Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

Catarina Fonseca

on 26 February 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

O que são? Provas de broncomotricidade Distensibilidade pulmonar ou “Compliance” Provas Funcionais
Respiratórias São métodos complementares de diagnóstico que nos vão permitir avaliar como é que funciona o sistema respiratório durante o acto da respiração, ou seja, na inspiração e expiração. Gasometria Arterial Prova de Marcha Esforço Cardio - Respiratório Pletismografia Permite avaliar os volumes pulmonares já que também estima a capacidade pulmonar total e o volume residual.
Permite a análise de débitos por unidades de pressão.
É realizada numa cabine herméticamente fechada. Perfusão
Corresponde à circulação pulmonar, ou seja à passagem do sangue ejectado pelo coração direito, transportando dióxido de carbono e captando oxigénio. Difusão
Passagem de gases na membrana alvéolo-capilar, ou seja, consiste nas trocas gasosas alvéolares. Ventilação
Ideia geral de trocas que acontecem entre o ambiente e o corpo humano. Movimentos da caixa torácica Função
Pulmonar Forças elásticas conjunto pulmão - caixa torácica Forças pulmonares aplicadas Tem um papel importante na avaliação da eficácia dos mecanismos respiratórios, através do estudo da capacidade de transporte do ar, da força dos músculos envolvidos na respiração e da resistência das vias respiratórias. Espirometria Teste standart, mede o volume de ar inspirado e expirado num determinado período de tempo. Num traçado de espirometria podemos monitorizar o volume corrente e traçar as expirações forçadas, que leva a informação acerca da capacidade vital. Diluição de Gases Oscilometria de impulso É um método não invasivo de avaliação da mecânica ventilatória.
Usa um gerador externo de impulsos como fonte de força ao contrário das outras técnicas que usam os músculos respiratórios.

Os impulsos geram oscilações de fluxo que se sobrepõem à ventilação espontânea permitindo analisar as respectivas respostas de variação de pressão e débito a estes impulsos. Pressões Máximas Respiratórias Existem dois tipos de técnicas principais, as pressões máximas inspiratórias e as expiratórias.
PIM - pressão máxima subatmosférica que se consegue desenvolver durante uma inspiração máxima contra uma via aérea ocluida.
Valores normais: homens- superior 100 cmH2O mulheres- superior 70 cmH2O
PEM - pressão máxima que se consegue desenvolver durante um maior esforço expiratório possível contra uma va aérea ocluida.
Valores Normais: homens- superior a 140 cmH2O mulheres -superior a 90 cm H2O Definida como a relação existente entre as variações de volume pulmonar e as variações correspondentes da pressão trans-pulmonar no mesmo ciclo respiratório.

Para determinar a compliance pulmonar é necessário conhecer as mudanças de volume induzidas pelas variações de pressão trans-pulmonar.
A curva da compliance pulmonar ou a sua “slope” pode variar consoante as diversas patologias. Ex.: enfisema Verifica a variação do calibre brônquico por estímulos broncoconstritores e/ou broncodilatadores.
Há dois tipos:
Provas de broncodilatação - mostra se um obstrução brônquica é ou não reversível
Provas de broncoconstrição - avalia a predisposição das vias aéreas para o broncoespasmo (risco de colapso). Estudo dos gases com base numa colheita de uma amostra de sangue arterial.

Os paramêtros analisados:
pH, PaCO2, PaO2, concentração de bicarbonato, excesso de base e saturação de O2 Avalia a distância que o individuo consegue andar numa superficie plana durante seis minutos de modo a identificar sintomas respiratórios.
Ex.: dispneia - falta de ar Avaliação do conjunto coração/pulmão quando sujeito ao esforço.
Este exame é feito num cicloergómetro. Pretende determinar o volume de ar contido no pulmão no final de uma expiração normal CRF - capacidade residual funcional.
Engloba dois grandes grupos de técnicas, a diluição com hélio e o washout do azoto.
Full transcript