Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Filosofia

No description
by

Pilar Giraldo

on 6 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Filosofia

Ana Laura Bertolucci, Bruno Ferreira, Cecília Barros,
Pilar Giraldo e Rodrigo Gardenal Tao da Física Os ensinos de LaoTsé eram, em parte, uma reação contra o Confucionismo humanístico e ético daquele tempo.
Dizia que as pessoas deveriam evitar todo tipo de obrigações e convívios sociais, e se dedicassem a uma vida simples, espontânea e meditativa, voltada à natureza. Por isso, o imperador Shi Huang Ti mandou queimar os livros de Confuncio. O objetivo do livro é explorar a relação entre os conceitos da Física moderna e as idéias básicas existentes nas tradições filosóficas e religiosas do Extremo Oriente. Pretende melhorar a imagem da ciência demonstrando a existência de uma harmonia essencial entre o espírito da sabedoria Oriental e o da ciência Ocidental. “Antes do céu e da terra existirem, havia algo nebuloso... Eu não sei o seu nome, e eu o chamo de Tao.”
Lao Tse VI a.C milêêêênios V a.C. Linha do Tempo Escola de Mileto "Aqueles que pensam que a matéria é viva." - Holozoístas Ciência, filosofia e religião não se encontravam separadas. Physis - Tentativa de ver a natureza essencial de todas as coisas. Heráclito Ensinava que todas as transforamções no mundo derivam da interação dinâmica e cíclica dos opostos;

Logos - Unidade que contém e transcende todas as forças opostas; Parmêmides Denominava seu princípio básico como o ser, afirmando-o único e invariável; A reconciliação das idéias de Parmênides e Heráclito deu origem ao conceito de Átomo. Os atomistas gregos estabeleceram uma linha bastante nítida que separava espírito e matéria. Com a idéia de uma divisão entre espírito e matéria os filósofos voltaram sua atenção para o mundo espiritual, a alma humana e os problemas de ética. Todo o conhecimento científico da antiguidade, originados no apogeu da ciência e da cultura grega nos séculos V e VI a.C., foi organizado e sistematizado por Aristóteles. XV Renascimento Volta do interesse pela matéria. Surgimento dos experimentos e teorias científicas. Galileu foi o primeiro a combinar conhecimento empírico com matemática, sendo considerado como o pai da ciência moderna. XVII René Descartes Divisão em dois reinos. O da mente (res cogitans)
O da matéria (res extensa) A divisão "cartesiana" permitiu aos cientistas tratar a matéria como algo morto. XIX Isaac Newton Surgimento da mecânica Newtoniana, alicerce da física clássica Modelo mecanicista dominou o pensamento científico do período. Em consequência da divisão cartesiana, indivíduos, têm consciência de si mesmos como Ego isolados existindo "dentro" de seus corpos.

Mente separada do corpo - controle - conflito entre vontade consciente e instintos involuntários.

Pontos positivos e negativos. Enquanto isso no oriente... A Visão Oriental Visão "orgânica" do mundo. Todas as coisas e todos os fatos percebidos pelos sentidos acham-se interrelacionados. A tendência ocidental de fragmentação é vista como uma ilusão. Avidya = Ignorância Resultado de uma mente perturbada. "Quando a mente é perturbada, produz-se a multiplicidade das coisas, quando a mente é aquietadaa, a multiplicidade das coisas desaparece." As escolas do misticismo oriental divergem em inúmeros detalhes. Todas enfatizam a importância de tornar-se consciente da unidade básica do universo e da interrelação mútua de todas as coisas. A Visão Oriental Dinamismo, tempo e mudança como características fundamentais. O cosmo é eterno, vivo, orgânico, espiritual e material ao mesmo tempo. Entretanto... Oriente Ocidente Racional Intuitivo Conhecimento Matemática Verbal Prós Contras Modelos de Linguagem Rigoroso e consistente. Os símbolos não se relacionam com a experiência humana. Apresenta conceitos que podem ser compreendidos intuitivamente. Imprecisos e ambíguos. "Sei que nada sei"
Sócrates "O melhor é não saber que se sabe."
Lao Tse Se existe um elemento intuitivo na ciência, existe um elemento racional no misticismo oriental. É aí que podemos estabelecer comparações. Ciências X Misticismo Experiência O cerne de toda escola mística oriental é a Qual a natureza do conhecimento? " A experiência pessoal é [...] o fundamento da filosofia budista. Nesse sentido, o Budismo constitui um experimentalismo ou empirismo radical, por mais dialética que mais tarde viesse a se tornar para esquadrinhar o significado da experiência da iluminação." Qual a linguagem expressa? Taoísmo Foi a base da ciência e da tecnologia chinesas. Observação Experiência Insight Noção de... Situado exteriormente ao mundo do intelecto, o insight, seria obtido pela observação e não pelo pensamento, pelo olhar para dentro de si mesmo. Experiência com objetos e fatos do cotidiano. Racional Os taoístas encaravam seus templos como locais de observação. Intuitivo Mundo multidimensional - complexo e variado No Budismo Ch'an, o ver desempenha o papel mais importante, por constituir a base do conhecer. "O conhecer é impossível sem o ver; todo conhecimento possui sua origem na visão. O ver é a experiência da iluminação." Reino da Ciência - mede e quantifica Limitações O "ver ", neste caso, não deve ser compreendido em seu sentido literal, e sim, no metafórico. Mundo de distinção intelectual. Mapa - sistema de símbolos e conceitos abstratos (estrutura sequencial e linear típica do nosso pensamento e fala) Inexistem linhas ou formas regulares. Superação da confusão. Experiência direta da realidade que transcende o pensamento intelectual e a percepção sensorial. O paralelo entre os experimentos científicos e as experiências místicas. Conhecimento absoluto - experiência não intelectual De acordo com o autor, as diferenças entre os dois tipos de observação residem unicamente em sua abordagem e não em sua confiabilidade ou complexidade. Treinamento Não garante sucesso. Os cientistas e os místicos desenvolveram métodos altamente sofisticados de observação da natureza inacessíveis aos leigos. Repetir o experimento. Os dois tipos de conhecimento aparecem em ambos os campos. Física Conhecimento baseado em
pesquisa científica. Todas enfatizam a unidade básica do universo e a nescessidade de tornar-se consciente desta unidade e da inter-relação mútua de todas as coisas. Reunir evidências empíricas a cerca dos fenômenos a serem explicados. 3
E
T
A
P
A
S Fatos experimentais correlacionados com símbolos matemáticos - forma precisa e consistente. Modelo matemático ou Teoria Transmitir os resultados aos leigos . Modelo verbal Todas as teorias devem se apoiar sobre experimentos. Método científico O conhecimento racional constitui a parcela mais significativa da pesquisa científica. Mas o que seria dela sem a... Intuição Os insights nada servirão à Física se não forem formulados em uma moldura matemática consistente e suplementados por uma interpretação em linguagem matemática. Pitágoras introduziu o raciocínio lógico no domínio da religião. Linguagem Matemática L
i
n
g
u
a
g
e
m A
b
s
t
r
a
t
a A ambiguidade e a falta de precisão para os poetas são essenciais. Já a ciência limita ainda mais o significado de suas palavras, pois visa definições claras e conexões nítidas. Estados Meditativos. Concluindo... Baseadas em quais afirmações? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? O Misticismo oriental baseia-se na percepção direta da natureza da realidade; a Física baseia-se na observação dos fenômenos naturais através de experimentos científicos. X Ambos os campos necessitam transmitir seus conhecimentos, entretanto, sabem dos limites que a linguagem verbal impõe. Palavras apresentam diferentes significados - substituídas por símbolos.
Mapa com algumas facetas da realidade,
inerente à própria realidade. "Todas as coisas são números". Como resolver o problema? Na Ciência... Tentar desenvolver teorias mais abrangentes que sejam válidas para uma faixa maior de fenômenos. No Misticismo Oriental... Se expressam de:
Mítos
Símbolos
Imagens Poéticas
Afirmações Paradoxais Portanto... "O deus que dança e a teoria física são criações da mente, modelos que buscam descrever a intuição que seus autores possuem acerca da realidade." ?HAN? No Oriente, a matemática deve ser encarada como parte de nosso mapa conceitual e não como faceta da realidade. Indiferenciada Indeterminada Influencia quase todos os aspectos da sociedade humana.
Base da ciência natural.

Exploração do mundo atômico e subatômico nos leva a uma revisão de nossos conceitos básicos - retorno às origens. No Ocidente, o misticismo, desempenha um papel marginal, já no Oriente este constitui apenas o caráter essencial da filosofia e da religião. "Penso, logo existo" Física Moderna
Full transcript