Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

reinaldo oliveira do carmo

on 29 July 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

O que é o Rota da Paz?
Histórico
A Rota da Paz nasceu a partir de um
desafio envolvendo a elaboração de um projeto que fomentasse a Cultura de Paz entre as juventudes inseridas em áreas de extrema violência em Fortaleza(Ce).
Conceito Rota da Paz
Técnicas Principais

METODOLOGIA ROTA DA PAZ
Rose Lira
A Metodologia Rota da Paz é uma metodologia de
ensino-aprendizagem vivencial
no incentivo e inserção da Cultura de Paz e Desenvolvimento Humano na educação e na vida.
Objetivos
Viabilizar a
aplicação da metodologia em contextos diferenciados
, objetivando a sua aplicabilidade em situações como: didática de abordagem para formação de grupos que visem a intervenção ou prevenção em situação de violência ou negação da vida; didática de ensino em formação e desenvolvimento humano, e espiritualidade; didática do ensino formal; abordagem para cuidar de cuidadores e educadores;
Proporcionar
fundamentação teórica e prática
, pautadas no
Princípio da Cultura de Paz e da Educação Vivencial
, que viabilize aos profissionais uma metodologia que possa ser aplicada na integra, ou ser adaptada as
práticas educacionais e sociais pré-existentes
, bem como na
prevenção da saúde emocional.
Objetivos
Estimular a participação criadora do educando
, preparando-o para compreender a vida, desenvolver sua criatividade e sensibilidade frente a si mesmo, ao outro e à realidade, além de elevar sua
auto-estima e sua capacidade resiliente;

Capacitar
profissionais da área educacional, social, gestão administrativa, espiritualidade e da saúde a vivenciar no seu contexto pessoal, vocacional e profissional os conceitos e princípios abordados na formação, assim como
elaborar projetos sociais, pedagógicos e planejamentos,
alicerçados na temática da Promoção da Vida e Cultura de Paz.
A partir do projeto elaborado, a experiência começou a ser vivenciada através de dois grupos formados entre as juventudes:
O grupo da Rota São Miguel o grupo da Rota Santa Filomena
.

As atividades, apesar de seguirem sistematicamente o projeto elaborado, foram sendo construída a cada momento juntamente com os facilitadores, as juventudes participantes e com as organizações parceiras, seguindo a modalidade de pesquisa-intervenção.
Resultados
Eixo Letalidade Juvenil (infrações e drogadição)
Ganho positivo nas áreas comportamentais, institucionais e sociais;
Ressocialização
de jovens envolvidos em atos infracionais;
Inserção de jovens
antes envolvidos em atos infracionais em
ambiente de trabalho e educacional
, com permanência significativa e incentivo ao empreendedorismo;
Redução da letalidade juvenil
entre aqueles que participavam do projeto;
Melhoria
em quesitos como:
auto-estima, empoderamento, expressão de voz e protagonismo comunitário;
Áreas atendidas pelas atividades Rota da Paz: São Miguel, Santa Filomena, Planalto Airton Sena, Área Verde/Santa Maria.
Eixo do Empreendedorismo e Empregabilidade (Fortaleza)
Formação na Metodologia
Rota da Paz com os educadores e formadores do Projeto é-Jovem, através da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, visando a disciplina: Preparação para o Trabalho Social em Fortaleza.

Extensão: Metodologia foi inserida na área de Formação Humana nos Cursos Técnicos visando a Empregabilidade e Empreendedorismo Tradicional e Social, devido a redução de rotatividade no ambiente de trabalho e alto nível de formação humana entre os que tinham passado pelas atividades da Rota da Paz.
Formação na Metodologia Rota da Paz em Marcolândia/PI
Formação para docentes das escolas públicas estaduais e municipais como público alvo, além de agentes sociais do CRAS, CREAS e PET.

Extensão: Através do Apoio da Secretaria de Educação Municipal e da Escola Estadual do Município, foi desenvolvido o Projeto de Pesquisa-Intervenção para Inserção da Metodologia Rota da Paz no Ensino Formal objetivando a adoção de uma Cultura de Paz no ambiente escolar.

Metodologia sendo utilizada na educação informal e formal, intervindo na Situação de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município.
Ampliação da metodologia objetivando sua operacionalização na área de saúde, Fortaleza/CE
Intervenção junto as juventudes renais, que são submetidos a hemodiálise e a tratamento de doenças crônicas renais. Parceria com a Fundação e Instituto do Rim em Fortaleza/CE. Resultado: Melhoria na qualidade de vida promovendo a inclusão digital das juventudes durante a hemodiálise, empoderamento, elevação da autoestima, integração das juventudes, e protagonismo através da edição de um livro escrito pelas juventudes objetivando a prevenção das doenças
Metodologia inserida no ensino formal e gestão administrativa
Palestras e formações para professores da rede de ensino formal de escolas públicas e privadas, como também para gestores e educadores das organizações da sociedade civil, tendo uma ótima aceitação pelo público alvo, promovendo ao mesmo tempo informação, formação e cuidado para os mesmos.
ROTA DA PAZ é uma metodologia aplicada entre pré-adolescentes, adolescentes,jovens e adultos, que estão inseridos em contexto de violência e negação da vida, que tem por objetivo fomentar a amizade, a valorização da vida, a partilha, o respeito pelo meio ambiente, a alegria e o desejo pelo desenvolvimento individual e coletivo, através da inserção de princípios pacificadores e vivenciais, de ordens psicossocioespirituais, acreditando que o primeiro passo para a paz, e para uma vida melhor, começa dentro de cada um de nós e culmina com a construção de uma cultura pacífica e humanizada na comunidade, na sociedade.
Acreditamos em uma cultura que valoriza a VINCULAÇÃO AFETIVA dos sujeitos entre si e com a comunidade a qual fazem parte, pois esta condição ajuda a formação da consciência da situação de opressão social que os envolve e a formação de uma identidade que os impulsiona a gerar um compromisso com a mudança, originado pela solidariedade e afetividade ao invés de ser detonado pelo sentimento de inconformismo e insatisfação não conectada com a valorização da vida, mas por vezes lamentavelmente motivado pelo interesse próprio e autopromoção, que produz indignação, revolta e ódio.
VINCULAÇÃO AFETIVA
ROTA DA PAZ é também uma iniciativa que visa cultivar uma cultura de paz e humanização entre os participantes, através da formação de grupos de ajuda mútua, espaço de expressão, verbalização, escuta e socialização dos saberes, onde será construída de forma conjunta, a “Rota da Paz”. Um caminho que a partir de si mesmo, da vivência de uma mística libertadora, e, da construção de vínculos afetivos, os participantes que vivem em situações de estresse e sofrimento psicossocial encontram apoio, reorganizam seu discurso e resignificam seu sofrimento dando origem a uma nova leitura dos elementos que o faziam sofrer, percebendo então, os desejos e necessidades comuns, valorizando a vida e o direito de todos e todas.
CULTURA DE PAZ
Ela envolve aspectos como: Auto-estima; Auto-conhecimento; Autonomia; Valor e poder pessoal; Trabalho em equipe; Fortalecimento vincular; Humanização; Criatividade; Resolução de problemas e conflitos; Protagonismo; Empreendedorismo; Planejamento; Espiritualidade responsável; Motivação; Profissionalismo; Resiliência e Administração de crises; Inclusão social, Melhoria na qualidade de vida; Comunicação, Desenvolvimento de competências humanas, Incentivo a arte-cultura, Empoderamento objetivando a participação sócio-política, entre outros.
CULTURA DE PAZ
A metodologia pode ser aplicada objetivando contribuir para superação dos desafios juvenis, no fortalecimento organizacional, no cuidado com quem cuida, no fortalecimento profissional de educadores e gestores, nos desafios na terceira idade, em grupos de mulheres, etc. Enfim, a criatividade e a demanda do facilitador com certeza definirá até onde ela pode chegar.
Vivência de Integração é um processo que visa oferecer aos participantes a inserção numa determinada situação em que cada um percebe-se parte de um todo, percebendo ao mesmo tempo os processos de ligação entre as partes para a formação do todo. (Aplicada na primeira semana de cada mês).
1ª. Técnica Principal / Vivências de Integração
A Terapia do Caminho, baseado no modelo de Terapia Comunitária do Dr. Adalberto Barreto5, tendo como diferencial o lúdico, a inserção de aspectos literários e a intencionalidade do mote da aplicação. É um espaço comunitário onde se procura partilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular. afetos. (Aplicada na segunda semana de cada mês).
2ª. Técnica Principal / Terapia do Caminho
A utilização dessa técnica junto a grupos de jovens, idosos, famílias, adultos tem demonstrado ser um instrumento importante para resgatar o valor pessoal e comunitário, bem como o “saber fruto da vivência” de cada um, para que este saber torne-se um instrumento fundamental no trabalho de inserção social e resgate da cidadania. A experiência vivenciada no momento é assimilada e transformada pelo traço da experiência passada de cada um, de modo a formar um todo novo. Tipos de Aplicações de Movimentos da Vida: Textos ou Vídeos para Reflexão; Técnica da Energia Circulante; Teatro Espontâneo. (Aplicada na terceira semana de cada mês).
3ª. Técnica Principal / Movimentos da Vida
Lembrando que o momento objetiva proporcionar valores e princípios humanizados, sem viés proselitista ou doutrinário, porém incentivando a prática da meditação e contemplação como prerrogativa para uma reflexão mais profunda na vivência cotidiana, buscando cada um, dentro de si mesmos, a paz que iremos refletir na realidade exterior, além de permitir tomadas de decisões mais assertivas. (Aplicada na quarta semana de cada mês)
4ª. Técnica Principal / Vivências Contemplativas
Técnicas
Transversais
1ª. Técnica Transversal / Acolhimento
Técnica para manifestar o acolhimento afetuoso e transformador, se utilizando de fotografias lúdicas, dinâmicas de expressão de voz e de depoimentos áudio visuais. Promove fortalecimento da identidade, posicionamento e empoderamento social.
2ª. Técnica Transversal / Formação para Monitoria
Técnica de ensino-aprendizagem, baseada no serviço e na descoberta de talentos e habilidades. Se apresenta como uma co-facilitação do processo tornando-se uma iniciação para a formação de um futuro facilitador na metodologia Rota da Paz.
3ª. Técnica Transversal / Comensalidade
Técnica de ensino-aprendizagem que se utiliza do momento da alimentação para desenvolver uma Pedagogia do Sabor e Serviço. Objetiva-se com essa técnica mudanças de atitudes, valores e princípios unicamente através da alimentação e de como ela é servida e apresentada. Rica em percepções, integração e dialógica.
4ª. Técnica Transversal / Atividades de Culminância
Técnica que fomenta a capacidade de sonhar dos participantes, além de proporcionar ferramentas para a concretização de sonhos pessoais e coletivos, trazendo aos que compõe o grupo um alargamento da visão de mundo e uma auto-imagem fortalecida.
Full transcript