Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Territórios e geopolítica

No description
by

Joao Olimpio

on 29 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Territórios e geopolítica

Territórios e geopolítica
FONTS
Territórios e fronteiras no mundo atual
O termo "fronteira" refere-se a uma região ou faixa, enquanto que o termo "limite" está ligado a uma concepção imaginária. A fronteira é uma faixa do território situada em torno dos limites internacionais. A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo, dois países, dois estados, dois municípios.

As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos. Elas determinam também a área territorial precisa de um Estado, a sua base física.

As fronteiras podem ser naturais, geométricas ou arbitrárias; sendo delimitações territoriais e políticas que, através da proteção que garante aos seus estados, representa a autonomia e a soberania desses perante os outros.
Territórios, povos e culturas
O século XX assistiu a uma aceleração considerável dos fluxos migratórios geradores de comunidades migrantes minoritárias, mas numerosas, em países de acolhimento. Muitos desses grupos acabaram por se integrar plenamente na sociedade que os acolheu, mesmo que mantivessem a memória da sua origem, sobretudo quando a circulação se fez dentro da Europa, ou entre a Europa e a América. No entanto, a generalização destes grandes movimentos criou novos problemas, quando minorias oriundas de civilizações distintas se adaptaram às tecnologias de quem os acolheu, mas cultivaram simultaneamente uma endogamia (cultural e genética) e mesmo um desprezo pela cultura receptora.
Povos sem territórios: Minorias nacionais
As minorias nacionais afirmam que são "nações" ou "povos" distintos, com direitos inerentes à auto-determinação que não foram abandonados pela sua federação com outras nações num país mais lato. Os direitos de auto-governo dividem o povo em povos separados, cada qual com os seus próprios direitos, territórios e poderes de auto-governo; e, logo, cada um tem a sua comunidade política autónoma. Se a cidadania é a pertença a uma comunidade política, então os direitos de auto-governo dão origem a uma espécie de cidadania dual, e a conflitos sobre com que comunidade os cidadãos mais se identificam. Geralmente, muitas das minorias nacionais devido a esses fatores não possuem soberania sobre o território em que vivem e acabam ficando sem território.
Minorias nacionais, territórios e nacionalismos
Conclusão
Introdução
As fronteiras dividem povos, separam nações e distanciam culturas. Essas barreiras imaginárias já foram cenário de batalhas sangrentas, em que pessoas se digladiavam com um único objetivo de ampliar o domínio geográfico de seus países.
Para compreender o que é um território, é preciso considerá-lo como produto do trabalho de uma sociedade, com toda a sua complexidade econômica e cultural. Uma determinada área, em qualquer ponto do espaço geográfico, pode ser definida por seu tipo de governo, sua cultura, seu sistema econômico e outros agentes que influenciam a sua organização e que a individualizam nesse espaço. Na política, o território é o espaço nacional controlado por um Estado - nação.
O termo minoria diz respeito a determinado grupo humano ou social que esteja em inferioridade numérica ou em situação de subordinação sócio-econômica, política ou cultural, em relação a outro grupo, que é majoritário ou dominante em uma dada sociedade. Uma minoria pode ser étnica, religiosa, linguística, de gênero, idade, condição física ou psíquica.

Minorias não são necessariamente perseguidas ou dizimadas pelo grupo dominante, mas historicamente existem numerosos casos de perseguições. E muitas minorias nacionais almejam conquistar autonomia sobre seus territórios buscando a formação de um Estado livre e soberano muitas vezes reinvindicações lideradas por grupos radicais.
E que as minorias nacionais se trata de um determinado grupo humano ou social em inferioridade numérica que almeja conquistar autonomia sobre seus territórios
Produzido por:
João Olímpio
Caio Felipe
Henrique Cardoso
Gabriel Bandeira
Matheus Paulino
Maria Luisa
#
Neste capitulo vamos falar sobre os territórios e a geopolítica, vamos estudar sobre os povos e suas Culturas, territórios e suas fronteiras, além das minorias nacionais e nacionalismo.
Full transcript