Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Trabalho Polimeros

No description
by

Rafaela Valagao

on 18 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Trabalho Polimeros

Outras fontes naturais de polimeros sao as resinas derivadas do petróleo, do carbono e do gás natural.




O petroleo por exemplo, é materia-prima mais utilizada no fabrico dos plásticos. Após ser extraído da natureza é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através do aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos; a este processo chama-se destilação. O que são?? POLIMEROS Afonso Pereira 1
Catarina Carvalho 8
Rafaela Valagao 23
Raquel Leal 24
Rita Ribeiro 25 Como se classificam? De onde vêm os plasticos? Processos de produção e tranformação dos Plásticos Corte
Conformação
Moldagem
Extrusão
Impregnação
Calandragem
Laminagem
Prensagem
Pultrusão
Enrolamento Filamentar
RTM Plástico, do grego : Plástikos Moldáveis

Os polimeros naturais, podem ser encontrados em plantas e animais Existem polímeros naturais e sintéticos. Os sintéticos são produzidos industrialmente e dão origem aos plásticos. As propriedades dos plásticos são definidas principalmente pela química orgânica do polímero.

( Caracteristicas diferentes Componentes variados e diferentes)
ex: Dureza, transparência, densidade e resistência ao calor, flexibilidade, estabilidade, solventes ...etc

A temperatura tem uma grande importancia no comportamento dos polimeros: Temperaturas baixas Temperaturas altas + Liquidos / viscosos + duros Propriedades Físicas-(ligações e acabamentos) Propriedades mecânicas Matéria Prima e Manufatura dos Plásticos O tamanho da cadeia depende da temperatura e do tempo de reacção. Cada cadeia apresenta um tamanho destinto e portanto, uma massa molecular destinta São, tal como o nome indica, polímeros feitos por meio de “adição” em cadeia de unidades simples de monômeros, todos iguais entre si. Dentro dos polimeros de adição existe um tipo especial chamados os Copolimeros, a diferença consiste no facto de que o polimero é formado pela adição de dois ou mais tipos de monômeros( diferentes). Polimerização por adição Polimerização por Condensação Ao contrário dos polímeros de adição, estes polimeros são formados pela reacção de monômeros diferentes entre si. Além disso, ocorre a liberação de moléculas pequenas durante a reação, principalmente moléculas de água. Polimerização por Rearranjo São polimeros que durante o processo de polimerização sofrem uma alteração nas suas estruturas químicas, devido à reacção entre monomeros.
Exemplo disso é o poliuretano, usado principalmente em produtos feitos de espuma. Polimeros de condensação Polimeros de adiçao Os polimeros sintéticos dividem-se em 3 grupos menores : - Os Termoendurecíveis: Que são aqueles que não se fundem quando reaquecidos.
E são mais resistentes ao calor.
Exemplos :
Resinas poliester (1), epoxida (2) e fenólica (3), e o silicone (4) Sopro: Moldagem por: O tamanho e estrutura da molécula determinam as propriedades do material plástico.
Os polímeros dividem-se em 3 tipos: - Os Elastomeros: É a classe intermediária entre os termoplásticos e os Termoendurecíveis. Não são fusíveis, mas apresentam alta elasticidade, não sendo rígidos como os Termoendurecíveis.
Exemplos :
(Poliisopreno )Pneus,câmaras-de-ar, vedações,mangueiras de borracha. (1) (2) (3) (4) - Os Termoplásticos: São os plásticos que não sofrem alterações na sua estrutura química durante o aquecimento e que podem ser novamente fundidos após arrefecidos.
Exemplos:
(PP )- cordas, tubos para água quente, fios e cabos, frascos;
(PEAD) - embalagens para detergentes, tambores para tintas;
(PEBD)- sacos industrial, fraldas descartáveis; (PET)- sacos de supermercados, garrafas, tampas;
(PS)- pratos, tampas, aparelhos de barbear descartáveis;
(PVC)- embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue; (PS) (PP) (PVC) Máquina Laser De forma geral todos os plásticos acabam por passar pelo processo do corte, sejam: fresados, cortados, furados, retificados,vincados e/ou polidos. Pois este processos permite definir o tamanho e muitas vezes a aprecencia da peça.
Para isso são necessárias varias maquinas: Fresadora Router CNC Corte Digital Conformação Processo de fabricação por conformação plástica, consiste na passagem de um corpo sólido entre dois cilindros, de modo que sua espessura sofra uma diminuição, enquanto que a largura e o comprimento do corpo sofrem um aumento proporcional. Corta e grava em plástico através de fresas. Possui diversos módulos operacionais, sendo possivel: gravar, furar, vincar e traçar Corta e grava em plástico através de laser CO2. Corte Moldagem por Injeção Este processo de moldagem consiste essencialmente em amolecer o material num cilindro aquecido e sua consequente injeção em alta pressão para o interior de um molde relativamente frio, onde endurece e toma a forma final. Prensagem É um processo simples e bastante utilizado no fabrico de peças que têm a necessidade de acabamento nas duas superfícies, este processo, pode ser utilizado para fabricar peças de pequeno porte e baixo volume de produção. Pultrusão De termoplásticos: De termoendurecíveis: Processo idêntico à moldagem por injeção de termoplásticos, no entanto, as temperaturas no cilindro devem ser relativamente baixas. É um processo no qual se utiliza pressão de ar para expandir um plástico macio na cavidade do molde. 1) Obtenção da pré-forma (extrusão).
2) Fecha-se o molde, e a parte superior da pré-forma (tubo) é fechada pelo molde.
3) Introduz-se ar comprimido no tubo, que o expande enchendo o molde.
4) A peça é arrefecida mantendo-se sob pressão do ar, o molde é aberto e a peça é removida. Compressão a quente: A resina,por vezes pré-aquecida. é introduzida no molde(quente) e comprimida no espaço entre o molde e o contramolde.
A resina é curada no proprio molde. Rotação: Os grânulos da resina são aquecidos e arrefecidos num molde que pode ser girado em três dimensões. A rotação distribui o plástico igualmente ao longo das paredes do molde.
Os grânulos são aquecidos e misturados mecanicamentesendoforçados a passar através de uma pequena abertura e arrefecidos com ar ou água. Compressão a frio: A resina é curada a temperatura ambiente ou numa estufa. Como se fazem garrafas de plástico? Transferencia: A resina não é introduzida diretamente na cavidade do molde, mas sim numa câmara exterior. Depois do molde estar fechado, o êmbolo força a resina a passar da câmara exterior, através de um sistema de gitagem, para as cavidades do molde. Depois do material moldado ter tido tempo para que ocorra a cura, e que se forme um material polimérico rígido, pode então retirar-se a peça do molde. Enrolamento Filamentar A palavra pultrusão provem do inglês “to pull” que significa precisamente “puxar”. Este é um processo de fabrico continuo que processo consiste em “puxar” as fibras de reforço e embebe-las em resina liquida(geralmente poliéster). Após a impregnação, as fibras seguem para um molde metálico aquecido, que tem o formato da seção do perfil desejado.
Os principais produtos pultrudados são as grades, pisos,leitos para cabos, escadas, etc. RTM (Resin Transfer Molding) Consiste em ir molhando em resina líquida os fios que vão saindo dos molinetes e enrolá-los num mandril com a forma final da estrutura. Pode ser utilizado para a produção de vasos de pressão especiais, tubos para reforço de canos de plástico para aquedutos, tanques de combustível, corpo de mísseis. Tal como o nome indica, as resinas são transferidas (injectadas) para o molde.
Este processo consiste em infiltrar nas resinas o reforço fibroso que se encontra no molde. O nosso tempo, é chamado de "Era do Plástico".
Pois,surgindo há século e meio, esteve em constantes mutações até aos dias de hoje e veio mudar o quotidiano do ser humano. Evolui da matéria prima até ao material sintético utilizado em tudo o que nos rodeia. Esta utilização em massa veio melhor em muito as nossas condições de vida, desde a área da saúde, a simples aplicações domésticas, passando tambem pela tecnologia de hoje em dia. A Evolução do Plastico Mero - partes Do grego : Poli - muitas Os polímeros são compostos de varias macromoléculas em cadeia formadas pelas sucessivas ligações de monômeros 3000 aC ao Ano zero : Uma das primeiras aplicações com polimeros foi a "goma arábica" e em seguida o âmbar. Surgiu em 800d.C, pela primeira vez, o Latex (extraído de arvores de borracha da região) Mas como nem tudo sao rosas e nada se faz sem trabalho...O Plastico não surgiu do nada. Foram precisos muitos anos e muitas mentes brilhantes para termos o que temos hoje.... Entre 1500's e 1700's : Foi por esta altura que se começou a explorar as várias gomas e borrachas. E que se produziu a primeira borracha natural, usada para apagar,à qual se deu o nome de Rubber (do inglês rub- raspar) 1800's Mais tarde foram produzidas as primeiras fibras têxteis artificiais, a partir da celulose, chamadas de Rayon .  

Foi tambem patententeada a Galatite (uma resina produzida através de leite batido e coalhado curado por imersão em formaldeído) foi muito usada na fabricação de botões e cabos de guarda-chuva.   Charles Goodyear descobriu a vulcanização combinando a borracha natural com enxofre e aquecendo a 132 Cº. A borracha vulcanizada é um polimero com uma maior duração e é utilizada para o fabrico de peneus para automoveis.

Nelson Goodyear patenteia e comercializa a Ebonite, material produzido pela vulcanização da borracha com excesso de enxofre. É duro, escuro e brilhante. O surgimento deste material é um marco fundamental na história dos polímeros, pois foi o primeiro polímero termorrígido produzido pelo homem.

Começam a ser fabricados os primeiros preservativos de latex. O final do século XIX marca o surgimento da indústria petroquímica, base para produção de monômeros para fabricação de polímeros sintéticos. 1900's Marca o início de uma “Era de Ouro” nas pesquisas sobre polímeros.

Deu-se a descoberta dos silicones e do primeiro plástico totalmente sintético, a Bakelite,

O acetato de celulose, como película, começa a ser testado pela indústria fotográfica e cinematográfica.  

Dá-se inicio à produção da Formica,resina fenólica que foi usada com muito sucesso no revestimento de mobiliário doméstico.

Desenvolvimento das maquinas injectoras, fazendo com que os plásticos passem a ser produzidos em maior

Homens e polímeros chegam à Lua através da Apollo 11 (NASA).

Criação da LycraDesenvolvimento da borracha como catalisador- isolante em fios e vabos elétricos.

Primeira máquina de moldagem para a produção de garrafas sopradas de PEAD  

A Coca-Cola Company inicia testes usando garrafas de plástico transparente para o seu refrigerante para acondicionar bebidas gasosas, substituindo totalmente as garrafas de vidro.

Desenvolvimento Naylon e do vidro acrilico/organico.

Dá-se o primeiro grande choque do petroleo afectando profundamente a industria dos plasticos, e aumentando assim o interesse pela reciclagem 2000 A Phillips incorpora diodos poliméricos emissores de luz (PLED) nas telas magic mirror de seus telefones celulares.



Nicholas Kotov, desenvolve o chamado “aço plástico”. Este nanocompósito polimérico é tão forte como o aço,porém, mais leve e transparente. Os plásticos sao utilizados em quase todos os setores da economia,tais como:
Construção civil, agrícola, de calçados,móveis, alimentos, têxtil, lazer,telecomunicações, eletroeletrônicos, automobilísticos, médico-hospitalar e distribuição de energia.Cada vez a um preço mais acessivel e comum, o plástico invadiu continentes e evoluiu as sociedades. Com diferentes tipos de plasticidade e estética veio proporcionar ao Homem mais conforto, utilidade, facilidade e beleza. Ecónomia e Estética : A durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração são propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, mas também o tornam um dos maiores vilões ambientais. Reciclagem No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico,
Tendo isto em conta foi necessário criar plásticos recicláveis; Bibliografia http://ciencia.hsw.uol.com.br/plastico5.htm

http://www.iverdes.com.br/2010/10/esculturas-de-plastico-reciclado.html

http://www.nossofuturoroubado.com.br/arquivos/julho_09/historia_plastico.html
 
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAepBAAG/moldagem-plasticos

http://polimeros.no.sapo.pt/Tranformaplasticos.html

http://pt.scribd.com/doc/99083974/Processo-de-Producao-Plasticos

http://www.gorni.eng.br/intropol.html

http://embalagemsustentavel.com.br/2010/09/02/dica-rotulagem-reciclagem/ A reciclagem mecânica consiste na conversão dos plásticos descartados pós-industriais ou pós-consumo em grânulos que podem ser reutilizados na produção de outros produtos, como sacos de lixo, pisos, mangueiras, fibras, embalagens não-alimentícias e muitos outros, de modo a nao haver desperdício de objetos. Até porque com a maior procura e a menos existência do petróleo fez com que esta fosse uma medida crucíal para a sustentabilidade do consumismo.
A sustentabilidade nas embalagens começa com a correta identificação e orientação das embalagens. Obrigado!
:) Soluções e
Full transcript