Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Trabalho em equipe

Estudo de caso
by

adson lopes

on 11 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Trabalho em equipe

Trabalho em Equipe e Processo Grupal ESTUDO DE CASO GERENCIAL - NEFROLOGIA

Adson Lopes
Bruna Rafaella TRABALHO EM EQUIPE
É um modalidade de trabalho coletivo que se contrapõem ao modo independente e isolado com que os profissionais de saúde e de enfermagem executam seus trabalhos no cotidiano.

EQUIPE
Este termo faz referencia a uma situação de trabalho, que está associado a realização de tarefas compartilhadas entre vários indivíduos com o mesmo objetivo. Em 1966 começa no Brasil a proposta de trabalho em equipe, com objetivo de melhor aproveitamento do pessoal de enfermagem e objetivo de voltar o cuidado para o paciente, tomando como base a utilização do pessoal de enfermagem com máxima economia e eficácia. Importante no trabalho em equipe:
Comunicação
Liderança
Participação no trabalho Dupla dimensão do processo de trabalho do enfermeiro:
Ações assistenciais (Nurses)
Gerenciamento (Lady Nurses) Divisão do trabalho de enfermagem.

Desde o inicio expressa como um trabalho coletivo, uma vez que as ações de enfermagem não podem ser desenvolvidas aparentemente por uma pessoa só.

Caracterização por um trabalho contínuo e constante. 1970 – Houve a proposta do trabalho em equipe multiprofissional de saúde. Especializações tende a fragmentação do cuidado prestado ao paciente.

“...é imperativo reconhecer que indivíduos isolados, ou mesmo categorias profissionais inteiras, são limitadas para dar conta de fato do aspecto de demandas apresentadas pelos sujeitos que sofrem. Isto coloca o trabalho interdisciplinar multiprofissional como necessidade fundamental.” INTEGRALIDADE DA ASSISTÊNCIA

É um conjunto articulado e continuo das ações e serviços preventivo e curativos, individuais e coletivos, exercido para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. Conforme lei Lei 8080/90. TRABALHO EM SAÚDE

É um processo de transformação que ocorre porque as pessoas têm necessidades que precisam ser satisfeitas, neste caso necessidade de saúde. Visto como uma ação produtiva e interação social. È importante a dinâmica de divisão do trabalho. A Organização do Trabalho em Saúde por Equipes Tipos de Trabalho em Equipe Equipe Integração - Observa-se a busca de articulação das ações e de interação dos profissionais.

Equipe Agrupamento - Ocorrem a justaposição das ações e o mero agrupamento de agentes. O que caracteriza o trabalho em equipe integrado? Articulação das ações - executadas pelos distintos profissionais da equipe.

Interação dos agentes - orientada para o entendimento (Comunicação). Características de uma equipe integrada: Flexibilidar a divisão de trabalho;
Preservar as diferenças técnicas entre os trabalhos especializados;
Questionar a desigualdade na valorização dos distintos trabalhos e respectivos agentes;
Descentralizar a tomada de decisão nas equipes e no serviço;
Exercer a autonomia profissional;
Construir um projeto assistencial comum. Articulação das Ações Interação dos Agentes O Gerenciamento da Equipe e do processo Grupal Alguns gerentes acreditam que o trabalho em equipe (integrado) acontece quando: Um grupo se encontra e discute o trabalho;
Não ocorrem desavenças, conflitos ou atritos entre as pessoas.
Todos se dão bem.
O grupo toma decisões votando democraticamente. Porém, um grupo torna-se equipe integrada quando: Estabelece objetivos e metas comuns.
A liderança se alterna entre as pessoas.
O processo de comunicação flui entre todos os membros;
permite que as ações se complementem.
O trabalho é colaborativo/cooperativo e com base em consenso COMPETÊNCIAS - HABILIDADES - ATITUDES A serem desenvolvidas nos profissionais de saúde para trabalhar em equipes e coordenar grupos: Fundamentação teórica e prática. Aprender a exercitar a análise das situações de conflitos (desenvolver a capacidade do grupo na autoanálise). Experiências de aprendizagem por meio das quais terá condições de obter competências (formação profissional). Dimensões de Investimento Para o preparo dos profissionais assumirem a função de coordenação de grupos DIMENSÃO INDIVIDUAL
DIMENSÃO GRUPAL
DIMENSÃO INSTITUCIONAL GRANDE DESAFIO

TRANSIÇÃO DE
EQUIPE AGRUPAMENTO
PARA
EQUIPE INTEGRAÇÃO Essa proposta emerge de um processo contraditório, representado pela tensão entre a tendência crescente de especialização e a necessidade de integração dos trabalhos produzidos pelas diferentes áreas de saúde. Trabalho vivo : situado na dimensão do cotidiano, no instituinte, ou seja, o que esta em processo e está e está em ação.

Trabalho morto: refere-se a todos os produtos-meios que estão envolvidos no processo de trabalho e que são resultado de um trabalho humano anterior, tais como equipamentos e saberes estruturados.
Full transcript