Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

6 Ovinos e caprinos - Instalações e Equipamentos

SPA
by

Manuela Dias Pimenta

on 5 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of 6 Ovinos e caprinos - Instalações e Equipamentos

Sistemas de Produção
Animal Ovinos e Caprinos Instalações e Equipamentos mmcdias@sapo.pt 2013 Manuela Dias Pimenta Objectivo Resumindo Dúvidas?... mmcdias@sapo.pt "Se não puder voar, corra!
Se não puder andar, rasteje!
Mas, continue em frente de qualquer jeito! Martin Luther King Instalações e Equipamentos os sistemas de produção de ovinos e caprinos estam ligados a modelos de exploração de tipo extensivo o semi-extensivo;
os animais são alojados em abrigos, unicamente para resguarda-los das condições meteorológicas o para agrupa-los durante a noite. o maneio do gado ovino e caprino intensificou-se devido ao maior aproveitamento que se faz do leite ou da produção de carne, consequentemente esta troca dos abrigos converteu-se em instalações que devem garantir a comodidade dos animais, um maneio racional do rebanho e da alimentação e que incluem as instalações de ordenha;
este tipo de alojamentos são mais simples, polivalentes e versáteis que os para vacas e porcos. a alimentação destas espécies adaptou-se à progressiva melhoria na produção leiteira que se obteve através dos métodos de selecção genética ou ao introduzir raças estrangeiras;
o suporte da produção baseia-se numa alimentação mais sofisticada através de misturas completas;
utilização de comedouros mecânicos de passadeira distribuídos ao longo de todo o estábulo;
as salas de ordenha foram uma consequência da intensificação, do incremento da produção e das exigências quanto à qualidade do leite. Instalações e edifícios necessários As instalações necessárias num rebanho com orientação para a produção leiteira são:
Estábulo ou nave de alojamento, que posteriormente se dividirá en função dos lotes produtivos do rebanho;
Zona de ordenha, incluindo a sala de ordenha, sala de espera (nem sempre), a leitaria e a maquinaria;
Nave auxiliar ou armazém de matérias-primas;
Pé-dilúvio, para o banho dos cascos;
Banho para desparasitações;
Estrumeira;
Cais e manga de carga de gado. Elementos da exploração As explorações de ovinos são, em relação às instalações de outras espécies, muito simples e estão na maioria dos casos centradas numa nave onde se alojam os animais.
A orientação do estábulo faz-se em função dos ventos dominantes na zona, de forma a que o lado maior da nave fique o mais paralelo possível nesta direcção. Descrição dos alojamentos As paredes laterais são simples, de um material barato, mas que proteja do vento, sem isolamento térmico.
Deverá ter uma altura mínima de 2 m desde o solo e o edifício uma altura mínima de 3 m, para facilitar a limpeza. Os muros têm de ser capazes de suportar o empurrar do estrume acumulado, do equipamento de limpeza e dos animais. A cobertura em geral não necessita de isolamento, já que o frio se compensa com o calor dos animais e estes são muito resistentes, o calor corrige-se com uma ventilação adequada.
As portas serão amplas, de 3 a 4 m de largura, e que possuam algum sistema para que possam subir conforme aumenta a cama. A sua abertura efectua-se para o exterior. Devem permitir a passagem dos animais e permitir a passagem do tractor, reboque, pá, Unifeed, etc. As janelas estarão a uma altura mínima de 1,50 m desde o pavimento, no entanto devem ser continuas e abertas nas fachadas. A distribuição do espaço faz-se em função do estado produtivo dos animais. No modelo característico dos ovinos os grupos de animais são:
- Ovelhas multíparas em produção leiteira;
- Ovelhas multíparas gestantes e secas. Existe um sector dentro do espaço destinado a multíparas gestantes e secas dedicado a maternidade, com cubículos ou jaulas.
- Cordeiros de reposição.
- Machos.
- Nalgumas ocasiões existe uma sala especial para cordeiros lactantes de amamentação artificial. A nave de alojamento dos animais constrói-se ampla, de tal forma que a disposição dos grupos de animais se faça posteriormente mediante comedouros e cercas amovíveis, em função do estado produtivo dos animais. Um detalhe importante é racionar a disposição dos espaços em função da rota das ovelhas para a sala de ordenha. A distribuição dos comedouros pode-se realizar de 3 modos:
a) Distribuição de comedouros móveis no interior dos espaços, próximos aos muros ou no centro dos espaços. Neste modelo a distribuição dos grupos de animais realiza-se com cercas móveis;
b) Construção de um corredor de alimentação central ao longo da nave. Cada grupo de reprodutores está separado de ambos lados pelo corredor.
c) Construção de passadeiras de alimentação mecânicas ao longo da nave. Cada passadeira corresponde a um grupo de produção, neste modelo os animais situam-se em ambos os lados da passadeira o que se torna num melhor aproveitamento do espaço. Este comedouro carrega-se mecanicamente num extremo. Os bebedouros situam-se em muitas ocasiões na parede e distribuídos ao longo da nave. A nave dimensiona-se em função do número de animais a alojar, tendo em conta a morfologia do animal e o sistema de exploração utilizado. Dimensionamento da exploração
Dever-se-à ter em conta as condições ambientais óptimas para o gado ovino e caprino. os abrigos são mais utilizados em sistemas extensivos;
os edifícios são utilizados em explorações intensivas, maioritariamente para leite (maior especialização). Relacionar os diferentes tipos de instalações com os sistemas de exploração.
Full transcript