Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Matrizes Energéticas

No description
by

João Victor L

on 16 September 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Matrizes Energéticas

O que são matrizes?
São maneiras de adquirir energia , para uso social ,como energia e combustíveis no cotidiano das pessoas . Assim determina todo o tipo de gerador de energia , que pode ser transformado para uso diário da população é denominado matriz energética.
Energia solar é um tipo de energia limpa que não traz danos a natureza, pois a energia solar pode ser convertida diretamente em energia elétrica através de painéis solares e células fotovoltaicas.O custo para a construção destes painéis é baixo porém há uma desvantagem por que a energia é pouco duradoura em vista das outras matrizes energéticas.
Energia Nuclear
A energia nuclear é um caso aparte, devido ao fato de que mesmo tempo
que é uma energia limpa não é renovável tem seus pontos positivos e negativos .positivos energia limpa emite 0% de Co2 e é uma energia de ótima qualidade.Pontos negativos :Deixa muito lixo atômico , seu custo de instalação é altíssimo , exige matéria prima escassa no mundo e é u, equipamento perigoso pela possibilidade de vazamento.
Matrizes Energéticas
Energia hídrica
Energia hídrica é a capitalização da energia da força da água,é utilizada na produção de energia em hidrelétricas, as quais o Brasil, abastecem 76% do consumo de eletricidade.Um ponto negativo da energia hídrica é que a produção acaba degradando o solo e perda da biodiversidade local.
Biomassa
Biomassa a energia proveniente de qualquer material orgânico.Resto de madeira , cana de açúcar ,óleo vegetal,biocombustíveis , estrume de gado , resíduos florestais ,lixo urbano são exemplos de biomassa .
Matrizes renováveis
Energia eólica é a capitalização da energia do vento.
Energia eólica
Energia eólica é a capitalização da energia do vento;funciona mediante o processo de transformação da energia cinética das massas de ar em energia mecânica ou elétrica .Apesar de ser uma energia limpa ela tem limitações para ser produzida pois precisa de grande quantidade de ventos para gerar esse tipo de energia.
Matrizes não renováveis
Petróleo : O petróleo é uma matriz energética não renovável ,vinda de matérias decompostas.
Gás natural é encontrado em formação rochosas subterrâneas ou em reservatórios de hidrocarboneto em camadas de carvão através de jazidas de petróleo ,por acumulação de rochas porosas.
Energia solar pela capitalização do sol.
Energia hídrica é a capitalização da energia da força da água.
Biomassa a energia proveniente de qualquer material orgânico.
Energia solar
Petróleo
O petróleo é uma matriz energética não renovável ,vinda de matérias decompostas .Prejudicial ao meio ambiente pois emite muitos poluentes ,dependendo pouco compensável para o produtor pois em alguns casos o petróleo tem que ser refinado para ser utilizado em alguns produtos como no caso do Brasil pois o petróleo do pré-sal não é de qualidade para produzir diesel.
Gás natural
Gás natural é encontrado em formação rochosas subterrâneas ou em reservatórios de hidrocarboneto em camadas de carvão através de jazidas de petróleo ,por acumulação de rochas porosas.
Carvão mineral
Carvão mineral encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração ,ao ser queimado libera altas quantidades de energia ,por isso é muito utilizado em termoelétricas e industrias de siderurgia.
Relação de uso no Brasil das matrizes energéticas
No Brasil estão presente as seguintes matrizes energéticas com esse nível de produção
Biomassa menos-6,8%
Hidráulica-76,9%
Petróleo-3,3%
Carvão mineral -1,6%
Gás natural-7,9%
Nuclear -2,7%
Eólica -0,9%

Análise energética
Energia Eólica
A produção de eletricidade a partir da fonte eólica alcançou 5.050 GWh em 2012. Isto representa um aumento de 86,7% em relação ao ano anterior, quando se alcançou 2.705 GWh.

Gás Natural
A média diária de produção do ano foi de 70,6 milhões de m³/dia e o volume de gás natural importado foi, em média, 36,1 milhões de m³/dia.


Análise energética
Petróleo e Derivados
As cotações internacionais dos dois principais tipos do petróleo variaram com intensidades distintas em 2012. Os preços do West Texas Intermediate (WTI) refletiram tanto o aumento da produção nos grandes campos de shale oil nos Estados Unidos e Canadá.

Carvão Vapor
Na geração elétrica, o carvão utilizado é o carvão vapor, predominantemente de origem nacional, cujos estados produtores são Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Full transcript