Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

VOCAÇÃO HUMANA

No description
by

Ezeglair de Souza

on 28 August 2018

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of VOCAÇÃO HUMANA

Chamado;
Convite;
Apelo;
Encontro;
Afeição;
Gn 12, 1-2
Jr 1, 4-11
Lc 5, 1-11
Jo 1, 35-43
Mc 1, 16-20
Mt 4, 18-22
Lc 5, 27-28
VOCAÇÃO HUMANA
VOCAÇÃO
"Muito mais que inclinação, dom e aptidão, vocação é um chamamento onde cada pessoa é convidada e convocada a responder com a própria vida o convite de Jesus."
Vocação é caminho para o Pai
Caminho de seguimento de Jesus Cristo e comprometimento com sua Palavra.
Mt 5, 43-48
Jo 6, 34-40
Jo 8, 12
Lc 9, 23-26
CARACTERÍSTICAS DA VOCAÇÃO
"vós sois de Cristo e Cristo é de Deus"
Deus conta conosco
"Não devemos ter medo: Deus acompanha, com paixão e perícia, a obra saída das suas mãos, em cada estação da vida. Ele nunca nos abandona! Tem a peito a realização do seu projecto sobre nós, mas pretende consegui-lo contando com a nossa adesão e a nossa colaboração." (Papa Francisco)
PROFISSÃO
Escolha pessoal
Iniciativa própria
Pode ser mudada
DIÁLOGO COM DEUS
DEUS CONTA COM NOSSA RESPOSTA
Diálogo de amor, entrega, confiança e fidelidade;
Diálogo que acrescenta, valoriza e conduz à maturidade.
Lc 1, 26-38; Lc 19, 1-10; Jo 4, 1-42.
RELACIONAL
"Através da relação única e pessoal com Jesus, que o Baptismo nos conferiu desde o início do nosso renascimento para a vida nova fica exxplicada o modo como pertencemos a Deus. Por conseguinte, é Cristo que nos interpela continuamente com a sua Palavra, pedindo para termos confiança n’Ele, amando-O «com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças» "(Mc 12, 33). (Papa Francisco)
COMUNITÁRIA
MISSIONÁRIA
"Disponhamos, pois, o nosso coração para que seja «boa terra» a fim de ouvir, acolher e viver a Palavra e, assim, dar fruto. Quanto mais soubermos unir-nos a Jesus pela oração, a Sagrada Escritura, a Eucaristia, os Sacramentos celebrados e vividos na Igreja, pela fraternidade vivida, tanto mais há-de crescer em nós a alegria de colaborar com Deus no serviço do Reino de misericórdia e verdade, de justiça e paz." (Papa Francisco)
CHAMADOS A SANTIDADE
"Toda pessoa tem uma vocação e uma missão dadas por Deus para realizar. Não uma vocação qualquer, mais vocação ao amor e à santidade. Deus não chama uns para a perfeição e outros para a mediocridade. Assim é que, por diferentes caminhos ou diferentes estados de vida (casado, solteiro, consagrado ou sacerdote), todos são chamados à santidade e à plenitude da caridade." ( SAV FFB)
Lc 9, 57-62
Lv 19, 1-2
Mt 5, 48
Lc 13, 22-30
Dirijo-me agora àqueles que estão dispostos justamente a pôr-se à escuta da voz de Cristo, que ressoa na Igreja, para compreenderem qual possa ser a sua vocação. Convido-vos a ouvir e seguir Jesus, a deixar-vos transformar interiormente pelas suas palavras que «são espírito e são vida» (Jo 6, 63). Maria, Mãe de Jesus e nossa, repete também a nós: «Fazei o que Ele vos disser!» (Jo 2, 5).
Far-vos-á bem participar, confiadamente, num caminho comunitário que saiba despertar em vós e ao vosso redor as melhores energias. A vocação é um fruto que amadurece no terreno bem cultivado do amor uns aos outros que se faz serviço recíproco, no contexto duma vida eclesial autêntica.
Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno. Porventura não disse Jesus que «por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 35)?
(Papa Francisco)
A RESPOSTA DE NOSSA VOCAÇÃO É DEUS
"todos somos chamados a adorar Cristo no íntimo dos nossos corações (cf. 1 Ped 3, 15), para nos deixarmos alcançar pelo impulso da graça contido na semente da Palavra, que deve crescer em nós e transformar-se em serviço concreto ao próximo." (Papa Francisco)
Lc 1, 39-45;
c 1, 29-31;
Mc 10, 41-45;
Jo 13, 1-20.
Full transcript