Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Historia das Redes de Computadores

Historia das Redes de Computador
by

Dayvison Dunga

on 11 March 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Historia das Redes de Computadores

1984RDSI – Rede digital de sistemas integrados. Transmite em uma única conexão digital voz, dados, fax e vídeo.
1993
O navegador Mosaic é liberado. Mosaic foi o primeiro software comercial que permitiu acesso gráfico ao conteúdo na internet. Projetado por Eric Bina e Marc Andreessen, da Universidade de Illinois Centro Nacional para Aplicações supercomputador, Mosaic foi originalmente concebido para um sistema Unix rodando o X-windows. Em 1994, a Mosaic estava disponível para vários outros sistemas operacionais, como o Mac OS, Windows e AmigaOS.
The History of Computers Networks
Alunos:

Dayvison Dunga
Erick Jelson
Allan Tavares
Samuel Farias

UNINORTE – UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE LTDA
SISTEMAS DE INFORMAÇAO 1º PERÍODO

Computador a computador comunicação expandida quando o Departamento de Defesa estabeleceu quatro nós da ARPANET: a Universidade da Califórnia em Santa Barbara e da UCLA, SRI International, e da Universidade de Utah. Visto como uma rede de compartilhamento de recurso abrangente, designers Arpanet partiu com vários objetivos: o uso direto de serviços de hardware distribuídos; recuperação direta de controle remoto, um a uma espécie de bases de dados; ea partilha de sub-rotinas de software e os pacotes não disponíveis no computador dos usuários primário devido à incompatibilidade de hardware ou idiomas.
1969
ATM – transmissão de dados, voz, TV, etc.
1990
Token ring (rede em anel desenvolvida pela IBM. Nó transmissor fica de posse de um sinalizador até fim da transmissão. Só com a liberação deste sinalizador outro nó pode transmitir)
1978
Implantação da Ethernet – visando redes locais (transmissão no mesmo cabo, com retransmissão caso haja colisão, velocidade 2.95 MPs)
1976
Dois estudantes da Universidade de Essex, escrever um programa que permite que muitas pessoas possam jogar uns contra os outros on-line.
1973
O primeiro e-mail é enviado.
1971
Implantação da 1ª rede pública de dados – X.25
1970

O primeiro modem comercial, especificamente para a conversão de dados de computadores digitais de sinais analógicos para transmissão através de uma rede de longa distância.
1960
Criação da ARPA (Advanced Research Projects Agency = Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas) – pesquisa e desenvolvimento de redes para fins militares. Resposta dos EUA ao lançamento do Sputnik pela URSS.
1957
O navegador Mosaic é liberado. Mosaic foi o primeiro software comercial que permitiu acesso gráfico ao conteúdo na internet. Projetado por Eric Bina e Marc Andreessen, da Universidade de Illinois Centro Nacional para Aplicações supercomputador,
1993
JOSS (Johnniac Sistema de loja aberta) serviço de compartilhamento de tempo de conversação começou em Johnniac Rand. Compartilhamento de tempo surgiu, em parte, porque o comprimento do lote turn-around vezes impedia a solução de problemas. Compartilhamento de tempo destinado a trazer o usuário de volta em "contato" com a máquina para depuração on-line e desenvolvimento de programas.
1964
Bluetooth
1995
LAN sem fio
1997
Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.
Conceito de Redes de Computadores
Classificação das Redes Quanto à Extensão Física
        A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo. O que faz a Internet tão poderosa assim é um processo da informática que atende pelas siglas TCP/IP (Protocolo de Controle de Transferência/Protocolo Internet). Todos os computadores que entendem essa linguagem são capazes de trocar informações entre si. Assim podem se conectar máquinas de diferentes tipos, sejam eles PC's, Mac's e Unix.
O que é Internet
LAN (Rede Local):
Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede). Ex: Redes de computadores das empresas em geral.
LAN
WAN (Rede Extensa):
Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores. Como, por exemplo, redes ligadas por conexão telefônica, por satélite, ondas de rádio, etc. (Ex: A Internet, as redes dos bancos internacionais...)
Equipamentos Necessários para a Conexão em Rede
Placa de Rede, cujas velocidades padrão são 10Mbps e 100Mbps (Megabits por segundo).
HUB (lê-se “Râbi”), é apenas uma pequena caixinha onde todos os cabos de rede, provenientes dos computadores, serão encaixados para que a conexão física aconteça.

LAN
São usados outros equipamentos diferentes, como Switchs e Roteadores, que funcionam de forma semelhante a um HUB, ou seja, com a função de fazer convergir as conexões físicas, mas com algumas características técnicas (como velocidade e quantidade de conexões simultâneas) diferentes dos primos mais “fraquinhos” (HUBS).
WAN
FIM
Histórias das Redes de computadores.
Principais Períodos das Redes de Computadores
Bluetooth é uma tecnologia de comunicação entre dispositivos de curto alcance. A tecnologia é bastante vantajosa, pois permite a comunicação entre diversos dispositivos sem a necessidade de fios. Além disso, é uma tecnologia barata. Por esses motivos, o Bluetooth ganhou popularidade, se tornando um dos principais métodos de conexão entre dispositivos da atualidade. Entre os dispositivos que podem ser conectados via bluetooth, podemos citar: telefones celulares, computadores, videogames, impressoras, scanners, mouses, teclados, etc.
Apostando na tecnologia sem fio, em 1997, o organismo regulador IEEE (Institute of Electrical Electronics Engineers) publicou o protocolo 802.11 e liberou as faixas de frequência de forma que elas não tivessem licença para operar das LANs sem fio.
Foram utilizadas as mesmas ondas AM/FM, do rádio, na internet sem fio, nas faixas de frequência 2.4 Ghz ou 5 Ghz. No Brasil, o uso da frequência somente é autorizado pela Anatel para fins comerciais.

2003
Wi-Fi
A empresa Wi-Fi Alliance é uma associação de empresas, criada para espalhar o uso das redes sem fio. Nasceu em 1999, com o nome de Ethernet Compatibility Alliance (WECA) e em 2003, passou a ser Wi-Fi. Eles trabalharam com o padrão 802.11 e licenciaram os produtos baseados na tecnologia sem fio. A partir daí, surgiram outros padrões para adequar as redes sem fio à Ethernet e torná-la mais rápida.
Tipos de Redes Wireless
WPAN –
redes pessoais ou de curta distância de 10 a 20 metros. Ex. Bluetooth.
WLAN –
redes locais sem fio. Ex.: Rede doméstica.
WMAN -
redes metropolitanas. Ex.: Aeroportos.
WWAN –
redes geograficamente distribuídas ou de longa distância. Ex. Rede das operadoras de celulares, pagers e trunking.
WAN
Full transcript