Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Bruno - Portfólio

No description
by

Bruno Machado

on 4 June 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Bruno - Portfólio

Bruno Machado
CASES
planner
MegaMatte + Sampa
O Problema
Tipicamente carioca, a rede de lanchonetes MegaMatte nos buscou com a missão de tornar a franquia reconhecida também pelos paulistas após a inauguração de oito novas lojas, as primeiras no estado. A marca, além de desconhecida pelos paulistas, não possuía nenhum canal de comunicação forte com clientes nas redes sociais.
A Solução
O Resultado
Com o desafio de apresentar a marca para os paulistas e aumentar o fluxo nas novas lojas, desenvolvemos, baseados numa estratégia que misturava branded content e agenciamento de mídia, o MegaMatte+Sampa. Nessa ativação, os usuários ganhavam um combo pago exclusivamente com o engajamento no Facebook e no Twitter através de tasks semanais como, por exemplo, enviar sua foto preferida tirada na cidade. Sem sorteio.
As estratégia de ações aplicadas nas redes resultaram em um crescimento de 800% em likes no Facebook. Além disso, ao final da campanha, cerca de 60% dos curtidores da páginal oficial eram de São Paulo. Quanto ao PDV, cerca de 2 mil vouchers valendo diferentes combos foram gerados através de diferentes tasks e utilizados nas lojas em 2 meses de campanha.
Desafio AA SkiClub
O problema
O público jovem do Ski Club era carente de conteúdo exclusivo pelo fato da marca principal ser tradicional e carregar uma imagem mais envelhecida. A marca sequer possuía perfis nas redes, utilizando o site como única forma de divulgação do programa.
A Solução
Com a missão de rejuvenescer o público da SkiClub, convidamos os blogueiros Flavio Lamenza, o Chongas e Rodrigo Fernandes, o Jacaré Banguela, para um desafio: esquiar sem neve. Nossa objetivo era aproximar o público dos personagens e relacioná-los com a marca, e com essa premissa criamos uma websérie com 5 episódios, sendo o último deles em Vail, Colorado, em um resort da AA. Contamos também com um investimento de mídia, com divulgação em blogs populares como o próprio JB e sites do segmento de ski. Tudo isso combinado com a criação e estilização de uma página no FB.
O resultado
Conseguimos cerca de 100 mil views somando todos os vídeos da campanha, número que mostrou que a série foi bem recebida pelo target. Além disso, os dados demográficos colhidos ao final da campanha mostravam que o público predominante nas redes era masculino (87%), com idade de 18 a 44 anos (70%), exatamente o público que queríamos e precisávamos atingir. Na página, deixamos um legado de cerca de 3 mil curtidas, além de abas com todos os vídeos, todos os resorts e pacotes oferecidos pela AA.
As Gêmeas
O Problema
De volta ao gerenciamento da Ideia s/a depois de um longo tempo com perfis estagnados, a World Study precisava, com pouca verba, gerar fluxo na nova página, ainda com poucos fãs e com baixo engajamento. A empresa, por mais forte que seja no segmento de intercâmbios, figurava como a pior em termos de curtida e engajamento entre todas as suas concorrentes. Além disso, a WS sentia a necessidade de criar mailing, já que possuia pouquíssimo contato de possíveis interessados em seus pacotes.
A Solução
O Resultado
Com esse cenário, apostamos no spread the word. Buscando engajamento, criamos o Concurso "As Gêmeas Querem Ouvir Você", onde os usuários eram convidados a criar "causas" através de um aplicativo no Facebook. A "causa" com o maior número de apoiadores levava um intercâmbio 100% custeado pela agência. Ou seja, para vencer, os participantes precisavam divulgar massivamente o aplicativo e convidar os amigos para serem apoiadores, motivados pelo fato de que todos seriam premiados de alguma forma.
O resultado foi além das expectativas. Em 2 meses de ação, a página teve um boom de curtidas e engajamento, pulando de 2 mil fãs para 29 mil, se posicionando entre as três maiores do segmento. Além disso, 500 diferentes causas foram criadas e cerca de 10 mil usuários participaram da campanha - abastecendo o mailings list da empresa -, se não como criadores de causa, como apoiadores. A causa vencedora teve 1.200 apoios e todos eles foram premiados.
Concurso High School
O Problema
Com o terreno mais firme após a ativação com as Gêmeas, recebemos da WS outra missão. O programa de High School, um dos carros chefes da empresa, estava prestes a abrir as inscrições e o antigo modelo de divulgação, através apenas de formulário no site, havia sido pouco efetivo no ano anterior. Precisávamos então divulgar o curso de forma mais ampla para encontrar entre nossos usuários possíveis interessados em matricular-se.
A Solução
O Resultado
Incorporamos a tradição do High School americano e criamos um novo Concurso Cultural. Através de um aplicativo, os usuários interessados em ganhar uma bolsa de 100% do programa nos EUA deveriam enviar uma foto para participar de um Yearbook virtual na página. E como manda a tradição, o "aluno" com mais assinaturas sobre a foto seria eleito o mais popular e, consequentemente, levaria o prêmio. As assinaturas, assim como na ação anterior, vinham através da divulgação da ativação para amigos, que ao toparem participar, automaticamente geravam uma assinatura virtual.
Assim como na primeira ativação, o resultado superou as expectativas do cliente. O número de curtidas, que não era o objetivo principal, subiu de 35 mil para 49 mil, aumentando ainda mais o engajamento. Já o aplicativo teve 15.800 acessos e 1.025 participações, cumprindo o dever de levar o programa para um número maior de possíveis alunos e mais uma vez abastacendo o mailing list do cliente com o target desejado.
Máquina de Soco
O Problema
As redes da Red Nose sempre tiveram um ótimo engajamento, mas faltava uma ativação para consolidar o bom relacionamento entre a marca e os seus fãs.
A Solução
O Resultado
Pesquisando o perfil dos novos fãs da página e o cenário do momento, entendemos que MMA era a bola da vez na Red Nose. A marca, que patrocina alguns lutadores renomados como Wanderlei Silva, tinha um apelo gigante com o tema. Foi assim que, em parceria com a PlayerUm, criamos o game Máquina de Soco. O jogo era bem simples e intuitivo e o vencedor seria escolhido a partir do ranking geral do game ao final da ação. O prêmio? Um ingresso com tudo pago para o UFC Las Vegas.
9 mil usuários participaram do game, que teve média de 500 acessos diários. Sentindo o sucesso da campanha, a Red Nose entrou de cabeça no universo do MMA, patrocinando diversos atletas e competições. A página teve crescimento de 50 mil curtidas durante a ação e estimulou o cliente a investir ainda mais em mídia. Por conta disso, a Red Nose foi a primeira conta da Ideia s/a atingir a marca de 1 milhão de curtidas.
A Ideia
No ano passado, após fazermos uma postagem sobre MMA na page da Red Nose, um usuário interagiu afirmando que tatuaria sem hesitar a logo da marca na pele. E nós pensamos: por que não?
A Ativação
O Resultado
Alinhado com o pensamento do fundador da marca, procuramos enfatizar "atitudes ousadas de quem compartilha nossos ideais" ao lançar na página da Red Nose a seguinte pergunta: “Quem mostraria que é uma pessoa casca grossa e tatuaria o pitbull da nossa marca?”. As respostas vieram rápido e mais de 100 usuários toparam o desafio, criando até mesmo uma lista de espera. As tattoos foram feitas gratuitamente em parceria com o estúdio Tattoo You e transmitidas em tempo real através da page da marca.
O resultado foi uma ativação que reforçou o branding e o relacionamento diferenciado do usuário com a marca. Diferentes canais deram destaque a ativação, como Exame, UOL e sites do segmento de tatuagens. Além disso, após diversos pedidos, abriu-se a possibilidade de expandir a ativação para outros estados.
Tatue o Pitbull
Obrigado. :)
Full transcript