Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

AULA FEAPA
by

Marcelo Costa

on 29 December 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Prof. Msc. Marcelo Costa VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA O Papel e o Ambiente da Administração Financeira Principais áreas e oportunidades de carreira em finanças CASO CONSTRUTORA CAVALCANTE Objetivos da Aprendizagem

1- Definir finanças, suas principais áreas e oportunidades e as formas jurídicas de organização de empresas.
2- Descrever a função de finanças e sua relação com a economia e a contabilidade.
3- Identificar as principais atividades do administrador financeiro da empresa.
4- Explicar o objetivo da empresa, a governança corporativa, o papel da ética e o problema de agency. O que são finanças? Finanças diz respeito ao processo, às instituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais. O termo finanças pode ser definido como “a arte e a ciência de administrar o dinheiro”. Serviços financeiros dizem respeito à concepção e à oferta de assessoria e produtos financeiros a pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais.
Oportunidades de carreira abrangem instituições bancárias e afins, assessoria financeira pessoal, investimentos, imóveis e seguros. - A administração financeira diz respeito às atribuições dos administradores financeiros nas empresas.

- Os administradores financeiros são responsáveis pela gestão dos negócios financeiros de organizações de todos os tipos — financeiras ou não, abertas ou fechadas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos.

- Também estão mais ativamente envolvidos com o desenvolvimento de estratégias empresariais e a melhoria de sua posição competitiva. A crescente globalização aumentou a complexidade da função do administrador financeiro, exigindo que ele seja capaz de gerenciar fluxos de caixa em diferentes moedas e protegê -los dos riscos que decorrem naturalmente das transações internacionais.

Condições econômicas e regulatórias em transformação também tornam mais complexa a função do administrador financeiro. Pontos fortes e fracos dos tipos jurídicos mais comuns de organização de empresas Por fim, o mercado internacional de ações permite que sociedades por ações vendam blocos de ações simultaneamente a investidores em diferentes países.
Esse mercado permite que as empresas levantem volumes de capital muito maiores do que os que seriam possíveis em qualquer mercado nacional por si só. O mercado de balcão é um mercado intangível para negociação de títulos.
Diferentemente dos mercados organizados, o de balcão pode ser tanto um mercado primário quanto um mercado secundário.
O mercado de balcão é uma plataforma de negociação inteiramente eletrônica, em que os distribuidores fazem um mercado para títulos selecionados e estão ligados a compradores e vendedores por meio do sistema NASDAQ.
Os distribuidores também ganham com o spread. A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) é o principal mercado de corretagem e responde por cerca de 60% do valor de ações negociadas nos mercados acionários dos Estados Unidos.
A negociação é conduzida por meio de um processo de leilão em que especialistas ‘fazem o mercado’ para títulos selecionados.
Como remuneração por executar ordens de compra e venda, os especialistas ganham com o spread (preço ofertado – preço demandado). O equivalente internacional do mercado monetário interno é chamado de mercado de euromoedas.
Trata-se de um mercado em que se negociam depósitos bancários de curto prazo em dólares e outras moedas facilmente conversíveis.
O mercado de euromoedas cresceu rapidamente sobretudo por ser desregulamentado e por atender às necessidades de tomadores e credores internacionais. Os mercados financeiros são fóruns em que ofertantes e demandantes de fundos podem negociar diretamente.
Os dois principais mercados financeiros são o mercado monetário e o mercado de capitais.
As transações em títulos negociáveis de curto prazo ocorrem no mercado monetário, enquanto aquelas em títulos de longo prazo ocorrem no mercado de capitais. Os planos de desempenho atrelam a remuneração dos administradores a medidas como o aumento do LPA; ações por desempenho e/ou bonificações em dinheiro são usados como formas de compensação desses planos.
Estudos recentes não conseguiram identificar uma forte correlação entre a remuneração de CEOs e o preço das ações das empresas. Podemos citar como exemplo o monitoramento do comportamento dos administradores e a estruturação de sua remuneração para que tratem os interesses dos acionistas como seus próprios.
A opção de compra de ações é um incentivo que permite que os administradores comprem ações da empresa ao preço de mercado estabelecido no momento da outorga. Finanças e contabilidade também divergem com respeito a tomada de decisões.
Enquanto os contabilistas dedicam a maior parte de seus esforços à apresentação de dados financeiros, os administradores financeiros enfocam principalmente a análise e interpretação desses dados para o propósito de tomada de decisões.
O administrador financeiro utiliza esses dados como uma ferramenta vital à tomada de decisões sobre os aspectos financeiros da empresa. A crescente globalização aumentou a complexidade da função do administrador financeiro, exigindo que ele seja capaz de gerenciar fluxos de caixa em diferentes moedas e protegê -los dos riscos que decorrem naturalmente das transações internacionais.
Condições econômicas e regulatórias em transformação também tornam mais complexa a função do administrador financeiro. Compreender as instituições e os mercados financeiros e o papel que representam na administração financeira.
Discutir a tributação de empresas e sua importância na tomada de decisões de negócios. Como o exemplo indica, o uso de financiamento por dívida pode aumentar o fluxo de caixa e o LPA e reduzir a tributação.
A dedutibilidade dos juros e de outras despesas reduz o custo efetivo (depois do imposto de empresa) para uma empresa que seja lucrativa.
É a não dedutibilidade dos dividendos pagos que resulta na bitributação sob a forma de sociedade por ações de uma organização. Somente no caso de pessoas jurídicas, os dividendos que uma empresa recebe por deter ações ordinárias e preferenciais de outras empresas, e que representem uma participação inferior a 20%, permitem um abatimento de 70% para fins fiscais.
Esse abatimento visa a evitar a tributação tripla das empresas.
Diferentemente dos dividendos, quaisquer juros recebidos são integralmente tributáveis. Tributação de empresas:
receita financeira e
dividendos recebidos Tabela 1.4 Escala de alíquotas de imposto de pessoa jurídica nos Estados Unidos No mercado de euro-obrigações, empresas e órgãos governamentais costumam emitir obrigações em dólares e vendê-las a investidores domiciliados fora dos Estados Unidos.
O mercado de obrigações estrangeiras é aquele no qual as obrigações são emitidas por uma empresa ou órgão governamental estrangeiro em sua moeda local e vendidas no mercado do investidor. Mercados internacionais
de capitais A principal diferença entre os mercados de corretagem e de distribuição é um aspecto técnico que se refere à maneira como as transações se realizam.
Quando ocorre uma transação em um mercado de corretagem, compradores e vendedores reúnem-se e a transação ocorre no pregão da bolsa.
Por outro lado, em um mercado de distribuição, compradores e vendedores nunca entram em contato direto – as transações são realizadas por distribuidoras que ‘fazem o mercado’ em determinados títulos. O mercado de corretagem consiste em bolsas de valores nacionais e regionais, organizações que fornecem um mercado onde as empresas podem levantar fundos por meio da venda de novos títulos, e os compradores desses títulos podem revendê-los.
O mercado de distribuição compõe-se do mercado Nasdaq e do mercado de balcão, onde são negociados títulos de menor importância e não cotados em bolsa. Mercados de corretagem
e de distribuição O mercado monetário resulta da interação entre ofertantes e demandantes de fundos de curto prazo (com vencimento em um ano ou menos).
A maior parte das transações do mercado monetário dá--se em títulos negociáveis, que são instrumentos de dívida de curto prazo, como Letras do Tesouro Norte- -americano e notas promissórias comerciais.
As transações do mercado monetário podem ser realizadas diretamente ou por meio de um intermediário. Mercado monetário Figura 1.4 Fluxo de fundos Todos os títulos, independentemente de serem negociados no mercado monetário ou de capitais, são originalmente emitidos no mercado primário.
O mercado primário é o único em que o emissor, seja ele corporativo ou governamental, se envolve diretamente na transação e se beneficia diretamente da emissão.
Uma vez emitidos, os títulos são negociados em mercados secundários, tais como a Bolsa de Valores de Nova York ou a NASDAQ. As empresas que têm necessidade de fundos de fontes externas podem obtê-los por três meios:
bancos ou outras instituições financeiras
mercados financeiros
colocações privadas Instituições e mercados
financeiros Forças de mercado, tais como os grandes acionistas e a ameaça de tomada de controle, agem para manter os administradores em estado de alerta.
Custos de agency são aqueles incorridos pelos acionistas para manter uma estrutura de governança corporativa capaz de minimizar os problemas de agency e contribuir para maximizar o preço da ação. A questão de agency:
a solução do problema Sempre que um administrador detiver menos de 100% da empresa, existirá um problema de agency em potencial.
Em tese, os administradores concordam com a maximização da riqueza do acionista.
Entretanto, eles também se preocupam com a própria riqueza, estabilidade no emprego, benefícios e qualidade de vida.
Isso faz com que eles tomem atitudes que nem sempre beneficiam os acionistas da empresa. A questão de agency:
o problema de agency Um programa de ética visa a:
reduzir a ocorrência de litígios e os custos judiciais.
manter uma imagem corporativa positiva.
aumentar a confiança dos acionistas.
conquistar a lealdade e o respeito dos diversos grupos de interesse vinculados ao negócio.
O resultado esperado desse tipo de programa é afetar de modo positivo o preço da ação de uma empresa. O papel da ética
empresarial: ética e
preço da ação Cooke sugere que o impacto de uma dada decisão deva ser avaliado a partir de uma série de perspectivas:
Os direitos de algum stakeholder estão sendo violados?
A empresa possui algum dever prioritário em relação a qualquer stakeholder?
A decisão tomada beneficiará qualquer grupo de interesse em detrimento de outro?
Se houver dano a um stakeholder, como ele deve ser remediado, se for o caso?
Qual é a relação entre acionistas e stakeholders? Robert A. Cooke, um conhecido especialista em ética, recomenda que as perguntas a seguir sejam utilizadas para avaliar a viabilidade ética de um ato qualquer.
Concentra-se injustamente em um indivíduo ou grupo?
Viola os direitos morais ou legais de algum indivíduo ou grupo?
Está de acordo com os padrões morais aceitos?
Há alternativas que tenderiam a causar menos danos efetivos ou potenciais? O papel da ética
empresarial: aspectos
a considerar Investidores individuais são aqueles que compram quantidades relativamente pequenas de ações para auferir rendimentos sobre fundos ociosos, constituir uma fonte de renda para a aposentadoria ou garantir segurança financeira.
Investidores institucionais são profissionais pagos para administrar o dinheiro de terceiros.
Eles mantêm e negociam grandes quantidades de títulos em nome de pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais e tendem a exercer um impacto muito maior sobre a governança corporativa. Investidores individuais
versus institucionais Os stakeholders abrangem todos os grupos de indivíduos que têm uma ligação econômica direta com funcionários, clientes, fornecedores, credores, proprietários e outros que tenham ligação econômica direta com o negócio.
A ‘visão do stakeholder’ determina que a empresa realize um esforço consciente para evitar ações que possam ser danosas à posição de riqueza de seus grupos de interesse.
Tal enfoque é considerado como ‘socialmente responsável’. Objetivo da empresa:
e quanto aos outros
interessados (stakeholders)? Figura 1.2 Atividades financeiras
Resumo da demonstração de resultado


Competência caixa
Vendas $100.000 $ 0
Menos: Custos (80.000) (80.000)
Lucro líquido $ 20,000 $(80,000) Uma diferença significativa de perspectiva e ênfase entre finanças e contabilidade é que os contadores geralmente usam o regime de competência, enquanto os administradores financeiros enfatizam os fluxos de caixa.
A importância dessa diferença pode ser ilustrada pelo exemplo a seguir. As atividades de finanças (tesoureiro) e contabilidade (controller) estão intimamente relacionadas e, via de regra, se sobrepõem.
Nas empresas de pequeno porte, o administrador financeiro costuma executar ambas as funções. A função de administração financeira: relação com a
contabilidade O principal princípio econômico usado na administração financeira é o da análise marginal custo-benefício, segundo o qual decisões financeiras devem ser tomadas e implementadas somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais. O campo das finanças está intimamente associado ao da teoria econômica.
Na realidade, há casos em que as finanças são denominadas como economia financeira.
Os administradores financeiros precisam entender o arcabouço da economia em que atuam para responder a mudanças, ou até antecipá-las. A função de administração financeira: relação com a
economia Tabela 1.2 A administração financeira diz respeito às atribuições dos administradores financeiros nas empresas.
Os administradores financeiros são responsáveis pela gestão dos negócios financeiros de organizações de todos os tipos — financeiras ou não, abertas ou fechadas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos.
Também estão mais ativamente envolvidos com o desenvolvimento de estratégias empresariais e a melhoria de sua posição competitiva Serviços financeiros dizem respeito à concepção e à oferta de assessoria e produtos financeiros a pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais.
Oportunidades de carreira abrangem instituições bancárias e afins, assessoria financeira pessoal, investimentos, imóveis e seguros. Principais áreas e
oportunidades de carreira
em finanças As empresas, assim como as pessoas físicas, precisam pagar impostos sobre seus rendimentos.
Os rendimentos das firmas individuais e das partnerships são tributados como se fossem renda de seus proprietários; os rendimentos das sociedades por ações estão sujeitos ao imposto de renda da pessoa jurídica
Independentemente da sua forma legal, toda empresa pode gerar dois tipos de rendimento: ganhos ordinários e de capital.
Sob a lei vigente, o tratamento tributário desses dois tipos de rendimento muda com frequência porque a legislação tributária muda com frequência. Tributação de empresas O mercado de capitais é aquele que permite transações entre ofertantes e demandantes de fundos de longo prazo.
Os principais títulos dos mercados de capitais são as obrigações (dívida de longo prazo) e as ações ordinárias e preferenciais (títulos de participação acionária, ou propriedade).
As obrigações são instrumentos de dívida de longo prazo usados por empresas e órgãos governamentais para levantar grandes somas de dinheiro.
As ações ordinárias constituem unidades de propriedade de uma empresa, ou seja, de participação acionária. Mercado de capitais As instituições financeiras agem como intermediários, canalizando as poupanças de pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais para empréstimos e investimentos.
Os principais ofertantes e demandantes de fundos são as pessoas físicas, as empresas e os órgãos governamentais.
De modo geral, as pessoas físicas são ofertantes líquidos, enquanto as empresas e os órgãos governamentais são demandantes líquidos de fundos. Instituições e mercados
financeiros: instituições
financeiras Ética empresarial refere-se aos padrões de conduta ou julgamento moral – tornou-se uma questão dominante tanto na sociedade quanto na comunidade financeira.
As violações à conduta ética atraem ampla publicidade.
A publicidade negativa geralmente acarreta impactos negativos a uma empresa. O papel da ética
empresarial: definição A Lei Sarbanes-Oxley (popularmente conhecida como SOX) eliminou muitos problemas de divulgação e conflitos de interesses que surgiram no início da década de 2000.
Os meios para atingir seus objetivos são:
estabelecimento de um conselho de monitoramento do setor de contabilidade;
regulamentos e controles mais rígidos para processos de auditoria;
penalidades maiores para executivos culpados de fraude empresarial;
maiores exigências de divulgação contábil e
diretrizes éticas aplicáveis aos diretores das empresas A Lei Sarbanes-Oxley,
de 2002 Governança corporativa é o sistema usado para dirigir e controlar uma sociedade por ações.
Serve para definir os direitos e deveres dos principais agentes da empresa, como acionistas, conselho de administração, diretores e gestores e demais grupos de interesse.
A estrutura da governança corporativa foi descrita na Figura 1.1. Governança corporativa Figura 1.3 Maximização do preço da ação O processo de maximização da riqueza do acionista pode ser descrito pelo seguinte fluxograma: A maximização do lucro falha ao desconsiderar as diferenças em disponibilidade de fluxo de caixa (em contraposição ao lucro), momento de ocorrência desse fluxo e risco envolvido. Objetivo da empresa:
maximização do lucro? A Nassau Corporation realizou a seguinte atividade no ano anterior:
Agora compare as diferenças de desempenho sob o regime de competência versus o de caixa. Vendas $100.000 (1 iate vendido, 100% em aberto)
Custos $ 80.000 (integralmente quitados de acordo com as condições do fornecedor) O porte e a importância da função de administração financeira dependem do tamanho da empresa.
Nas pequenas, essa função costuma ser realizada pelo presidente da empresa ou pelo departamento de contabilidade.
À medida que a empresa cresce, ela naturalmente evolui para um departamento em separado que se reporta ao presidente executivo, conforme descrito na Figura 1.1. A função de administração financeira Tabela 1.3 Figura 1.1 Estrutura de
uma sociedade por ação Tabela 1.1 Pontos fortes e fracos
dos tipos jurídicos mais comuns de
organização de empresas O termo finanças pode ser definido como “a arte e a ciência de administrar o dinheiro”.
Finanças diz respeito ao processo, às instituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais. O que são finanças? Definir finanças, suas principais áreas e oportunidades e as formas jurídicas de organização de empresas.
Descrever a função de finanças e sua relação com a economia e a contabilidade.
Identificar as principais atividades do administrador financeiro da empresa.
Explicar o objetivo da empresa, a governança corporativa, o papel da ética e o problema de agency. Objetivos de
aprendizagem Ao calcular o imposto de renda devido, as sociedades por ações têm o direito de deduzir despesas operacionais e financeiras, mas não os dividendos pagos.
Isso gera uma vantagem tributária para uso do financiamento por dívida, como ilustra o exemplo a seguir. Tributação de empresas
(dedutibilidade): financiamento
por dívida versus por controle acionário Exemplo
Duas empresas, a Debt Co. e a No-Debt Co., esperam obter no próximo ano lucro de $ 200.000 antes de juros e imposto. Durante o ano, a Debt Co. deve pagar juros no valor de $ 30.000. A No-Debt Co. não possui nenhuma dívida e, portanto, não terá despesas de juros. A alíquota marginal representa a alíquota à qual é tributado o resultado adicional
A alíquota média pode ser calculada dividindo-se os impostos pagos pelo resultado tributável. Tributação de empresas:
alíquotas média e
marginal de imposto de renda Exemplo
Qual são as alíquotas marginal e média do exemplo anterior?
Alíquota marginal = 34%
Alíquota média = $15.450/$80.000 = 19,31% Os resultados ordinários são aqueles obtidos por meio da venda de bens e serviços; são tributados às alíquotas apresentadas na Tabela 1.4. Tributação de empresas:
resultados ordinários Exemplo
Calcule os impostos de renda federais devidos, se a renda tributável for de $80.000.
Imposto = 0,15 ($50.000) + 0,25 ($25.000) + 0,34 ($80.000 –$75.000)
Imposto = $15.450 Figura 1.5 Oferta e demanda O papel dos mercados
de capitais Por quê?
Porque maximizar a riqueza dos acionistas leva em conta os fluxos de caixa, o momento de sua ocorrência e seu risco.
Isso pode ser ilustrado pela seguinte equação simples de avaliação do preço das ações: Objetivo da empresa:
maximização da riqueza
do acionista! risco dos fluxos de caixa nível & momento de ocorrência dos fluxos de caixa Preço da ação =
Dividendos futuros
Retorno exigido A função da administração financeira O porte e a importância da função da administração financeira dependem do tamanho da empresa.
Nas pequenas, essa função costuma ser realizada pelo presidente da empresa ou pelo departamento de contabilidade.
À medida que a empresa cresce, ela naturalmente evolui para um departamento em separado que se reporta ao presidente executivo, conforme descrito na Figura 1.1. A função da administração financeira: relação com a economia O campo das finanças está intimamente associado ao da teoria econômica.
Na realidade, há casos em que as finanças são denominadas como economia financeira.
Os administradores financeiros precisam entender o arcabouço da economia em que atuam para responder a mudanças, ou até antecipá-las.

O principal princípio econômico usado na administração financeira é o da análise marginal custo-benefício, segundo o qual decisões financeiras devem ser tomadas e implementadas somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais. A função da administração financeira: relação com a contabilidade - As atividades de finanças (tesoureiro) e contabilidade (controller) estão intimamente relacionadas e, via de regra, se sobrepõem.
- Nas empresas de pequeno porte, o administrador financeiro costuma executar ambas as funções.
- Uma diferença significativa de perspectiva e ênfase entre finanças e contabilidade é que os contadores geralmente usam o regime de competência, enquanto os administradores financeiros enfatizam os fluxos de caixa.
Full transcript