Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

SISTEMA DE APOIO A DECISÃO EM GRUPO.

No description
by

cleiton sousa

on 20 February 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of SISTEMA DE APOIO A DECISÃO EM GRUPO.

SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO EM GRUPO
TEORIA GERAL DE SISTEMA
ALUNOS
FERNANDA FERNANDES
ANDREW MAY
RAFAEL LOPES
CLEITON DE SOUSA
PROFESSOR
JORGE MAIA
INTRODUÇÃO
Com a crecente necessidade e capacidade das empresas em gerar informação, e preciso comparar muitos relatorios para realizar uma tomada de decisão, para auxiliar nesta tarefa nasceu os sistemas de suporte a decisão. Sendo possivel processar muitos cenarios antes da decisão, e muitas vezes esta não e realizada sozinho, um grupo de pessoas analisas as diferentes situações e decidem em conjunto.
Este trabalho tem como objetivo demonstrar o funcionamento de um sistema de suporte a decisão, para isso vamos entender o funcionamento de um manufacturing resource planning (MRP) e porque as informações geradas precisam de apoio de outras ferramentas para serem utilizadas em grupo.
Manufacturing Resource Planning
Manufacturing Resource Planning

MRP
( Planejamento dos recursos de manufatura ) É um sistema computacional de apoio a decisão, tem por objetivo realizar o planejamento, dos materias para manufatura, (MRP II tem todas as funcionabilidades do MRP, porem ele tambem controla os processos de fabricação).
Cadastro do inventario
Estruturas de produção
Saldo de estoque
Solicitações de compra
Solicitações de venda
Previsão de vendas
Contas a pagar
Contas a receber
Este sistema depende de varias informações para funcionar, dos quais são:
Manufacturing Resource Planning
O
MRP
integra todas essas informações em um unico local, baseado nas solicitações de venda calcular a demanda do produto, verifica a necessidade de produzi-lo, e caso falte alguma materia-prima determinada na estrutura do produto, realiza a solicitação de compra.
Com somente um clique e possivel obter o suporte que uma pessoa levaria horas comparando os relatorios.
Sistema de Apoio a Decisão em Grupo
Sistemas de apoio a decisão levam os gestores a tomarem decisões de melhor qualidade, porem alguns cenarios são inadequados quando envolve um grupo na tomada de decisão. Sistema de apoio a decisão em grupo e um facilitador pois neste tipo de analise o foco pode ser perdido, e topicos caindo no esquecimento, etc.
Este sistema deve ser de facil uso, especifico ou geral, flexivel, possibilidade de entrada anonima de informação para reduzir conflitos, comunicação paralela.
Caracteristicas de um Sistema de Apoio a Decisão em Grupo (SADG)
As organizações buscam tomar decisões de melhor qualidade em todos os níveis da empresa, essas decisões às vezes têm que ser tomadas em grupos o que pode tomar muito tempo dos funcionários e da gerência. Assim os gerentes buscam ferramentas para agilizar esse processo, o sistema de apoio a decisão em grupo fornece essas ferramentas ao gestor. O sistema permite a troca e o armazenamento de informações entre as pessoas através de um ambiente virtual, mesmo com os colaboradores estando fisicamente dispersos.
Caracteristicas de um Sistema de Apoio a Decisão em Grupo (SADG)
* Projeto especial:
* Facilidade de uso:
* Flexibilidade:
* Apoio à tomada de decisão:
* Entrada anônima:
* Redução do comportamento negativo do grupo:
* Comunicação unificada e paralela:
O SADG admite que procedimentos especiais, dispositivos e aproximações são importantes na tomada de decisão. Já que desenvolvem o raciocínio crítico, comunicação efetiva e boas técnicas de tomada de decisão em grupo.
E essencial que o SADG, seja fácil de aprender a usar, já que sistemas complexos raramente serão utilizados.
Um SADG eficaz deve apoiar as diferentes abordagens que os gerentes utilizam na tomada de decisão, além de encontrar um meio para interagir diferentes perspectivas em uma visão comum.
Um SADG pode apoiar diferentes abordagens como a abordagem Delphi, na qual os tomadores de decisões estão dispersos geograficamente, encorajando a diversidade entre membros do grupo e promovendo a criatividade e pensamento original na tomada de decisão. Outra abordagem é brainstorming, na qual membros oferecem idéias que “vem a mente” promovendo criatividade e pensamento livre. A abordagem de consenso de grupo força o grupo a tomar decisões unânimes.
Alguns SADGs permitem entradas anônimas, ou seja, a pessoa que da entrada não é conhecida dos outros membros, exemplo, muitas empresas usam para obter melhores decisões sem saber que membro fez, podendo ser um gerente ou um funcionário do nível operacional.
Se as sessões do grupo forem mal planejadas e executadas pode resultar em perca de tempo. Os procedimentos para um planejamento e gerenciamento eficaz das reuniões de grupos podem ser incorporados na abordagem do GSS.
Com um GSS, cada membro do grupo enfoca uma questão e faz um comentário ao mesmo tempo, entrando com elas em um PC ou na estação de trabalho. Essas questões são imediatamente exibidas no PC de todos os membros do grupo. Comunicação paralela acelera o encaminhamento da reunião e resulta em melhores decisões. Comunicação unificada amarra e integra os diferentes
sitemas de comunicação, incluindo telefones tradicionais, telefones celulares, e-mail etc.
* Manutenção de registros automatizados:
A maior parte dos SADG mantém automaticamente os registros detalhados de uma reunião. Cada comentário que entra no PC de um membro do grupo ou estação de trabalho pode ser registrado anonimamente, além de possuir características de votação e de classificação automáticas. Depois da votação pelos membros do grupo, o SADG registra cada voto e faz as classificações apropriadas. (STAIR, REYNOLDS, 2011).
Conforme Stair e Reynolds (2011), os SADG assumem diversos tipos de configuração de rede, adaptando as necessidades do grupo, dependendo do tipo de decisão a ser apoiada e a localização geográfica dos membros do grupo.
Software GDSS
O software GDSS, muitas vezes chamado
groupware
ou
software para grupos de trabalho
(
workgroup software
), ajuda no agendamento, na comunicação e na gestão de reuniões em grupo.
Suas principais características:
Software GDSS
Sistemas de Correio Eletrônico:

As aplicações de correio eletrônico se popularizaram como ferramentas para a interação de indivíduos;
Sistemas de Suporte à Decisão em Grupo:
Oferecerem recursos para a condução da discussão e técnicas para a tomada de decisão;
Sistemas de Co-Autoria:

Têm o objetivo de oferecer um espaço de trabalho compartilhado em que os participantes podem visualizar o objeto sendo construído e manipulá-lo simultaneamente;
Workflow:

automação e gerência de processos de trabalho.
Alternativas GDSS
Os sistemas de apoio à decisão em grupo podem assumir diversos tipos de configuração de redes, dependendo das necessidades do grupo do tipo de decisão a ser apoiada e das localizações geográficas dos membros do grupo. A frequência de uso do GDSS e as localizações dos responsáveis pelas decisões são fatores muito importantes.
Alternativas GDSS
A Sala de decisão
Um local onde os tomadores de decisão se encontram no mesmo edifício ou área geográfica. Geralmente a sala de decisão deve ter alguns computadores e um projetor para apresentações. Ou também pode ser equipada com rede de computadores e um software sofisticado de SADG. A rede de decisões de área local; teleconferência; a rede de decisões de área expandida.
Alternativas GDSS
A rede de decisões de área local
E utilizada quando os membros se encontram no mesmo prédio ou área geográfica, nos quais a tomada de decisões dos grupos é freqüente, e as tecnologias e os equipamentos do GSS são colocados diretamente nos escritórios de cada membro.

Alternativas GDSS
Teleconferência
Acontece quando a localização dos membros do grupo é distante e a tomada de decisão acontece
raramente.
Alternativas GDSS
Rede de decisão de área expandida
Acontece quando a localização dos membros do grupo é distante, porem a tomada de decisão é freqüente. Essa alternativa permite a formação de grupos de trabalho virtuais, onde colaboradores localizados em todo o mundo trabalham em cima de um mesmo problema organizacional.
A sala de decisão pode ser a melhor alternativa quando os colaboradores tiverem situados em localizações próximas e as decisões forem de pouca freqüência. Quando os colaboradores estiverem distantes e precisam tomar decisões freqüentemente e em grupo, a área expandida é a melhor alternativa, para atingir as metas da organização.
Conclusão
Para a tomada de decisão as empresas necessitam de informações com certa rapidez e eficácia, para sobrevirem em um ambiente altamente competitivo. O sistema de informação em grupo (SADG) oferece ferramentas importantes para os gestores obterem um suporte na resolução de problemas em grupo, por proporcionar uma grande interação com os membros da organização.
Referências
Stair, Ralph M.
Principios de Sistemas de Informação / Ralph M. Stair,
George W. Reynolds; [ Tradução Harue Avritscher; revisão tecnica
Flavio Soares Corrêa da Silva ]. - Tradução da 9. ed. Norte-Americana - São Paulo: Cengage Learning, 2013.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO
SAP Business One
Sistema de Apoio a Decisão em Grupo
Sistemas de apoio a decisão em grupo são utilizados em muitas indústrias, governo e instituições militares.
Exemplos:
 Arquitetos
 Empresas industriais
 Engenheiros
Full transcript