Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cronologia do Povo Hebreu

No description
by

on 6 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cronologia do Povo Hebreu

Cronologia do Povo Hebreu
João Pedro Sousa e Rubina Teixeira
Povo Hebreu
1900 a.c.
Os Hebreus eram um povo de origem semita, pastores nómadas que viviam na região da Suméria, em Ur, na Mesopotâmia. O que sabemos sobre o povo Hebreu deve-se sobretudo às informações da Bíblia, principalmente do Antigo testamento
1900 a.c.
Abraão, segundo a tradição, recebeu inspirações divinas para ir com seu povo até Canaã (região da Palestina), a Terra prometida pelo que conduz o povo Hebreu à Palestina.
A Palestina fica situada entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, entre a Síria ao norte e o Egipto ao sul. Esse território é dividido em: Galileia, com colinas cheias de vegetação, Samaria, cortada por vales e menos fértil e a Judeia, região árida e montanhosa. O rio Jordão nasce nas montanhas da Fenícia e desagua no mar Morto. O mar Morto tem águas extremamente salgadas, ali nada sobrevive e daí vem seu nome.
Povo Hebreu
Nesta altura designada fase dos Patriarcas o povo hebreu não tinha unidade política, não tinham um Estado, não possuíam uma capital nem governo central ou administração, e cada tribo tinha ampla autonomia, sendo a autoridade exercida pelos anciãos de cada uma das tribos. Na região da Palestina viveram como seminómadas, todavia, esta região foi assolada por grandes fomes.
1700 a.c.
Abraão, rico e próspero pastor, tomou a sua tribo e retirou-se para o Egito.
1250 a.c.
Moisés conduz os Hebreus até à Palestina através do Mar Vermelho. Esta fuga do Egipto que acabara por os escravizar é relatada na Bíblia, no Livro dos Reis, Antigo Testamento.
Filme sobre a Vida de Moisés
1200 a.c.
Josué , sucessor de Moisés instala-se com os Hebreus em Canaã, na Palestina e estes encontram-se divididos em 12 tribos. Surgiram então, chefes de sensíveis qualidades militares que ficaram conhecidos como juízes: Otoniel, Débora, Gedeão, Sansão e Samuel. Esses juízes, além de combaterem os filisteus, tiveram que lutar contra os amoritas, povos que se estabeleceram na Transjordânia. O governo dos juízes evoluiu e impulsionou os hebreus a organizarem-se num sistema de governo monárquico.
Mapa das 12 tribos
900 a.c.
Surge o Reino de Israel governado pelos reis David e Salomão. O primeiro rei lutou contra Filisteus, Edomitas, Amonitas, Moabitas. Estabeleceu tratados com Tiro e Hama e conquistou a cidade de Jerusalém. Com a sua morte, o poder foi transferido para o seu filho Salomão que casou com a filha de um faraó. A ele deve-se o templo de Jerusalém que marca a época de ouro da monarquia hebraica.
Filme: David e Golias
Mapa5
800 a.c.
Com a morte do Rei Salomão o Reino de Israel divide-se em dois: Israel, a norte e Judá, a Sul. A capital de Israel foi Samaria, já a capital de Judá continuou a ser Jersusalém.
Filme
586 a.c.
Destruição de Jerusalém pelo rei Nabucodonosor da Babilónia.
Imagem 1
Cronologia do Povo Hebreu
começa o Cativeiro dos Hebreus na Babilónia: Imagem 8
63 a.c.
A Palestina foi conquistada pelos Romanos e começa a diáspora dos Hebreus pelo Mundo
filme
Full transcript