Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Mcdonald's

No description
by

Marta Conceição

on 14 February 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Mcdonald's

McDonald's
2012/2013
EB Santa Clara
História Professora: Adelaide Couto Trabalho realizado por:
Marta Conceição No12 9oA Sumário: -Introdução
-História:
•Os donos
•O restaurante
•O franqueador
•As remediações -A Evolução do logotipo
-Slogans
-McDrive
-Expansão da cadeia dos
restaurantes -A mascote
-Curiosidades e personagens
-Conclusão
-Sitegrafia Introdução No âmbito da disciplina de História foi-me pedido para fazer um trabalho sobre algo que surgiu no século XX.
Eu tomei a liberdade de escolha de fazer sobre o MC’DONALDS. Irei falar sobre quem o criou, como nasceu este famoso e “viciante’’ restaurante, sobre a evolução visual do seu logotipo, embalagens, etc., sobre os seus ‘’slogans’’, portanto as frases publicitárias que utilizou, e sobre o mcdrive.
Dar-vos-ei também a conhecer melhor a sua história através de imagens, para poderem observar bem as diferenças da sua evolução ao longo dos tempos. Mostrarei também um mapa do mundo onde o restaurante foi inaugurado. Por fim falarei de algumas curiosidades e termino com uma breve conclusão. Será isto uma consequência, que traz ou trará problemas no futuro? O menu continha 25 itens, maioritariamente churrascos. O negócio tornou-se bastante lucrativo. A sua introdução no ‘’ System of Speedee Service’’ promoveu os princípios do moderno restaurante de fast-food em 1948, que o White Castle já tinha colocado em prática há mais de duas décadas antes. No mesmo ano, quando os irmãos repararam que o produto mais vendido era os hambúrgueres, eles chegaram à conclusão de fazer uma renovação na empresa. Richard J. McDonald, ‘’Dick’’,nasceu dia 16 de Fevereiro de 1909 e o seu irmão Maurice J. McDonald, ‘’Morris’’ , dia 26 de Novembro de 1902 em New Hampshire, provavelmente Manchester. Eram filhos de imigrantes Irlandeses que eram gerentes de fábricas de calçado locais. Dick, mais tarde, voltou para New Hampshire, estabelecendo-se em Bedford, e Mac morreu em Riverside na Califórnia. Dick e Morris eram dois irmãos formados em New Hampshire (EUA). Mudaram-se de New Hampshire para a Califórnia, em busca do sonho americano. Foram para Hollywood, onde trabalharam num estúdio cinematográfico. O espírito empreendedor fizeram-nos abrir um teatro, mas infelizmente o negócio não foi lucrativo, então eles pensaram... ‘’Como as pessoas dependem dos seus carros e nos restaurantes a comida é de rápida execução, vamos lá abrir um restaurante!’’. Figura 1- Os irmãos McDonald (Maurice e Richard) Então os irmãos começaram um negócio em 1937, na Califórnia em Arcádia, com um restaurante com sistema Drive-In. Pouco tempo depois mudaram-se para San Bernardino, a 15 de Maio, onde abriram um restaurante com o nome de MC’DONALDS BAR-B-Q na famosa rota 66 com aproximadamente 20 carshops (lugares de estacionamento), onde garçons em cima de patins entregavam o pedido do cliente no carro. Quando reaberto o seu menu era completo pelo hambúrguer, cheeseburguer, milk-shake, batatas fritas, refrigerantes, cafés e pedaços de torta. Com a renovação deram-se mudanças, e elas foram:
- Utilização de talheres, copos e pratos descartáveis
- A eliminação do atendimento drive-in (os clientes passaram a fazer o pedido ao balcão)
- Uma forma de produção das sanduíches com a reformulação do menu.
-visita pública à sua cozinha
- A eliminação do serviço garçonete
O evento ganhou logo fama e a mensagem foi passando de boca em boca. Curiosidade:Várias pessoas ficaram fascinadas com as visitas, e umas das tais foram, James McLamore ( criador da marca rival Burguer King) e Glen Bell (criador da Taco Bell). *TACO BELL- nasceu em 1946, de origens mexicanas. Glen Bell iniciou com um pequeno espaço chamado Bells Burguers Drive-In que vendia cachorros-quentes e hambúrgueres na cidade de San Bernardino, Em Califórnia. Porém, criou um cardápio diferente com tacos de massa de farinha de milho recheada com carne moída, queijo,alface, guacamole (pasta de abacate) e muita pimenta.

*Burger King- é uma cadeia de restaurantes de fast-food fundada nos EUA por James McLamore e David Edferton. O primeiro restaurante existente abriu em 1954 em Miami, Flórida. Em 1954, o vendedor de máquinas de milk-shake, Ray Kroc, ficou boquiaberto com a popularidade e a organização do restaurante, durante uma visita pública. Mais tarde, Kroc, popôs aos irmãos, que já possuíam patrocinadores, vendê-las fora do estado da Califórnia e do Arizona, portanto fora da sua origem, sendo ele próprio a primeira franquia. E assim ele partiu pra Chicago com novas ideias. Mais tarde, no dia 15 de Abril de 1955, inaugura-se o primeiro restaurante fora da origem, em Des Plaines, no estado de lllinois. A história da empresa costuma referir-se a essa data como o ‘’início do MCDONALD’S’’, que já existia á 15 anos, excluindo assim os irmãos McDonalds da sua história e dando mais valor ao ‘’fundador’’ Ray Kroc. Em 1958 depois ele completou a venda máxima de hambúrgueres, vendeu mais de 100 milhões. E com o lucro e a ajuda de um investidor comprou a parte dos irmãos Mcdonalds. Patrocinadores - É um processo pelo qual o gerente cede ao patrocinador o direito de usar a sua marca, infraestrutura e o direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva. Ao longo dos anos o MC’ONALDS foi crescendo, com quase mil restaurantes em 1967, nos Estados Unidos. O seu design foi alterado, com tetos mansard, ou seja com duas inclinações, e mesas do lado interno. Em 2006, as pessoas começaram a ingerir muitos dos seus produtos e começaram a ter problemas de saúde, como a obesidade por exemplo. Depois das pesadas críticas quanto aos malefícios de suas refeições, o MC’DONALDS deu início a uma grande mudança, uma grande revolução. Como a empresa se começou a preocupar com os seus clientes, passou a oferecer-lhes um cardápio, portanto um menu, mais saudável e menos calórico contendo nele saladas, frango e outros itens frescos. Em março de 2006, todas as embalagens passaram a trazer dicas e informações nutricionais. Evoluções Logotipo Slogans História Os donos O restaurante O franqueador As remediações Maurice Richard Os donos O restaurante
*O white castle- é uma cadeia de restaurantes dos Estados Unidos, consolidada por Billy Ingram e Walter Anderson, em 1921 na cidade de Wichita no estado de Kansas. Atualmente podemos encontra-lo Em Ohio na cidade de Columbos. A White Castle foi o primeiro restaurante de fast-food. O seu nome pretende demonstrar a ‘’pureza’’, através do branco, e ‘’força e estabilidade’’ através do castelo. Em 1921 os hambúrgueres eram vendidos a 5 cêntimos, ou seja 1 dólar. Mas durante a 2ª guerra mundial, devido ao racionamento da carne, a White Castle vendia cachorros-quentes e ovos. Os hambúrgueres da White Castle são quadrados e têm 5 buracos, para serem cozinhados mais depressa e não precisam de ser virados. Atualmente o restaurante existe nas cidades de: Lllinois, Indiana, Kentucky, Michigan, Minnesota, Missouri, Nova Iorque, Nova Jérsia, Ohio, Tennessee e Wisconsin. O restaurante O franqueador Ao longo do tempo o seu logotipo foi somente o tradicional M amarelo. Mas para ter este resultado teve um longo percurso. Até 1953 a rede utilizou a mascote ‘’SPEEDEE’’, que simbolizava a rapidez dos serviços prestados. O M amarelo, a habitual marca do MCDONALD’S, foi chamado pelos americanos, de ‘’Golden Arches’’, que surgiu em 1962 e foi criado por Jim Schindler. De 1968 a 2003, foi representado pelo tradicional M com o nome da marca sob um fundo vermelho. A partir desse momento a mesma marca, portanto o M amarelo, teve pequenas alterações. A última vez que foi alterado foi em 2006. *Golden Archer- (Wyatt Mcdonald) é uma personagem fictícia que aparece em quadradinhos, portanto em banda desenhada publicada pela Marvel Comics. Em 2003, na Alemanha, na cidade de Munique a cadeia apresentou a sua primeira campanha mundial que abrangia o slogan ‘’I’m lovin’ it’’, mostrando as opções do menu e fomentando programas de atividade física. Ao longo da história foram-se utilizando várias frases, portanto slogans, para motivarem as pessoas, que tiveram grande sucesso:  ->McDonald’s is your kind of place. (1967)

->We do it all for you. (1975)

->You, you’re the one. (1976)

->Nobody can do it like McDonald’s can. (1979)

->McDonald’s and you. (1983)

->It’s a good time for the great taste of McDonald’s. (1984)

->Good time, great taste. That’s why this is our place. (1988)

->What you want is what you get. (1992) ->Have you had your break today? (1995)

-> Did somebody say McDonald’s? (1997)

->We love to see/make you smile. (2000)

-> Make every time a good time. (2002)

->Smile. (2002) McDrive
O famoso McDrive é um serviço que permite que o cliente possa receber toda a assistência e os produtos com a mesma cortesia sem ter de sair do carro. Isto facilita a vida das famílias com crianças ou idosos, ou quando o tempo está frio ou chuvoso e mesmo quando os jovens saiem de festas e vão buscar comida, quando alguém sai do trabalho e não lhe apetece fazer comida, passam por ali, etc. O McDrive originou-se a partir de uma experiência pioneira em 1975 na cidade de Sierra, no Arizona. Começou a funcionar em 24 de Janeiro por causa dos soldados, eles não se podiam apresentar com a sua farda em qualquer estabelecimento comercial. Podemos, também, chamar a este sistema de Drive-Thru ou Auto-Mac. Expansão da cadeias de restaurantes Figura 7- Mapa- A primeira região a ter os restaurantes MCDONALD’S foi grande parte da América do Norte, particularmente os EUA. Ao longo dos anos foi-se espalhando por todo o mundo em diferentes datas. Em África só três regiões têm, Marrocos, Egipto e África do Sul. A Mascote
A mascote inicial do Mc’donalds era um homem com a cara em forma de hambúrguer, cujo nome era ‘’Speedee’’. O grandioso palhaço, Ronald McDonald o personagem que simboliza o MC’DONALDS e também um velho amigo das crianças em todo o mundo. A mascote entrou em plano em 1960, quando um patrocinador na capital, Washington, decidiu utilizar a televisão para postar anúncios de publicidade sobre os restaurantes. Nesta época ainda não havia um plano de marketing para o MC’DONALDS e cada patrocínio criava o seu meio de atrair clientes. Os programas infantis estavam entre os que tinham maior audiência, especialmente ‘’O Circo do Bozo’’. O MC’DONALDS tornou-se patrocinador desse programa, assim começou a aparecer na televisão através do palhaço ‘’Bozo’’, que publicitava os produtos, pretendendo que os mais novos fossem pedir aos pais para as levar ao MC’DONALDS. Em 1971, Ronald McDonald ganhou uma turma de amigos que viviam na cidade McDonaldland. Os seus amigos eram o Hamburguer, Grimace, Mayor McCheese, Captain Crook, Professor e Birdie. Esta turma foi introduzida em 1980 e tornou-se um mar de lucro para a rede de alimentação. Conclusão Richard Mcdonald e o seu irmão Maurice Mcdonald nascidos no início do seculo passado tinham um espirito empreendedor e perceberam que a inovação podia ser aplicada à vida moderna da época. Ou seja aproveitando a ideia do fast food existente criada por Billy Ingram e Walter Anderson e desenvolvida pelos irmãos com todas as inovações desde o serviço de restaurante, oferta diversa e inovadora, publicidade atualizada, etc..., o negócio tornou-se cada vez mais lucrativo, a novidade, espalhou-se facilmente, ganhando, consequentemente, mais clientes.
A ideia de patrocinar o restaurante foi outra ideia que veio inovar e expandir o negócio a nível mundial.
Às várias críticas que a cadeia do Mcdonald`s foi sujeita soube sempre inovar e e respeitar a necessidade e as criticas que lhe foram sendo feitas, conseguindo ultrapassar esses problemas.
Ao fazer o trabalho e ao pesquisar sobre ele encontrei várias informações, umas mais completas que outras, mas sempre idênticas. Gostei de o fazer porque sou fã do restaurante e aprendi muito sobre a sua história ao longo destes anos. Tive alguma dificuldade a escrever com as minhas palavras sobre o que li na informação que recolhi ao longo da pesquisa mas no fim, consegui realizá-lo. Espero que este trabalho divirta quem o ler como me divertiu a mim fazê-lo.
‘’I’m lovin’ it’’
Full transcript