Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

August Macke

Apresentação sobre vida e obra de August Macke (1887-1914)
by

Pedro Luz

on 19 February 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of August Macke

Der Blaue Reiter
- August Macke (Páginas 18 e 19) 9º A: Pedro Luz; Arthur Brazão;
Dante Rovere;
João Magnani;
Lucca de Paula. Como um verdadeiro artista de seu tempo, Macke soube introduzir em suas pinturas os elementos vanguardistas que mais lhe interessavam, com originalidade e criatividade. August Macke foi um dos principais membros do grupo expressionista alemão "Der Blaue Reiter" (O Cavaleiro Azul). Ele viveu durante uma época excepcionalmente inovadora para a arte da Alemanha, com o desenvolvimento dos principais movimentos expressionistas do país, bem como a chegada dos sucessivos movimentos vanguardistas que estavam surgindo no resto da Europa. Introdução À esquerda, pai e mãe de August; à direita, August junto das irmãs Ottilie e Auguste. August Robert Ludwig Macke nasceu em janeiro de 1887, na cidade alemã de Meschede, região de Vestefália. Era filho de August Friedrich Macke, um empreiteiro e artista amador, e de Maria Florentine, née Adolph, vinda de família de agricultores da região de Sauerland.
Pouco depois de seu nascimento, a família se mudou para Colônia, cidade onde Macke estudou o Ensino Médio (Kreuzgymnasium) e ficou amigo de Hanns Thuar, que também se tornaria um artista e de quem continuaria amigo pelo resto da vida. August e sua família se mudam para Bonn em 1900, onde se torna amigo de Walter Gerhardt e de sua irmã Elisabeth, com quem se casaria em 1909. Biografia Os primeiros contatos que Macke teve com a arte foram com os desenhos do pai, as impressões japonesas colecionadas pelo pai de seu amigo Thuar e as obras de Arnold Bocklin que ele viu em uma visita a Basileia em 1900.
Macke perdeu o pai em 1904, ano em que se matriculou na Academia de Artes de Düsseldorf.
Nessa mesma época, teve aulas noturnas com Helmut Fritz Ehmke e fez alguns trabalhos como designer de palcos e figurinista no teatro Schauspielhaus Düsseldorf. Entre 1905 e 1906, fez várias viagens para a Itália, Países Baixos, Bélgica, e Grã-Bretanha. Biografia http://en.wikipedia.org/wiki/August_Macke
http://www.augustmacke.com/
http://www.august-macke-haus.de/01e_version/macke/augustmacke.htm
http://www.augustmacke.org/biography.html
http://migre.me/dc9N4
http://migre.me/dc9NK
http://migre.me/dcaqk
http://migre.me/dcasb
http://migre.me/dcat0
http://migre.me/dcava
http://migre.me/dcawq
http://migre.me/dcaxg
http://migre.me/dcaP7
http://migre.me/dcaQM
http://migre.me/dcaYT
http://migre.me/dcb84 Fontes: Em suma Macke viveu grande parte de sua vida profissional em Bonn, Alemanha, salvo várias viagens a Paris, Itália, Países Baixos e Tunísia. Em 1907, em sua primeira viagem a Paris, pôde ver o trabalho dos impressionistas franceses, e pouco depois passou alguns meses no estúdio de Lovis Corinth, um importante impressionista alemão.
Podemos dizer que nessa época seu estilo se formou baseado no Impressionismo e Pós-Impressionismo franceses, passando depois por um período fauvista.
Foi em 1910 que, por meio de sua amizade com Franz Marc, August conheceu Wassily Kandinsky e se tornou membro importante do grupo expressionista Der Blaue Reiter, compartilhando da estética subjetiva e dos interesses simbólicos e sentimentais do grupo. Carreira Em uma de suas viagens a Paris em 1912, desta vez acompanhdo de Franz Marc, Macke conhece Robert Delaunay, cujo estilo cubista, chamado de Orfismo, influenciou a pintura de Macke dali para frente.
Podemos até considerar que em suas obras de janelas de lojas (à esquerda), Macke traz uma representação pessoal da obra "Janelas", de Delaunay (à direita). Carreira Aquarela de vitrine de loja, 1913. No ínicio, o estilo de Macke era basicamente impressionista, porém ele acaba absorvendo elementos cubistas e futuristas. Foi provavelmente devido à sua visita à Delaunay que suas pinturas passaram a ter uma certa simplificação das formas.
Acima de tudo podemos considerar August Macke um “mestre colorista”, que criou em suas pinturas e aquarelas um mundo colorido e alegre. Além de retratos, seu repertório inclui paisagens, naturezas mortas e nus. Por vezes, retrata transeuntes abaixo de árvores, em parques e zoológicos, e também mulheres em frente à vitrines de lojas e butiques. Carreira Com a Primeira Guerra Mundial, August e Franz Marc se alistam no exército, interrompendo o movimento do Der Blaue Reiter.
Macke morre em 26 de setembro de 1914, segundo mês da Guerra, na fronte de batalha em Champagne, França. Sua última pintura, "Adeus", retrata o sentimento de melancolia que se estabeleceu com a eclosão da guerra. Carreira Reflexo em vitrine, 1913. Na mesa do jardim, 1914. Mais Obras de Macke Autorretrato com chapéu, 1909. Natureza morta, 1910. Mais Obras de Macke Café turco, 1914. Jardim zoológico, 1912. Mais Obras de Macke ... Em homenagem ao artista também foi fundado, em 1991, o museu August-Macke-Haus. Ele está situado na antiga casa de Macke em Bonn, onde ele viveu de 1911 a 1914. O interior do museu apresenta salas reconstruídas e também algumas exibições temporárias, geralmente focando no Expressionismo. ... Em 1959 foi criado o Prêmio August Macke pelos distritos de Arnsberg, Brilon, Meschede e Olpe, na região de Hochsauerland, Alemanha. Ao vencedor é oferecida a quantia de 20,000 € e a oportunidade de exibir seus trabalhos no museu de Arnsberg. Você sabia que...
Full transcript