Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

No description
by

ANA CLAUDIA PEREIRA VARGAS

on 2 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Considerações Finais
Didática
Resultados
Metodologia
Educação a Distância
Pergunta Problema
Bases Teóricas
Pesquisa Quantitativa
LDB
EAD
Faculdade Cambury
Gestão Executiva de Negócios
Gráfico 3
Discussão
Acadêmicos:

Ana Claudia Pereira Vargas
Irla Antônia Correia Martins
Luciano Sousa Oliveira
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES QUE UTILIZAM ESSA MODALIDADE DE ENSINO
Para Dourado (2006), a aceleração dos avanços tecnológicos, a globalização do capital e as transformações nas relações de trabalho, como a perda de direitos sociais, trouxeram mudanças para as políticas de gestão e de regulação da educação no Brasil. Tais mudanças interferem na organização da escola e nos papéis dos diversos atores sociais que constroem seu cotidiano.
A gestão educacional é responsável em sua totalidade por estabelecer interações e inter-relações para que ocorra um processo de ensino-aprendizagem inclusivo e de qualidade, sempre atentos à legislação e às políticas vigentes. Desse modo, verifica-se a importância da gestão escolar frente à escola, sendo o alicerce responsável pela construção de um ambiente saudável, onde haja interação, articulação para realizar ações conjuntas, visando o objetivo comum e resultados. (SOUZA & VASCONCELOS 2012, p.44)
Já para os professores, um dos fatores que mais gera dificuldade na EaD é a mudança de cultura, pois a maioria deles está acostumada com a educação presencial, e não está preparada para o novo. Sendo assim, iniciar um curso a distância requer mais que um computador, é preciso se adaptar a essa modalidade, ter disciplina, flexibilidade, ter comprometimento e saber estabelecer interações.
Entrevista
Orientadora Ms:
Marizângela Gomes de Morais
Justificativa
Nesse bojo de mudanças, o conhecimento ganha cada vez mais importância, e cada dia mais pessoas buscam métodos de aprendizagem inovadores, rápidos, flexíveis e arrojados, inclusive no ambiente de sala de aula.
objetivo geral verificar se a metodologia no ensino a distância é eficaz para o processo de aprendizagem dos discentes e se há algum grau de satisfação por parte de alunos e professores que participam do processo.
As metodologias utilizadas para promover o ensino a distância geram um nível de aprendizagem adequado e eficaz se comparado ao ensino presencial, podendo chegar a ser uma modalidade com excelência?
Educação
Gestão Educacional
Ao se tratar de Educação Distância, é preciso fazer um recuo histórico para entender sua origem. Ribeiro (2006, apud FARIA, 2011) afirma que a origem da EaD está vinculada à educação por correspondência e teve início no final do século XVIII, sendo desenvolvida a partir do século XIX.
Segundo Moran (2002, apud BRITO, 2010), Educação a Distância é um sistema de aprendizagem pelo qual docentes e discentes estão separados espacial e/ou momentaneamente. É um ensino em que o normal é as pessoas não estarem juntas fisicamente, mas conectadas por meios de tecnologias, em especial, a Internet. Outros meios de comunicação também são utilizados, a saber: correio, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax e outros.
Kenski (2007) ratifica que a informação transmitida em via digital requer habilidades didáticas, para que os meios de acesso a ela possam levar à crítica e à criatividade, transformando-a, assim, em conhecimento.
Para este trabalho, fez-se uma revisão de literatura, bem como se utilizou de pesquisa de campo mediante abordagens qualitativa e quantitativaOs procedimentos de coleta de dados foram divididos em duas etapas, a saber: aplicação de roteiro de entrevista semiestruturado com coordenadora e professores da instituição e aplicação de questionário para 100 alunos com perguntas fechadas.
Quando indagada sobre a implantação de curso a distância na universidade pesquisada, a coordenadora do curso respondeu que não tem vasta experiência nos cursos de EaD.
A coordenadora salientou que os projetos elaborados, desde o começo, tiveram êxito. O exemplo disto, é que cerca de 300 alunos iniciaram o curso de física a distância e 120 se formaram, sendo que, quando as aulas são presenciais, cerca de 300 alunos iniciam porém apenas cinco ou sete alunos se formam. E isto é um êxito em se tratando de cursos a distância.
A coordenadora foi indagada sobre o preconceito em torno desse ensino. Ela ponderou, objetivamente
Na instituição pesquisada será oferecido, no próximo semestre (2014/1), o curso de tecnologia e comunicação assistida (curso de libras)
A coordenadora fez a seguinte reflexão: os cursos a distância não devem ser diferenciados dos cursos presenciais, já que ambos buscam atingir o mesmo objetivo, que é o de capacitar a pessoa
Ao logo de sua história, a Educação a Distância vem passando por um processo evolutivo constante, por ser uma modalidade que acopla em si as características do mundo atual. Desse modo, observa-se que essa é uma tendência que vem se consolidando a cada dia.
A modalidade de ensino a distância é um método de aprendizagem que transmiti conhecimento e requer um grau maior de dedicação. Portanto, na contemporaneidade, conforme afirma Moran (2009), ao se falar de educação, é preciso considerar as modalidades de educação presencial e a distânc
Mediante a pesquisa, pode-se observar que existem muitas vantagens e desvantagens na Educação a Distância. Se comparada à educação presencial, as principais vantagens são: a redução de barreiras de acesso; a comodidade do aluno em estar em seu ambiente familiar ou profissional, além da redução de custo; o poder estudar a qualquer hora e em qualquer lugar; a autonomia para gerir o próprio tempo; e a possibilidade de atingir diversos níveis de ensino.
A pergunta-problema desta pesquisa foi respondida, pois verificou-se que a metodologia empregada no ensino a distância não difere substancialmente da que é empregada no ensino presencial, visto que ambas possuem políticas pedagógicas, planejamento, atividades, aprendizagem e material de apoio.
Ao verificar o cenário atual, onde a modalidade de Educação a Distância é um fato, e que não há como retroceder nesse aspecto, o estudo ora apresentado pretende contribuir com formação de cidadãos conscientes de que o ensino a distância é uma modalidade tão eficiente quanto o ensino tradicional, pois se adapta ao atual estilo de vida das pessoas que necessitam realizar inúmeras atividades em um curto período de tempo.
Sugere-se, portanto, que a partir deste trabalho, outros sejam realizados, para que se aprofunde no tema abordado, observando as metodologias empregadas, com o intuito de verificar o quão atrativas são, bem como os benefícios advindos da modalidade de ensino a distância.
Gráfico 2
Gráfico 1
Os objetivos específicos são: verificar as metodologias utilizadas pela EaD em uma Universidade particular na cidade de Goiânia; mostrar o grau de satisfação e aceitação dos docentes e discentes que utilizam essa modalidade; e identificar os pontos fortes e fracos desse tipo de ensino.
Uso dos Recursos
Recursos e Participação
Ferramentas de Apoio
A educação tem raízes amargas mas os seus frutos são doces

Aristóteles
Full transcript