Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Modernidade

No description
by

Eduarda Horst

on 5 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Modernidade

Modernidade Líquida


Eduarda Gandolfi Horst - 3B
Her
Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador e involuntariamente se apaixona pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.
Sinopse
O filme aborda um tema muito presente no mundo contemporâneo que é a ligação entre o homem e a tecnologia e a relação de dependência entre o homem e os avanços tecnológicos.
Dependência virtual
Segundo a pesquisa feita pelo psicólogo americano Larry Rosen, que é uma das maiores autoridades mundiais quando o assunto é a relação entre o homem e a tecnologia, confirma - se que "dependemos cada vez mais da tecnologia. Acontece que ela falha e nós nos tornamos vítimas"".
Seu diagnóstico é alarmante: todos nós, sem exceção, somos vítimas de uma nova modalidade de stress, provocada pela dependência cada vez maior da tecnologia. "Ficamos irritados quando algo não funciona bem. Pode ser tanto o telefone celular quanto a máquina de fazer café"
Tecnostress
Em uma entrevista feita a revista Veja Larry afirma: "É a irritação que sentimos por não conseguir operar o videocassete novo ou quando ligamos para alguém insistentemente e ouvimos que o telefone celular está fora de área. Veja o caso da internet. Nunca as pessoas tiveram acesso a tanta informação. Mas, em muitos casos, o efeito pode ser inverso. Ao invés de ajudar, atrapalha. Estatísticas mostram que o volume de informações disponível dobra a cada 72 dias. As pessoas correm o risco de se perder diante de tanta coisa. A conseqüência imediata? Stress".
No filme
A presença da tecnologia é o foco do filme e fica visível esta nova modalidade de estresse causada pela modernidade tecnológica. Há cenas em que a falta de conecxão entre Theodore e o Sistema Operacional causa uma enorme angústia no escritor, o que comprova a existência do tecnoestresse. A dependência do homem com o mundo virtual é explícita na obra.
Full transcript