Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Trocas culturais e culturas híbridas

SOCIOLOGIA: 1º Ano - 3º Bimestre - Aula 3
by

Jean Pierre

on 7 May 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Trocas culturais e culturas híbridas

Trocas culturais
e
culturas híbridas

design by Dóri Sirály for Prezi
Introdução
No mundo globalizado em que vivemos, tendo nosso cotidiano invadido por situações e informações provenientes dos mais diversos lugares, é possível afirmar que há uma cultura "pura"? Até que ponto chegou o processo de mundialização da cultura?
Conclusão
Alguém poderia perguntar: Por que essas formas particulares, grupais, regionais ou nacionais deveriam existir no universo cultural mundial, já que vivemos num mundo globalizado? ...o sociólogo holandês Joost Smiers responde que assim haveria a possibilidade de uma diversidade cultural ainda maior e mais significativa; haveria uma democracia cultural de fato à disposição de todos.
Prof. Ms. Jean Pierre
Relações culturais tradicionais
Em seu livro Culturas híbridas, o pensador argentino Néstor Garcia Canclini declara que, até o século XIX, as relações culturais ocorriam entre os grupos próximos, familiares e vizinhos, com poucos contatos externos. Os padrões culturais resultavam de tradições transmitidas oralmente e por meio de livros, quando alguém os tinha em casa... Os valores nacionais eram quase uma abstração, pois praticamente não havia a consciência de uma escala tão ampla.
Trocas culturais
Já no século XIX e início do século XX, cresceu a possibilidade de trocas culturais, pois houve um grande desenvolvimento dos meios de transporte, do sistema de correios, da telefonia, do rádio e do cinema. As pessoas passaram a ter contato com situações e culturas diferentes. A cultura nacional passou a ter determinada constituição e os valores e bens culturais de vários povos ou países cruzaram-se, com a consequente ampliação das influências recíprocas.
Cine São Luís - Fortaleza - Década de 70
Culturas híbridas
Elementos de culturas antes pouco conhecidas aparecem com força em muito lugares, ao mesmo tempo. As expressões culturais dos países centrais, como os Estados Unidos e algumas nações da Europa, proliferam em todo o mundo. As culturas de países distantes ou próximos se mesclam a essas expressões, construindo culturas híbridas que não podem ser mais caracterizadas como de um país, mas como parte de uma imensa cultura mundial. Isto não significa que as expressões representativas de grupos, regiões ou até de nações tenham desaparecido.
Full transcript