Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Ciclo do Fósforo.

No description
by

Laura Schatzmann

on 9 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Ciclo do Fósforo.

O fosfato é, absorvido pelos vegetais através do solo ou de soluções aquosas e é utilizado para formar compostos orgânicos essenciais à vida, assim passa de fosfato inorgânico para fosfato orgânico. Na agricultura, fosfato se refere a um dos três nutrientes primários das plantas, e é um componente dos fertilizantes. O fosfato é extraído de depósitos de rocha sedimentária e tratado quimicamente para aumentar a sua concentração e torná-lo mais solúvel, o que facilita sua absorção pelas plantas. O fosfato sem tratamento, apenas pulverizado, é normalmente utilizado em cultivo orgânico.
Ciclo do Fósforo.
Fósforo.
O que é?
O ciclo.
As rochas.
O fósforo é um elemento químico,não-metal,
presente entre os principais elementos que constituem os seres vivos, seus átomos fazem parte, por exemplo, da composição de ossos e dentes e de importantes moléculas, tais como as de DNA e RNA.
Grupo: 5A.
Símbolo: P.

CHON
P
S.

Ciclo do Fósforo.
O ciclo do fósforo está entre os mais simples pois são raros os gases que possuem fósforo em suas moléculas e também porque o único composto de fato importante aos seres vivos é o íon fosfato PO43-. Trata-se, portanto, de um ciclo sedimentar e não atmosférico, como os ciclos do nitrogênio, carbono e oxigênio, por exemplo.
O principal reservatório natural de fosfato são as rochas.Com o passar dos anos, as rochas sofrem degradação e são transformadas em solo por meio de um conjunto de fenômenos físicos e químicos denominado intemperismo, e, assim, o íon fosfato é liberado, voltando ao ecossistema. Por ser um composto solúvel, esse íon é facilmente carregado pelas chuvas até as águas dos mares e dos rios.
Vegetais
Os animais obtem o fosfato através
da água e da cadeia alimentar,As aves marinhas, por exemplo, desempenham um importante papel na manutenção desse ciclo, pois são consumidoras de peixes marinhos e ao expelirem o guano (nome dado às fezes de aves) no solo, trazem o fosfato novamente ao meio terrestre.

Com a decomposição da matéria orgânica feita por bactérias fosfolizantes, o íon fosfato presente na estrutura dos seres vivos é devolvido ao solo e à água sob a forma inorgânica, formando outro reservatório desse nutriente na natureza. A partir daí, o fosfato é novamente incorporado às rochas, retomando o seu ciclo.
Animais
Full transcript