não seja genérico, possuindo uma identidade, atraindo, assim, os compradores. Um dos motivos para que a empresa prefira usar dessa estratégia é a existência de fortes concorrentes, necessitando de uma diferenciação. O produto existe nos pontos de venda em uma quantidade que equivale à sua procura.

Classificação de categoria
Ocasional/Sazonal – são compras específicas, adquiridas em ocasiões especiais, ajudam a reforçar a imagem de provedor especial para o consumidor. É sazonal.
Análise do mix de comunicação
Propaganda
Concentrada nos:
- Meios: Revista, Internet (redes sociais) e TV.
- Veículos: Capricho, Facebook, Globo, etc.

Promoção de vendas
Age em 3 públicos:
- Consumidor final: Degustação e concurso
- Varejo
- Funcionários: Ações de marketing feitas para bater metas ou motivar um melhor rendimento no trabalho. Não foram divulgadas.


Marketing direto
Não tem.

Marketing viral
A tentativa mais recente da Pepsi de se tornar um viral foi o “Pode ser?” colocado no final de cada propaganda, mostrando que tudo pode ter uma segunda opção e mesmo assim continuar sendo bom.

Marketing Digital
- Rodrigo Faro
- Está no YouTube, Facebook e Twitter.

Marketing de eventos
- Associação aos jovens
- Música: Planeta Atlântida e Festival de Verão, Pepsi on Stage
Full transcript