Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

רתכ

No description
by

Luciano Menegati

on 20 June 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of רתכ

רתכ
KETER
הניב
BINAH
המכח
CHOCHMAH
הרובג
GUEVURAH
דסח
CHESSED
תראפת
TIFÉRET
דוה
HOD
חצנ
NETSACH
דוסי
IESOD
תוכלמ
MALCHUT
"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do nosso Adon Yeshua, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber."
ATOS 20:35

AS SEFIROT , OS 5 NÍVEIS DA ALMA E OS 5 MUNDOS
Segundo nosso sábios, não existe propriamente uma definição para palavra alma.

Então o mais próximo de uma definição que chegamos é:
ALMA= O conjunto de luzes que todos nós colocamos dentro de nós.

O Processo de formação da alma inicia-se da seguinte maneira.



Podemos comparar a alma à chama de uma vela. Quando acesa, sobe, percorre o ar, mas o pavio a puxa de volta à terra. Da mesma forma, enquanto a alma está em constante movimento ascendente, em direção a D'us, o corpo, com suas exigências físicas, a retém neste plano físico.

Uma pessoa íntegra e saudável é aquela em quem alma e corpo convivem unidos, em perfeita sintonia; é aquela que consegue atingir uma harmonia entre o seu lado material e o espiritual, alguém que consegue levar uma vida espiritualmente significativa e, ao mesmo tempo, produtiva.

Mishlei 20: 27
“A Alma( Neshamah) do homem é a lâmpada do ETERNO , que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre.”

Todos nós possuímos 2 tipos de alma:




Nefesh
- ( Alma animal/ Yetser Hará) faísca de D'us contida no sangue, a dizer, nos processos da vida químico-fisiológica. Este tipo de alma não existe somente no homem, mas em todas as criaturas vivas. Transmitida através do material genético no momento da concepção

Está escrito na Torá: Vayicrah 17: 11 "A força vital da carne está no sangue" Com esta "alma animal", para atender suas necessidades materiais, afasta o homem do plano espiritual.

Neshamá
– (Alma Divina) “O homem possui também uma alma que é única entre todas as criações Divinas. Ao descrever a criação de Adam, diz a Torá: Bereshit 2: 7 "D'us formou o homem da poeira da terra, e depois soprou em suas narinas a alma da vida - Nishmat Chaim". O homem, então, tornou-se uma criatura viva - Nefesh Chayá, conforme a Torá está nos indicando que a alma humana veio diretamente da Essência mais íntima de D'us, e não por meio de relacionamento sexual sanguíneo.

1- Um estudo realizado com a população em geral, mostrou que

A B C- Representam 98% do comportamento da população mundial

D E - Representam 2% do comportamento da população mundial


Como nossa alma de relaciona com as sefirot e os mundos existentes:
Adam Kadmon
Yechidá

5o Nível da alma- (Yechidá )
É impossível de se alcançar com o corpo físico. Sua raíz vem da palavra Echad”(UM) em união com o ETERNO, somente o Mashiach habita neste nível e neste mundo de Adam Kadmon.
Só existe uma mitsvá que se cumpre plenamente em Yechidá “Amarás ao Eterno Teu D’us com toda sua força, todo o seu poder e todo o seu entendimento”, pois a vontade do Eterno é a sua vontade. É estar imerso na própria essência Divina, onde a vontade e os pensamentos do Eterno são absorvidos pelo ser(recipiente).
Refere-se a sefirá de Kéter(Corôa) e o único que a possui é o Mashiach Ieshua que é o Ro’sh(cabeça) da Congregação do Eterno, por isso o lugar da corôa é na cabeça e para o cabeça.


Yochanan 17:21
“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti;”

Atsilut
Chaiá

Beriá
Neshamá

4o Nível da alma –(Chaiá)
Neste nível, chegamos a ensaiá-lo aqui na sinagoga mas não conseguimos atingi-lo, pois trata-se de uma visão espiritual de reino e de união muito fortes. Por mais que venhamos a desejá-lo, na prática se torna muito elevado. Por estar ligado a sefirá de chochmah(sabedoria) que significa uma conduta de total auto anulação e uso dos dons em favor do próximo. Neste nível cumpre-se plenamente a mitsvá de “amar ao próximo como a ti mesmo. Está localizada no mundo de Atsilut(Emanação) por ser o depósito inicial da luz Divina que neste momento está represada num Kli( recipiente) e não mais transponível e misturada em união plena com o kli como em Adam kadmon(Yechidá). Temos que ser honesto conosco. Para chegar a este nível ,é perder o próprio instinto de sobrevivência em favor do próximo e isto se refere a se colocar no “mesmo nível de prioridade que o seu”.

Mishlei 8: 23
“Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.”( A sabedoria)

Eclesiates 7: 4
“O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.”( Isso se deve ao retorno da alma ao seu banco original de sabedoria, o mundo de atsilut, ou seja a alma que iniciou sua jornada de volta para casa, certamente encontrará mais Luz do que as que ficaram em Assiá.
3o Nível da alma- (Neshamá).
É O nível mais alto que podemos atingir em nosso mundo, pois cada vez que alcançamos este nível , muita coisa muda em nossa percepção, e todas as coisas ao redor começam a fazer sentido. Começa-se um olhar com profundo amor para toda a criação do Eterno e todas as lutas e provações se tornam muito suportáveis e as vezes até agradáveis, pelo fato de ter descoberto o seu propósito Divino na terra. Todos os sonhos pessoais se tornam muito pequenos e sem sentido neste nível, uma vez que você sentiu o primeiro sopro de vida vindo do Eterno( Alma vivente): EX: É aquele sussurro ao pé do ouvido, com pouco vento, mas que nós temos certeza de se tratar de uma instrução particular com cada um de nós vinda do Eterno.
Neste nível temos a manifestação de Binná(entendimento), pois sabemos exatamente qual direção seguir e não há mais dúvida nem receio de servir ao Eterno. Ela está localizada no mundo de Beriá (Criação), pois é o local do seu nascimento e consequentemente o local onde se recebe a instrução para cumprir seu propósito original em Assiá.

Tito 1: 15
“Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento ( Binná) e co conciência (Neshamá) estão contaminados.

Hebreus 9: 14
“Quanto mais o sangue do Mashiach, que pelo Espírito eterno (Ruach) se ofereceu a si mesmo imaculado a D’us, purificará as vossas consciências (Neshamot) das obras mortas, para servirdes ao D’us vivo?
Yetsirá
Ruach

2o Nível da alma- (Ruach)
É o nível inicial de quem está buscando ao Eterno e saindo da condição de miséria espiritual de Nefesh. Neste nível temos um momento conhecido como “nascer de novo” e refere-se a um vento( Ruach) vindo do Eterno em alta velocidade para moldar o nefesh. E apesar de não ser tão sensível e íntimo quanto um sussurro de neshamá , este vento sopra e atrai de maneira forte a pessoa que está começando a andar com O Eterno. Os sinais deste nível são: A Leitura e meditação da Bíblia todos os dias e serviço a HaShem. Exercício dos dons espirituais concedidos pelo Eterno, como orar pelos enfermos e serem curados e também manifestação de sinais e revelações vindos do Eterno.
O Próprio Mashiach nos mostrou sobre as pessoas que atingiram este nível de Ruach, mas não se elevaram até a neshamáh, não compreendendo porque faziam aquilo e servindo a elas mesmas, ou seja se deslumbraram com este nível.

As 6 sefirot emocionais estão ligadas a Ruach e ao mundo de Yetsirá (formação) Chéssed, Guevurat,Tiféret,Netsach, Hod, Yessod ou também conhecido com mundo da fala :
Bereshit: 1:1-3
No princípio formou D’us. Os céus e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de D’us( Ruach) se movia sobre a face das águas.
E disse D’us: Haja luz; e houve luz.
Mateus 7:22-23
“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vocês que andam desprezando a Torah”
São pessoas que chegaram a testemunhar a bondade do Eterno, mas que se deixaram levar pela inclinação da alma animal.


Mateus 12:28
“Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de D’us (Ruach), logo é chegado a vocês o reino (Malchut) de D’us.
Assiá
Nefesh

1o Nível da alma- (Nefesh) -
Totalmente ligado ao mundo de Assiá( Ação), e a sefirá de Malchut, pois o termo Nefesh vem da raíz da palavra Nafash(repouso), e muito sensível aos estímulos do corpo por meio da circulação sanguínea que distribui por meio das reações corporais a sua vontade. Tem a visão somente material e busca por realizações somente em Assiá. Neste nível temos a ilusão de que vamos mudar o mundo e vamos fazer e acontecer pela força do nosso braço, mas logo esta inspiração se desvanece e buscamos outra coisa que nos dê prazer e inspiração, é conhecido como “fogo de palha” e não há nada de verdadeiro e profundo nas decisões tomadas neste nível. Quando Malchut (reino) do Eterno foi finalizado em Assiá tudo se solidificou e ganhou formas e corpos demostrando a obra final da criação e um maior afastamento da Luz Divina que consequentemente ocultou a Luz primordial dentro dos corpos. As atividades que alimentam a nefesh estão contidas nos 6 dias comuns de trabalho que visam tirar o nefesh do repouso e fazê-lo desejar as atividades materialistas as quais estamos ligados em Assiá. A Sefirá de malchut visa atrair a presença Divina para Terra( reinado), por meio do shabat e consequentemente repouso do Nefesh animal e elevação da Neshamá.


Lucas 11:2
“E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja O Teu nome; venha O Teu reino( Malchut); seja feita a tua vontade(Chochmah), assim na terra(Assiá), como no céu( Atsilut).”
Full transcript