Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

A aplicação de Matrizes nos jogos

No description
by

Matheus Domiciano

on 25 August 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A aplicação de Matrizes nos jogos

A aplicação de Matrizes nos games
Caixa Morfológica

Essa técnica serve para gerarmos uma matriz com características desejadas e, depois, fazer combinações para criar conceitos de jogos, personagens, golpes e outras aplicações.
Abaixo, temos palavras de um jogo selecionadas em colunas, depois elementos de jogo básicos. Combinando um item de cada linha, conseguimos gerar várias alternativas de games.






Outro uso é a criação de um personagem. Podemos listar linhas com características tais como olhos, cabelo, boca, acessórios, roupas, raça e assim por diante. Pode-se também, usar desenhos como no exemplo abaixo:
INTRODUÇÃO
Matemática em Jogos 3D
Em jogos 3D a matemática é intensamente, supremamente, e qualquer outro termo exagerado, indispensável! É impossivel fazer um jogo 3D sem usar a matemática.
A razão é que sem matemática, não há 3D, pois o computador simula o 3D em nossa tela, e para fazer isso, faz uso intenso de matrizes.

*Para poder dizer ao computador a posição do observador e a projeção ( que inclui a perspectiva e tamanho do mundo 3D ) usa-se matrizes!

*Para rotacionar, transladar (mover) e escalar um modelo, usa-se multiplicações de matrizes.

*Para se obter a direção de um corpo rotacionado e move-lo nesta direção, usa-se calculo vetorial e transformações com matrizes.

Foi por volta do século XIX que o estudo de matrizes teve sua importância para além do cálculo de determinantes.

Para os jogos digitais podemos citar vários exemplos diretos de aplicação de matrizes:

> A produção de um inventário;
> O desenvolvimento de um ''game'', na qual os inimigos se posicionem ao redor do jogador para um ataque e assim não ficarem sobre postos;
> Operações de transformações como translação de objetos e rotações



"Se você quiser programar jogos, mas não gostaria de ter que aprender matemática, então esqueça [...]é que na programação, tudo é lógica e matemática, a linguagem é apenas um meio para o programador se “expressar” para o computador."
Como mostrado na imagem, é possível armazenar em uma matriz
A
o ''0'' para posições livres e o ''1'' para posições ocupadas ao redor do player(vitima), desse modo os inimigos saberão por onde podem atacar e não ficarão sobrepostos. Parece algo simples, porém em muitos jogos esse erro de sobreposição ocorre justo no momento de ataque em grupos.
MATEMÁTICA EM JOGOS 2D
Escala: é uma relação de proporcionalidade estabelecida com uma figura. A utilização de escalas é importante para estabelecer a relação do protagonista do
game
com os demais personagens, além disso podemos utilizar para jogos 2D como uma especíe de ''ilusão de profundidade'' criando objetos menores e fazendo uso de cor, luz e sombra e perpesctiva.
Para ampliar a imagem abaixo em 100%, ou seja, para a figura final ter o dobro do tamanho original utilizo o produto de escala por matrizes e determino novos pontos.
Se quisesermos ampliar a figura mantendo um dos vértices como pivô, então primeiro temos que transladar o pivô para a origem do sistema, consequentemente todos os outros pontos também serão transladados pela mesma matriz. Em seguida multiplicamos pela "matriz escala" que desejamos e finalmente transladar para posição inicial.
O efeito final é a imagem a seguir:

Bruno De Paula Nº 05
Felipe Andriato Nº 07
Filip Gustavo Nº08
João Pereira Nº 20
Leonardo Gonçalves Nº23
Matheus Domiciano Nº 29
Victor Lorenzo Nº 34
Victor Martins Nº 35
Full transcript