Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Números da Cultura de PoA

Secretaria da Cultura de Porto Alegre, orgão do governo municipal que fomenta a cultura mostra seus números para 2013.
by

Luciano Medina Martins

on 13 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Números da Cultura de PoA

Panorama da Cultura de Porto Alegre
...grandes plateias
Ao todo mais de cem mil pessoas foram a espetáculos musicais diretamente produzidos pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre. Contabilizando todos os eventos apoiados pela Secretaria da Cultura esta cifra ultrapassa os 3 milhões de pessoas.
Festas populares
Só o reveillon de Porto Alegre aglutinou em uma única noite na Prainha ao Lado do Gasômetro mais de 100 mil pessoas em 2014. Festa de Navegantes (100 mil pessoas), Procissão de São Jorge (50 mil pessoas) e Encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz (50 mil pessoas), todos estes eventos são apoiados pela Secretaria da Cultura.
Exposições de arte
Mais de 17 mil pessoas visitaram exposições de arte curadas e instaladas diretamente pela equipe Secretaria da Cultura de Porto Alegre.
Símbolo da cidade
A Usina do Gasômetro recebe de 8 a 10 mil pessoas, a cada fim de semana, dentro de seus espaços de arte, galerias, salas de teatro e cinema.
Sinergia
Trabalhar em conjunto para que os esforços gerem resultados para todos.
Erasmo Carlos, Guilherme Arantes, Vitor Ramil, Adriana Calcanhoto, Alcione, Martinho da Vila entre centenas de outros grandes nomes da música local, nacional e internacional abrilhantaram os palcos do município entre 2013 e 2014 em produções realizadas e apoiadas pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre.
Símbolo da cultura
Centenas de eventos culturais , entre apresentações teatrais, musicais, oficinas, projeções de cinema e exposições de foto e arte acontecem dentro da Usina do Gasômetro com o apoio direto da Secretaria da Cultura. Esta ano uma das mais importantes exposições de foto do mundo esteve na Usina: Genesis, de Sebastião Salgado
Aniversário da cidade
A programação cultural da Semana de Aniversário Porto Alegre atinge mais de 80 mil espectadores em 28 bairros de Porto Alegre.
Eventos referência para o Brasil.
O Festival Internacional de Teatro de Rua, que é apoiado pela Secretaria da Cultura, leva os espetáculos de teatro a mais de 100 mil pessoas. Este evento traz todos anos a Porto Alegre alguns dos grandes nomes do teatro da França, Espanha em México.
Inclusão social
A Descentralização da Cultura desenvolve oficinas, espetáculos e apoio a eventos da cultura e das tradições religiosas e festivas em todas as regiões da cidade, da Ilha da Pintada ao Belém Novo.
Referência para o mundo
O 20º Porto Alegre em Cena este ano recebeu perto de 90 mil espectadores de teatro em suas peças. Trouxe os grandes sucessos atuais do teatro direto dos principais palcos do Brasil e da Europa.
Inclusão cultural
A Secretaria da Cultura, através da Descentralização, lidera o ranking do Portal da Inclusão da Prefeitura de Porto Alegre em número de projetos voltados para a inclusão social, atingindo com estes projetos mais de 200 mil pessoas.
Acesso ao livro e à literatura
A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães tem mais de 5 mil e associados e faz perto de 20 mil empréstimos ano. Além disso realiza todos diversas ações que levam o livro e a literatura para diversas praças da cidade e para o Parque Farroupilha com a grande feira de troca de livros, que este ano trocou livros com mais de 1500 visitantes.
Líder de audiência
O IBOBE apontou o carnaval no Porto Seco como tendo maior audiência local do que as transmissões dos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo. O carnaval de Porto Alegre envolve diretamente 26 escolas de samba e indiretamente quase meio milhão de pessoas.

A tradição dos gaúchos

O Acampamento Farroupilha 2013 recebeu 700 mil visitantes, 100 mil a mais que ano passado e este ano acontecem dois acampamentos, um especial no início de Julho, juntamente com a Copa 2014, e o tradicional em Setembro.

Preservando o legado cultural
A Secretaria da Cultura também realiza trabalhos silenciosos de grande relevância, como o cuidado com a preservação dos prédios históricos de Porto Alegre. Através da Coordenação da Memória, em trabalho conjunto com a EPHAC - Equipe do Patrimônio Histórico Artístico, Cultural e e o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, estão trazendo para Porto Alegre perto de 50 milhões de reais do
PAC Cidades Históricas
para o restauro dos prédios tombados da cidade, entre eles o Mercado Público.
A programações da cultura, que são realizadas diretamente pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, na média ganham de
uma a duas capas por mês nos suplementos de cultura dos principais jornais de Porto Alegre, e, diariamente obtêm notas, fotos
e reportagens na imprensa escrita.
Presença na mídia
24hs de Cultura
A Secretaria da Cultura tem 9 mil seguidores no Twitter (o que o coloca este canal de mída social no mesmo patamar do principais canais com presença na web neste segmento em Porto Alegre), mais de 3 mil seguidores na Fanpage do Facebook, com média semanal de visualizações que varia entre 10mil e 40mil (o que coloca a Fan Page Secretaria da Cultura entre os orgãos de governo mais vistos nesta mídia social).
Mídia Digital
As 24 Horas é uma programação totalmente gratuita, parte da Semana de Porto Alegre, que levou palcos e espetáculos desde a Ilha da Pintada até o Belém Novo, passando pela Praça da Alfândega, Parque Farroupilha, o espaço ao lado da Usina do Gasômetro, as praças da Encol, México e Mascarenhas de Moraes, ao Parcão e o Parque Germânia, entre outros. Shows, apresentações de teatro de rua, dança, carnavais comunitários, exposições de artes plásticas e memória cultural, projeções de filmes e apresentações da Banda Municipal aconteceram por 24hs ininterruptas.
Profissionalização
Dança de Porto Alegre deu um salto em 2014, ano em que Porto Alegre constituiu a Companhia Muncipal de Dança, importante conquista para a sensibilidade de Porto Alegre. A dança tem uma enorme comunidade, 85 grupos e 58 escolas com cerca de 10 mil alunos que se dedicam à dança, é possível ver a força deste segmento cultura em eventos como a Maratona de Dança, que leva perto de 2 mil pessoas ao Auditório Araújo Vianna ou o festival Dança Ponto Com. A Coordenação de Dança promove e apóia vários projetos que aproximam a dança do público, entre eles a Dança a la Carte, as Quartas na Dança, o Festival de Dança de Matriz Afro, o Prêmio Açorianos de Dança e o Festival Internacional de Tango.
1 milhão 425 mil pessoas visitarm a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, que em 2013 se concentrou na Praça da Alfândega,
melhorando em 3 pontos percentuais o seu desempenho de vendas. A Feira do Livro é apoiada por várias secretarias do município. Em 2014 a Feira do Livro de Porto Alegre completa 60 anos.
Referência para América Latina
Grandes Espetáculos...
Convergência da Cultura
Mais de 90 mil pessoas por ano frequentam as atividades do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. Localizado na esquina da Av. Érico Veríssimo com Av. Ipiranga (Em frente a sede do jornal Zero Hora). Lá funcionam a Sala Álvaro Moreyra, o Teatro Renascença, o Atelier Livre da Prefeitura, a Sala X, o Saguão de Exposições de Artes Visuais e o Bar do Lupi.
O pátio da cultura
O Museu de Porto Alegre José Joaquim Felizardo, além de ter coleções fundamentais que explicam a história da cidade, com a Fototeca Sioma Breitman, recebe nos fins de semana o Pic Nic Solidário que no ano de 2013 levou mais de 30 mil pessoas a circularem nas áreas do museu.
A cultura no parque
A arquitetura moderna e revitalizada do Auditório Araújo Vianna provou que parcerias público privadas ajudam a dar acesso a programações de qualidade a um número crescente de pessoas. O auditório de 3 mil lugares é palco de frequentes encontros que marcam a história da cultura muitos com ingressos gratuitos ou ingressos em valores reduzidos.
Full transcript