Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Falácias Informais

Filosofia
by

rafa Rino

on 30 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Falácias Informais

Falácia do Espantalho Uma falácia informal é um silogismo, um argumento, em que a conclusão não é sustentada pelas premissas, através do seu conteúdo ou de defeitos na sua linguagem. O que é uma falácia informal? Esta imagem é um exemplo de uma falácia do Falso Dilema, em que, existindo várias opções de escolha, apenas são fornecidas duas. Falácia do Falso Dilema Falácia da Derrapagem Na falácia da Derrapagem, de uma proposisão provém consequências que dão a outras consequências e originam mais consequências, até se chegar a uma conclusão/consequência inaceitável. Falácia Contra o Homem Nesta falácia são provenientes os insultos, os ataque pessoais, de modo a enfraquecer a pessoa que defende uma posição contrária à nossa. A falácia do espantalho consiste em distorcer a posição de alguem para que possa ser atacada mais facilmente. O erro está no facto de ela não lidar com os verdadeiros argumentos.

Filosofia Falácias Informais Falácia da Ignorância O que é uma falácia? A palavra falácia representa um erro de raciocínio ou de argumentação. Corresponde a um silogismo inválido com aparência de válido. Um exemplo: "Se se legalizasse a marijuana, toda a gente a iria experimentar, e a seguir começariam a experimentar as drogas pesadas e não tardaria que a nossa sociedade se transformasse numa sociedade de drogados." É pretendido enfraquecer o adversário, atacar ou lançar em descrédito uma pessoa, com o simples intuito de mostrar que as suas afirmações são falsas. A Falácia da ignorância consiste num argumento que consta em contradizer um enunciado porque ninguém conseguiu provar que é verdadeiro, ou ao contrário, defendê-lo só porque ninguém provou a sua falsidade. Exemplo: "Não acredito em Deus porque ninguém provou que ele existe." Falácia da Autoridade Falácia da autoridade é a tentaiva de fundamentar uma tese, recorrendo a uma personalidade conhecida. Baseia-se na autoridade de quem fla e não na lógica. Falácia da Falsa Analogia A falsa analogia baseia-se em, sem valorizar as diferenças significativas, tirar conclusões de aalguma coisa para outra.

É o erro que se comete ao se estabelecer uma igualdade pela simples verificação de certas semelhanças, sem se ter em conta as diferenças inportantes. Falácia da petição de princípio A petição de princípio é o erro que consiste em considerar demonstrado o que se devia demonstrar para se obter a conclusão que se deseja. É portanto, a adoção de uma conclusão nao fundamentada. Uma pessoa odeia as pessoas de outra raça, porque é racista. Deus existe. Logo, Deus existe. "Meu adversário, por ser de um partido de esquerda, é a favor do comunismo radical, e quer retirar todas as suas posses, além de ocupar as suas casas com pessoas que você não conhece." Trabalho realizado pela aluna:

Beatriz Vieira, n.4
11.B
Full transcript