Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O Ensino da Trigonometria no Ciclo Trigonométrico, por meio do Software Geogebra

No description
by

Adilson Bittencourt

on 22 April 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Ensino da Trigonometria no Ciclo Trigonométrico, por meio do Software Geogebra


PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO ÁREA DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO
DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA


Adilson Ortiz Bittencourt
O Ensino da Trigonometria no Ciclo Trigonométrico, por meio do Software Geogebra

ORIENTADORA: Profª HELENA NORONHA CURY

Santa Maria, abril de 2011

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO ÁREA DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO
DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA



Adilson Ortiz Bittencourt
O Ensino da Trigonometria no Ciclo Trigonométrico, por meio do Software Geogebra


ORIENTADORA: Profª HELENA NORONHA CURY

Santa Maria, abril de 2011
Justificativas
A escolha do tema pelo autor vai ao encontro das dificuldades encontradas ao trabalhar com Trigonometria no Ensino Médio.
Para superar tais dificuldades, é apresentado um recurso que pode ser usado para acompanhar os alunos, em sala de aula ou no Ensino a Distância, com a utilização do Geogebra.
Foi desenvolvida uma sequência de atividades, para serem realizadas pelo aluno, como um tutorial que lhe permita conhecer os elementos de Trigonometria ou revisá-los.
Esse conjunto de atividades, apresentadas por meio de vídeos, disponibilizados, posteriormente, sob forma de dois livros digitais, um para o aluno e outro para o professor, farão parte do produto a ser construído neste trabalho de mestrado profissionalizante.
Revisão de Literatura A revisão de literatura foi dividida em 4 partes: Artigos e Dissertações Correlatas ao Tema: foi feita uma busca de trabalhos já publicados sobre trigonometria e sobre o uso de ferramentas computacionais.

Os autores que desenvolveram estes trabalhos foram: Gravina e Santarosa (1998), Nascimento (2005), Silva (2005), Seres e Basso (2010), Bello (2004), Charczuk e Ziede (2010) e Carneiro et al (2007).


O Geogebra no Ensino da Matemática: O Geogebra - software interativo de Geometria Dinâmica, usado tanto para oficina quanto para autoaprendizagem. O uso deste recurso possibilita reconstruir atividades já elaboradas tornando o aprender mais significativo. Autores estudados: Hohenwarter e Hohenwarter (2008) e Fernandes (2010).
Recursos Usados na Elaboração do Produto: Serão utilizados tutoriais como produto desta dissertação. Também será empregada a ferramenta denominada Screencast, ou seja, uma gravação digital que mostra o trabalho que está sendo realizado. Para produção desses vídeos, será utilizado o programa computacional CamStudio, que é gratuito e serve para registrar todas as atividades de áudio e vídeo do computador.

Análises de Livros Didáticos: Foi feita uma análise em livros didáticos das escolas do município onde se desenvolveu o projeto, para verificar como é apresentado o conteúdo. Nesses livros, foi possível observar a importância dada aos fatos históricos, às leituras complementares, à interatividade entre alunos; também foram destacadas as definições e exercícios complementares, para possibilitar o desenvolvimento com clareza das atividades propostas, além do uso de figuras coloridas. Encontrou-se nesses livros propostas para o uso das tecnologias, mas há um alerta de que o uso dessas ferramentas não garante sucesso na aprendizagem. Metodologia da Pesquisa A metodologia adotada no desenvolvimento desta pesquisa é de caráter qualitativo. Problema de Pesquisa
Quais estratégias facilitam o aprendizado de função trigonométrica a partir das dificuldades apresentadas pelos alunos?
Questões de Pesquisa
 a) Quais são as dificuldades encontradas pelos alunos na aprendizagem das funções no ciclo trigonométrico?
b) Que tipo de estratégia de ensino pode auxiliar a superar as dificuldades encontradas pelos alunos?
Objetivos
Objetivo Geral: Criar estratégias de ensino de funções trigonométricas com a utilização do software Geogebra, a partir das dificuldades apresentadas pelos alunos. Objetivos Específicos: a ) Analisar as dificuldades encontradas pelos alunos na aprendizagem de trigonometria. b) Criar estratégias de ensino de funções trigonométricas com o apoio do software Geogebra, para uso de alunos do 2º ano do ensino Médio. c) Criar vídeos com esse conjunto de atividades, para disponibilizá-los on line, para alunos e professores do Ensino Médio. Passos da Pesquisa
Foi aplicado um questionário, com vistas a analisar as dificuldades que os alunos possam apresentar em relação aos conteúdos de Trigonometria para ajustar ao planejamento já elaborado.
Em seguida, foi elaborada uma sequência de atividades, sugerida para os professores de Ensino Médio, que poderá ser desenvolvida em duplas ou em grupo.
As atividades serão apresentadas por meio de vídeos, disponibilizados, posteriormente, sob forma de dois livros digitais, um para o aluno e outro para o professor, e farão parte do produto.
Participantes da Pesquisa
Participaram da pesquisa alunos do segundo ano do Ensino Médio ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS AO QUESTIONÁRIO
A) Considere um triângulo equilátero de lado l. A altura h desse triângulo divide a base ao meio.

I) Aplique o Teorema de Pitágoras no triângulo ABH e obtenha uma fórmula para calcular a altura h, conhecendo-se a medida do lado l. II) Calcule a medida de h quando:




Full transcript