Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Unicamp - Inglês

No description
by

Geovane Portiglioti

on 8 May 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Unicamp - Inglês

The Correction!
As respostas são avaliadas através de uma escala com seis níveis (de 0 a 5) que buscam refletir os vários níveis ou camadas de compreensão do candidato. Como a prova é composta de 12 perguntas, tem-se um total de 60 pontos. Por que usar uma escala de seis níveis e não simplesmente uma de dois níveis, 0 e 5 ou certo ou errado? Exatamente para ser mais sensível aos diversos graus de adequação da resposta e fazer uma discriminação mais fina entre os vários candidatos. Não podemos esquecer que sua habilidade de leitura pode ainda estar em desenvolvimento. O estágio em que se encontra, embora não lhe permita dar uma resposta totalmente adequada (nota 5), permite-lhe ao menos que sua resposta seja parcialmente adequada (nota 3), uma tentativa de aproximação dos objetivos propostos. Uma resposta nota 5, portanto, é aquela que traz todos os elementos indispensáveis, assim como as relações corretas entre eles. Uma resposta nota 4, em geral, é uma resposta nota 5 com alguma inadequação ou algum adendo comprometedor. As outras notas são, em geral, combinações diferentes dos elementos considerados indispensáveis.

Texto 1


O texto foi extraído da página da
Nature
na Internet, é o trecho inicial de um texto mais longo de divulgação científica sobre a geofagia, um assunto pouco conhecido do mundo desenvolvido e, por isso mesmo, curioso e interessante. Apesar de o assunto ser desconhecido, o vocabulário é simples e, ao mesmo tempo, rico em sufixos, prefixos e um número grande de palavras cognatas. Foram elaboradas três perguntas com base nesse texto.
A pergunta, que tem duas partes, chama a atenção para um aspecto pouco trabalhado na escola, que é a relação entre as estratégias discursivas usadas pelo autor e o universo referencial do leitor presumido. O objetivo específico é identificar o público que o autor tem em mente, justificando a resposta através dos elementos de contextualização fornecidos no primeiro parágrafo do texto, a saber, familiaridade ou conhecimento de hábitos urbanos relacionados à alimentação: restaurantes típicos, fast food e entrega a domicílio. É necessário salientar que “Justifique” refere-se à primeira parte da pergunta e não ao motivo pelo qual o autor se dirige a esse público.
Você pode, por exemplo, ler um texto de forma muito geral, para obter apenas a idéia central, para decidir se o assunto lhe interessa; ou pode ler o mesmo texto de maneira muito detalhada, prestando atenção aos detalhes, como quando está estudando para uma prova.
First things first:
FOCO
Em primeiro lugar, é muito importante uma leitura extremamente cuidadosa do enunciado da questão, para que fique bem claro o que está sendo solicitado.
Para sair-se bem nessa prova de leitura é necessário saber ler com compreensão, construir sentidos, não apenas traduzir palavras ou manipular formas lingüísticas e/ou falar a língua.
Unicamp - Inglês
Skimming vs Scanning
Better be careful!
As respostas às questões deverão ser redigidas em Português, salvo se houver alguma instrução contrária. Respostas em Inglês são anuladas. Erros ortográficos e de concordância não interferem na nota, desde que não prejudiquem o que se quis dizer.




É importante salientar que as respostas deverão ser completas, não no sentido em que essa instrução tem sido interpretada, ou seja, de se iniciarem retomando o enunciado da questão, mas no sentido de se constituírem textos completos, que ofereçam elementos suficientes para a avaliação. Respostas vagas, que não trazem informações suficientes, ou mal redigidas, comprometem a avaliação.
Um texto longo não significa que seja inevitavelmente difícil, assim como um texto curto não é necessariamente fácil.
15.
16.
O objetivo da questão é identificar uma relação de causa e efeito entre dois trechos do texto, sinalizada pelo articulador lógico
why
juntamente com o elemento
this
. A questão pressupõe também o conhecimento dos prefixos negativos
un-, under-
e
miss-
, e de itens lexicais em sua maioria básicos ou cognatos. A questão é de dificuldade média. Por um lado, é muito localizada, não exigindo o processamento do texto como um todo.

17.
A questão tem como objetivo identificar um uso pouco comum de um item lexical muito conhecido (
but
), que tem como função estabelecer uma relação entre duas idéias. Mesmo desconhecendo o significado da palavra, o bom leitor poderá responder adequadamente à questão, pois poderá inferir seu significado através do contexto. Embora focalize apenas um item lexical, a pergunta não deixa de ser uma questão de leitura, uma vez que pressupõe uma interpretação adequada tanto do trecho que a contém quanto daquele que vem a seguir – focalizado na pergunta anterior.
Full transcript